Seguidores

Visitantes ONLINE

domingo, 30 de maio de 2010

II Marcha Azul Marinho


Ontem ocorreu em Brasília a II Marcha azul Marinho – II Seminário GUARDAS MUNICIPAIS E SEGURANÇA PÚBLICA, e Minas Gerais foi representada pelas Guardas de Contagem, Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Mariana, Lagoa da Prata, Betim, Ouro Preto, Nova Lima, e Guardas de todos os estados brasileiros.Evento este organozada pelo CD Naval, reuniu várias guardas do Brasil com o objetivo principal chamar a atenção da sociedade brasileira, dos parlamentares, a fim de aprovarem a PEC 534/02 e da Mídia em geral para um novo modelo de POLICIA MUNICIPAL, pautados na proteção do ser humano, através da prevenção investimento social. Após a concentração e mobilização enfrente ao Congresso Nacional, foi realizado o Segundo Seminário Nacional de Guardas Municipais e a Segurança Pública, com o tema VIOLÊNCIA REQUER PREVENÇÃO! GUARDAS MUNICIPAIS JÁ!
Deputados defendem aprovação de PEC das Guardas Municipais
Agência Câmara de Notícias


Deputados defenderam hoje, em seminário na Câmara, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 534/02, que amplia as competências das guardas municipais. O presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), afirmou que encaminhará requerimento para o presidente da Câmara, Michel Temer, colocar a PEC em votação. A proposta, que tramita na Câmara desde 2002, foi aprovada em comissão especial e ainda precisa ser votada pelo Plenário.
De autoria do Senado, essa PEC autoriza as guardas municipais a atuar na proteção dos habitantes. Atualmente, a instituição pode atuar somente na proteção de bens, serviços e instalações municipais.
\"Já que houve um acordo da PEC 300, precisamos fazer pressão também para nossa PEC\", disse o relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), muito aplaudido pelos guardas municipais que acompanharam o seminário. O deputado disse que basta dar poder de polícia para que a guarda municipal seja a polícia comunitária, \"que vai salvar a segurança pública do País\".
O 4º secretário da Câmara, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), afirmou que os candidatos a Presidência da República precisam entender que 70% dos problemas de segurança nacional serão solucionados com a autonomia das guardas municipais. \"A reivindicação não é da classe, mas da população dos municípios, que sente a possibilidade de ter segurança com a guarda municipal\", afirmou Marquezelli.
Para o presidente da organização não-governamental Segurança Dá Vida e guarda metropolitano de São Paulo, Maurício Naval, a aprovação do projeto vai atestar que é possível ter segurança com guardas municipais. \"Não é possível que, com a violência atual, os parlamentares não vejam a necessidade de aprovar a PEC.\"
.


















.

.


.


.



.

.


.


.


.

.





O SINDGUARDAS MG SE FEZ PRESENTE LEVANDO CONSIGO UMA GRANDE COMITIVA RECEBIDA PELO DEPUTADO FEDERAL LINCOLN PORTELA, QUE EM DEFESA DA PEC 534 SE PRONUNCIOU REAFIRMANDO O COMPROMISSO ASSUMIDO EM DEFESA DA CATEGORIA.OUTRO DESTAQUE FOI A FALA DO PRESIDENTE DO SINDGUARDAS ANDERSON ACASSIO QUE RESSALTOU A IMPORTANCIA DA APROVAÇÃO DA PEC 534 E REVELOU MAIS UMA CONQUISTA DA ENTIDADE DE CLASSE QUE FOI AQUISIÇÃO DO CNPJ, DANDO TOTAL LEGITIMIDADE NAS DILIGENCIAS DO SINDGUARDAS MG.

sábado, 29 de maio de 2010









CABO JÚLIO DECIDE COM PREFEITO MÁRCIO LACERDA CRIAR COMISSÃO ESPECIAL


A comissão especial também discutirá as modificações no Estatuto da Guarda. Uma delas é a modificação do comando da GM. Atualmente, a GMBH é gerida por comandantes reformadas da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Um período de transição possibilitaria a mudança do comando por integrantes da própria GMBH.

“A CPI apuraria tão somente o grampo e uma Comissão Especial tem poder mais abrangente”, afirma CABO JÚLIO.

Segundo o prefeito Márcio Lacerda, todos os convocados para a Comissão Especial terão o dever de comparecer às reuniões. Durante os trabalhos, será feito uma pesquisa de satisfação dos agentes da Guarda.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Guarda Cívil Municipal de Leme está usando Pistolas GLOCK



A Secretaria de Segurança e Trânsito, Defesa Civil e Cidadania realizou, no último dia 13 de maio, um evento para marcar entrega do armamento para a Guarda Cívil Municipal(GCM) de Leme. Desde a sua fundação, em 1997, com a primeira turma que leva o nome do ex- vereador Clovis Bim Tamborim, havia uma necessidade de se armar a Guarda Municipal de Leme trazendo, desta forma, maior segurança para os guardas e toda a população.




Vários foram os motivos que prolongaram a espera, mas através do secretário de segurança, Clovis Tamborim e alguns guardas municipais, autorizados pelo prefeito Wagão, foi possível adquirir um armamento de nível internacional da empresa austríaca Glock. É uma arma tática tipo pistola, leve, segura e com boa precisão, fabricada em liga de polímero e podendo ser adaptada para atirar embaixo d água e a preferida por policiais em grande aceitação em todo mundo. Todos os guardas, já estão usando o armamento.


Publicado em http://www.radioculturadeleme.com.br/v2/noticias.php?id=4143

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Caravana para a II Marcha Azul Marinho.



Está chegando o grande dia do evento mais importante para as Guardas Municipais, e nós de Minas Gerais precisamos de uma boa representação para juntar-nos ao restante do país por nossos ideais.

Por isso conseguimos um ônibus que sairá da Praça da Estação no dia 26/05/10 ás 19:30 ( horário de Brasília) e ainda restam em torno de 30 vagas e os interessados em participar deverá encaminhar um e-mail para gmcrenato@yahoo.com.br ou ligar para 8513-2648 falar com Renato ou 8522-7043 falar com Bueno de deixar o nome completo e RG e tem que dar a certeza de que relamente irá para não tirar a vaga de outro companheiro. Não estamos combrando nada para a viagem, mas se o guarda puder contribuir com R$ 30,00 para ajudar custear o ônibus será bem vinda a ajuda.

Conto com a aprticipação de todos.

Saudações Azul Marinho!!!

domingo, 23 de maio de 2010

Manifestação GMC Contagem MG

Guardas Municipais, a Guarda Municipal de Contagem está passando por um momento dificil, está sendo realizado um manisfesto contrario a revogação da Lei de Criação da Guarda de Contagem, diante deste ato será realizada nesta terça-feira dia 25/05/10 uma reunião com os Guardas, Cmt interino da Guarda, provavelmente com a presença do Secretario Municipal de Defesa Social de Contagem e/ou Secretario Adjunto na Casa Azul, localizada no centro de Contagem, evento este que iniciará as 08h00min.
Neste evento os Guardas dentre varios assuntos defenderão a permanencia da Lei Nr 023, lei de criação da Guarda Municial de Contagem, pois ha proposta de uma nova Lei , onde revoga a atual.
Por tanto estaremos presente na reunião e contamos com a presença de todos os Guardas de Contagem e região para juntos defendermos uma Guarda Municipal livre dos "grilhoes" que impedem que as Guardas optimizem seus trabalhos perantes aos municipes, pois as Guardas Municipais, podem e devem contribuir para um Brasil melhor!

"Lembrem todos: UNIDOS SOMOS MAIS FORTES!!!"

Nélio Ângelo
Secretario Geral do SINDGUARDAS-MG

NAVAL APÓIA GUARDA MUNICIPAL DE CONTAGEM/MG QUE JÁ FOI UMA DAS MELHORES


GCM BUENO AGRADECE AS PALAVRAS E O APOIO DO COMPANHEIRO NAVAL

NAVAL
"Quero deixar aqui o meu apoio às reivindicações que vocês estão fazendo, pois a Guarda Municipal de Contagem é maior que as pessoas que a conduz ou podem imaginar sua tamanha importância. A instituição é de vocês e do povo, não dos gestores comissionados. A GMC nasceu como uma referência nacional e aos poucos foi ficando ultrapassada e pelo que vejo, hoje a Secretaria Municipal de Defesa Social de Contagem não está sabendo como administrar, revogando a sua lei de criação, isso se equivale a matar uma instituição, coisa que já aconteceu em 2006 com a revogação da lei 009.
Todos os dias vejo uma guarda nascendo e crescendo, ocupando os seus devidos lugares junto a sociedade, com o apoio do PRONASCI/MJ.

Vejo Guardas Municipais com o apoio de seus governos, como por exemplo: Varginha-MG, Americana-SP, Santa Barbara do Oste-SP, São José dos Pinhais/PR, Santo André-SP entre outras. Como uma instituição de segurança pública, pode desenvolver seus trabalhos sem viaturas, sem uniformes, sem equipamentos de proteção individual EPI, sem estrutura para trabalhar, sem leis que os defendam, sem salário digno, sem planejamento? Como um Guarda Municipal pode dar segurança, se nem ele mesmo sente-se seguro?

Senhores Gestores, olhem com bons olhos para esses servidores que aí estão, pois são pais e mães de família e necessitam de respeito, os munícipes de Contagem precisam e nescessitam de mais segurança, uma vez que há falhas no atual sistema de segurança pública estadual, necessitam de uma Guarda Municipal mais atuante e presente nas ruas e não entre paredes, pois o maior bem a ser protegido é a vida.

Aos nossos irmãos Guardas Municipais de Contagem/MG, deixo o meu apoio e o que precisar estaremos a disposição para auxiliar no que for necessário e aguardo todos na II Marcha Azul Marinho à Brasília, mobilização em prol da PEC 534/02 e para o crescimento de todas as Guardas Municipais do Brasil".

A LUTA NÃO PARA AQUI.

CD Naval

sábado, 22 de maio de 2010

Mais um aliado, Deputado Federal Lincoln Portela ,além de viabilizar a caminhada pela Marcha Azul Marinho se compromete a lutar pela PEC 534



GCM Bueno conquista mais um aliado, Deputado Federal Lincoln Portela ,além de viabilizar a caminhada pela Marcha Azul Marinho,Deputado se compromete a lutar pela PEC 534

O Deputado do PR que tem se destacado na defesa contundente pela aprovação das PECs 300/446/308, vem se mostrando determinado e comprometido em seus posicionamentos, recebeu as demandas dos guardas civis de MG em reunião ocorrida na tarde de sexta feira dia 21.O Deputado Lincoln Portela firmou o compromisso de lutar pela aprovação da PEC 534/02 que regulamenta as policias municipais.

O Deputado Lincoln Portela recebeu lideranças da segurança pública do estado de MG. Entre os presentes destacam-se o presidente do SINDPOL-MG, Denílson Martins; e o representante do SINDGUARDAS, Pedro Ivo Bueno; alem do representante do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Minas Gerais, Henrique Corleone. A pauta do encontro foi a solicitação do GCM Bueno, que representa a classe dos guardas civis municipais, para o apoio do deputado Lincoln Portela à PEC 534/02. Como líder em exercício do PR na Câmara, Lincoln Portela tem articulado junto aos demais parlamentares para que haja melhores condições para a segurança pública no estado.Com apoio irrestrito às PEC’s 300/446 e 308, o deputado Lincoln Portela prometeu empenho para que a PEC 534 seja votada e aprovada, auxiliando assim a classe dos guardas civis municipais e a população, que poderá contar com mais segurança, a partir da melhor aparelhagem destes profissionais.


.



.


.



.


.


.




.



O Deputado irá receber a comitiva mineira em Brasília dia 27 pela Marcha Azul Marinho, em tempo ressaltamos a intervenção do companheiro Denilson Martins na concretização desta aliança, o qual desejamos saúde,paz,segurança e cidadania.

PROGRAMAÇÃO DA II MARCHA AZUL MARINHO Á BRASÍLIA


*07:30 horas
Chegada e Mobilização das Caravanas na Catedral

*08:00 horas
Formação dos Grupamentos por cidade/estado com bandeiras e faixas

*08:10 horas
Fala dos lideres

*08:30 horas
Entrega da Carta/Documento a mais alta autoridade

*08:40 horas
Encerramento em direção ao Plenário, MARCHA AZUL MARINHO.

*09:00 Formação das Equipes p/ Visitas às Lideranças Partidárias.
Obs: Solicitar o Apoio a aprovação do PEC 534/02.

*10:00 Entrada para o II Seminário de Guardas Municipais e Segurança Pública, no auditório Nereu Ramos

ALGUNS LEMBRETES IMPORTANTÍSSIMOS...

-PEC 534/02 ESTÁ PARADA,NA MESA DO PRESIDENTE DA CÂMARA E NECESSITA SER PAUTADA PARA APRECIAÇÃO DOS DEPUTADOS. OS DEPUTADOS QUE TIVERAM GRANDE CHANCE DE PAUTAR A PEC FORAM OS DEPUTADOS; SEVERINO CAVALCANTE, SEM PARTIDO, ALDO REBELO, DO PC DO B, QUE RECEBEU DE MINHAS MÃOS E DE OUTROS COMPANHEIROS, MAIS DE UM MILHÃO DE ASSINATURAS EM PROL DAS GUARDAS MUNICIPAIS, ARLINDO CHINALLIA, DO PT, O DEPUTADO MICHEL TEMER DO PMDB, AFASTADO E ATUALMENTE É O DEPUTADO MARCO MAIA, TAMBÉM DO PT.


- FRENTE PARLAMENTAR NÃO QUER DIZER QUE TODOS OS DEPUTADOS QUE ASSINARAM A MESMA IRÃO VOTAR NA NOSSA PEC, CABE AI UM TRABALHO MAIS EFICAZ E CONSISTENTE, DE MAIOR COMPROMISSO, A FRENTE É UMA FORMA DE ORGANIZAR O MOVIMENTO.


- MARCHA AZUL MARINHO É O NOSSO MAIOR MOVIMENTO SOBRE GUARDAS MUNICIPAIS, NOSSA ARMA PARA PRESSIONAR E INCENTIVAR A SOCIEDADE ENTENDER O QUE SÃO AS GUARDAS MUNICIPAIS HOJE NA SEGURANÇA PÚBLICA DO BRASIL. A MARCHA AZUL MARINHO DÁ DUAS VISIBILIDADES IMPORTANTES PARA O MOVIMENTO AZUL MARINHO;

1) VISIBILIDADE EXTERNA, POÍS REALMENTE MARCHARMOS LITERALMENTE DA CATEDRAL ATÉ O CONGRESSO NACIONAL COM A PRESENÇA DE MAIS DE 2000 GUARDAS MUNICIPAIS UNIFORMIZADOS.

2) VISIBILIDADE INTERNA, POÍS OS PARLAMENTARES TEM ACESSO AO SEMINÁRIO NACIONAL DE GUARDAS MUNICIPAIS E SEGURANÇA PÚBLICA QUE ACONTECE NO PLENÁRIO NEREU RAMOS EXPEDINDO CERTIFICADOS REFERENDADOS PELA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATICA E ONG SOS SEGURANÇA DÁ VIDA.

A PEC 534/02 SÓ SERÁ APROVADA SE NÓS NOS ORGANIZARMOS E PRIMARMOS PELA UNIÃO E SACRIFÍCIO DOS QUE REALMENTE AMAM AS GUARDAS MUNICIPAIS!

FALTAM APENAS 6 DIAS...
MARCHA AZUL MARINHO À BRASÍLIA

Guarda Municipal de Belém ensina Exército a escoltar na cidade



Da selva à cidade. Quinze soldados do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) se preparam, na Guarda Municipal de Belém (GMB), para o enfrentamento de situações em plena zona urbana. O curso Batedor e Escolta com Motocicleta está sendo ministrado por homens do Grupamento Ronda da Capital (Rondac), da GMB, especialistas na prestação desse serviço.
O treinamento, de nível1, de caráter teórico e prático, com carga horária de 30 horas, começou na manhã de segunda-feira (17), sob as orientações do inspetor Adonai do Socorro, chefe do Rondac, do subinspetor Medeiros e do guarda Abel.
O soldados já receberam instrução de defesa pessoal, abordagem, motores, prevenção de acidentes, deslocamento de escolta, estacionamento, posicionamento das motocicletas, e fechamento de vias, entre outras. As aulas começam na sala de instrução do quartel geral da GMB, no Tapanã, e terminam nas ruas de Belém, no enfrentamento de situações reais.
O inspetor Adonai explica que, embora o curso seja de Batedor e Escolta, não dispensa treinamento de enfrentamento de situações possíveis de acontecerem no exercício da função.



Ellen Margareth, inspetora-chefe da GMB, lembra que os soldados do 2º Bis bem que poderiam receber esse tipo de treinamento dos homens da Polícia Rodoviária Federal (PRF), instituição também especializada nesse serviço. Acontece, explica Margareth, que os homens do Rondac trabalham em área urbana, mira dos militares. A PRF é especialista em escolta nas rodovias e estradas federais, ao contrário dos batedores da Guarda. “E ainda: o curso é resultado da boa parceria que há entre a Guarda Municipal e o Exército Brasileiro, com o objetivo de efetivar reciprocidades na troca de experiências e saberes”, concluiu a comandante.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Prefeito critica ação do MPE e diz que vai armar Guarda Municipal de SALVADOR



Haroldo Abrantes/Agência A TARDE
João afirmou que o MP tem posicionamentos incoerentes e que é vítima de pensamentos pequenosO prefeito de Salvador João Henrique Carneiro (PMDB) afirmou nesta terça-feira, 18, que o maior problema do município é a violência e que por isso vai desacatar recomendação do Ministério Público Estadual e armar os agentes da Guarda Municipal de Salvador. A declaração foi dada na palestra que concedeu ontem em almoço promovido pela Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil (ADVB).

O tema programado para o seminário era o pacote de 21 projetos de intervenção urbana reunidos no pacote de masterplans batizado de Salvador Capital Mundial. No entanto, no lugar de explicações sobre os projetos, incluindo cronograma, financiamento e a situação das famílias afetadas por possíveis desapropriações, João Henrique preferiu dar espaço a críticas contra a atuação do Ministério Público e da imprensa. E fazer coro ao candidato a governador de seu partido, o deputado federal Geddel Vieira Lima, atacando a política de segurança pública do governo estadual.

João classificou como “coisas incoerentes” o posicionamento do Ministério Público diante das ações da Prefeitura de Salvador. “Existem determinados pensamentos pequenos, que veem o fim do mundo em todos os projetos apresentados”, disse. Ao colocar-se como vítima de um “complô para que a cidade continue sendo a capital da informalidade”, o prefeito disse que o Ministério Público e alguns veículos de imprensa partem do ponto de vista de que a prefeitura está sempre errada.

Exemplo disso, segundo ele, será a oposição que enfrentará para levar adiante projeto de armamento da Guarda Municipal. “Quando assumi a prefeitura o problema da cidade era o desemprego, hoje a dinâmica social é outra e nosso maior problema é a violência, por isso que vamos armar a guarda municipal contra a recomendação do Ministério Público”, disse.

De acordo com o prefeito, os guardas municipais não podem se transformar em vítimas de bandidos que andam armados. Anteontem, a Guarda Municipal anunciou que retirou agentes do posto de saúde do Calabar por causa da violência.

sábado, 15 de maio de 2010

Arapongagem na GMBH



Coronel e tenente são suspeitos da irregularidade;um deles deixa o cargo
Publicado no Jornal OTEMPO em 15/05/2010Avalie esta notícia » 246810.Andréa silva
Notícia
Comentários(3)Compartilhe
Mais notícias


Recentemente, agentes da Guarda Municipal denunciaram abuso de autoridade de seus superioresRodrigo Clemente - 28.8.2009
Recentemente, agentes da Guarda Municipal denunciaram abuso de autoridade de seus superiores
O prefeito Marcio Lacerda determinou ontem a abertura de um processo disciplinar contra o coronel Cláudio Lelis de Araújo e o tenente Dirceu Nascimento Lopes, servidores comissionados da Guarda Municipal de Belo Horizonte. Os dois estão sob investigação há um mês, suspeitos de instalar equipamento de escuta irregular na sala de inteligência e segurança física do órgão para vigiar os guardas. Depois do incidente, o coronel Lelis pediu desligamento da Guarda.

Lacerda recebeu o relatório da investigação ontem. O documento trouxe a confirmação da prática de escuta clandestina e a abertura do processo disciplinar contra Araújo e Lopes deverá ser publicada hoje no "Diário Oficial do Município" (Dom).

Segundo o líder do governo na Câmara, escalado para fazer a defesa oficial da Prefeitura de Belo Horizonte no caso, vereador Paulo Lamac (PT), a sindicância vai averiguar "prática irregular, má conduta e deslealdade dos servidores com a administração pública".

O caso. O equipamento de escuta foi descoberto no último dia 9 de abril, quando dois servidores chegaram na sede da Guarda para trabalhar. Segundo o presidente da Associação dos Guardas Municipais de Belo Horizonte e Região Metropolitana, Wellington José Cesário, os guardas ficaram indignados quando perceberam que se tratava de um microfone. "Ao tentarem retirar o equipamento, o tenente Dirceu Lopes entrou na sala com outro guarda e os impediu. Em seguida, ordenou que o servidor que estava com ele arrancasse o microfone", contou Cesário.
Os dois guardas filmaram e fotografaram o equipamento sendo arrancado do teto. No mesmo dia, eles acionaram a Polícia Militar e registraram uma ocorrência. Uma denúncia foi encaminhada à Câmara.

CPI. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)chegou a ser cogitada na Câmara Municipal como uma outra frente de investigação. Após receberem a denúncia, os vereadores cabo Júlio e Elaine Matozinhos, membros da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, chegaram a protocolar um pedido de CPI para investigar a escuta e denúncias de assédio moral contra os guardas. Mas, com o relatório de ontem, a investida deve ser descartada.

A reportagem tentou ouvir representantes da Guarda, sem sucesso.

Audiência

Debate. No último dia 10 foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Além da instalação clandestina da escuta, foram debatidas denúncias de assédio moral e perseguição contra guarda municipais.

Entenda o caso

Em 9 de abril, dois guardas municipais chegaram para trabalhar e descobriram um microfone escondido no forro de uma sala do órgão. Revoltados, eles decidiram retirar o equipamento, mas foram impedidos por um dos gerentes, o tenente Dirceu Nascimento Lopes. Eles tiraram fotos e filmaram o momento em que o aparelho de escuta foi retirado sob ordem de Lopes.

Os dois servidores acionaram a Polícia Militar, que registrou a ocorrência. O caso foi denunciado à Comissão de Direitos Humanos da Câmara, onde foi protocolado um pedido de abertura de uma CPI.

Mais de um mês depois, após receber o relatório confirmando a suspeita de escuta irregular, o prefeito determinou a abertura de um processo disciplinar contra Lopes e o coronel Cláudio Lelis Araújo.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Audiência discute irregularidades na Guarda Municipal de Belo Horizonte


Vereadores se fizeram presentes e participativos nesta audiência



Bastidores em conversa com mais um apoiador Vereador Iran Barbosa PMDB foto entre GCM Bueno e Renato Vice Presidente ASGUM


Presidente da mesa nesta audiência vereador Cabo Júlio,GCM Bueno e nosso grande colaborador e amigo Denilsom Martins eleito novo Presidente do SINDPOL



Assessoria Jurídica do SINDGUARDAS a esquerda do GCM Bueno Dra Sandra representante do sindicato
.


Nossa manifestação

Extraído de: Câmara Municipal de Belo Horizonte - 19 horas atrás


Queremos dar voz aos guardas e à Guarda. Com essas palavras o vereador Cabo Júlio (PMDB) abriu a audiência pública realizada no dia 10 de maio de 2010 para apurar irregularidades relacionadas à Guarda Municipal de Belo Horizonte. A reunião ocorreu mediante convocação da vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor.

Comissão apura supostas irregularidades na entidade

» ver as 3 relacionadas

De acordo com Cabo Júlio, a Guarda Municipal está doente. Eu nunca vi uma instituição civil tão militarizada. O parlamentar considera absurdo o estatuto aprovado para a instituição, que é administrada por um comandante, termo militar e, portanto, inadequado na opinião do vereador.

Cabo Júlio afirma ter respeito profissional pela pessoa do secretário municipal de segurança pública e patrimonial, coronel Bicalho, mas acredita que o coronel faz mal à Instituição: Ele quer que a guarda funcione como ele acha que deve funcionar.

Ao referir-se às denúncias de assédio moral dentro da Guarda, o vereador e ex-PM disse que a falta de respeito do comando para com os guardas se reproduz no trabalho dos mesmos nas ruas. Se o guarda não tem seus direitos respeitados, como é que ele vai respeitar o cidadão?

A vereadora Elaine Matozinhos (PTB) ratificou a fala de Cabo Júlio e afirmou já ter feito várias denúncias ao prefeito sem ter obtido resposta. A parlamentar disse que a militarização da guarda é uma afronta a Belo Horizonte.

Segundo a parlamentar, a hierarquia e a disciplina que devem existir em qualquer instituição não devem ser confundias com pressão psicológica e assédio moral. A vereadora considera inadmissível que a guarda tenha 58 policiais militares em seu comando.

O vereador Iran Barbosa (PMDB) falou sobre a falta de segurança do próprio guarda municipal com relação à sua integridade física. O vereador tirou fotos de guardas em serviço sem o colete à prova de balas. Ao referir-se à carência do equipamento por parte dos agentes, disse que, assim como um vereador precisa de imunidade para dizer certas coisas, o guarda precisa de proteção no exercício de suas funções.

Constrangimento ilegal

Durante a audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, o guarda municipal Pedro Ivo Bueno afirmou ter sofrido constrangimento ilegal ao questionar o plano de carreira da Guarda Municipal em uma palestra.

O gerente disse que não continuaria a palestra se eu não me retirasse. O servidor, que está de licença médica, responde a processo administrativo há sete meses sem ter tido acesso aos autos para que pudesse prover sua defesa.



De acordo com o corregedor da Guardas Municipais de Belo Horizonte (GMBH), Roberto Rezende, os coletes à prova de bala não foram disponibilizados para todo o efetivo da Guarda devido a trâmites burocráticos demorados dentro do próprio Poder Público Municipal.

O corregedor entende que a segurança de um cidadão de bem é função da Guarda Municipal. Rezende garantiu que a denúncia de escuta telefônica clandestina na sede da guarda está sendo devidamente apurada por uma comissão interna. Entretanto, de acordo com a vereadora Elaine Matozinhos, não é adequado que o próprio comando da guarda investigue uma denúncia dessa natureza.

O Comandante da Guarda Municipal José Martinho Teixeira admitiu que o comando tem cometido erros na administração, mas disse que o mesmo tem muita vontade de acertar.

O militar reformado garantiu que está aberto ao diálogo e falou da dificuldade de se gerir a instituição com uma estrutura de fiscalização que é, segundo ele, pequena se comparada a da Polícia Militar. O corpo gerencial da guarda é 1,04% do efetivo, esclarece.

Martinho afirma ainda que tem perdido muitos guardas que migram para as Polícias Militar ou Civil em busca de melhores salários e melhor estrutura. O comandante convidou os vereadores presentes para comparecerem à sede da Guarda Municipal e conhecer a rotina da instituição.

A vereadora Maria Lúcia Scarpelli cumprimentou o colega Cabo Júlio pela coragem de colocar em pauta assuntos, que, segundo ela, muitos temem discutir, e destacou a importância de que os agentes da Guarda Municipal tenham condições dignas de trabalho.

Obstrução do PMDB

Ao final da reunião, o vereador garantiu que em breve os guardas municipais de Belo Horizonte poderão organizar um sindicato da categoria, o que atualmente é proibido pelo estatuto. O vereador garantiu que a bancada do PMDB, da qual é líder, está sob obstrução e não votará nada na Câmara até que seja instaurada uma CPI para apurar as irregularidades dentro da Guarda Municipal.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).