Seguidores

Visitantes ONLINE

domingo, 31 de julho de 2011

ATENÇÃO GUARDAS MUNICIPAIS DE MINAS GERAIS - COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS CONVOCA TODOS OS SEREVIDORES DO ESTADO

COMISSÃO DOS DIREITOS HUMANOS CONVOCA REUNIÃO TERÇA-FEIRA DIA 02/08/11 AS 15:00, EM PLENÁRIO, PARA VERIFICAR TODOS OS INDÍCIOS DE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, ALÉM DE GRAVES DENUNCIAS EM DESFAVOR DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE BELO HORIZONTE EM DETRIMENTO DOS SERVIDORES DA GUARDA MUNICIPAL DA CAPITAL



ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Rua Rodrigues Caldas, 30 - Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG, 30190-921
(0xx)31 2108-7000~





CONTRA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS CIVIS DE LIVRE MANIFESTAÇÃO E RESPEITO AO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO






Durval Ângelo (PT) PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA ASSEMBLEIA.
e-mail: dep.durval.angelo@almg.gov.br
Gabinete:
R. Rodrigues Caldas, 30 - Palácio da Inconfidência - 1º andar - conj.106
Bairro: Sto. Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190-921
Tel: (031) 2108-7245
Fax: (031) 2108-7525

João Leite (PSDB) PRESIDENTE DA COMISSÃO DE SEGURANÇA PUBLICA DA ASSEMBLEIA.
e-mail: dep.joao.leite@almg.gov.br
Gabinete:
Rua Rodrigues Caldas, 30 - Palácio da Inconfidência - 2º andar - conj. 231
Bairro: Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190-921
Tel: (031) 2108-7475
Fax: (031 ) 2108-7543

Rogério Correia (PT)
e-mail: dep.rogerio.correia@almg.gov.br
Site Pessoal: www.rogeriocorreia.com.br
Gabinete:
Rua Rodrigues Caldas, 30 - Palácio da Inconfidência - 1º andar - sala 103
Bairro: Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190-921
Tel: (031) 2108-5415
Fax: (031) 2108-5414

Celinho do Sinttrocel (PC DO B)
e-mail: dep.celinho.do.sinttrocel@almg.gov.br
Gabinete:
Rua Rodrigues Caldas, 30 - Palácio da Inconfidência - 2º andar - sala 204
Bairro: Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190-921
Tel: (31 ) 2108-5905
Fax: (31 ) 2108-5907


GUARDAS MUNICIPAIS DE TODAS AS REGIÕES DO ESTADO DE MINAS GERAIS VENHAM FAZER PARTE DESTA LUTA, CONVOCANDO AMIGOS E FAMILIARES A PRESENCIAREM A AUDIÊNCIA E COBRAR UMA ATITUDE DIGNA DE UMA COMISSÃO QUE ZELA PELOS DIREITOS HUMANOS

ABUSO : POLICIAIS AGRIDEM GUARDAS MUNICIPAIS

sábado, 30 de julho de 2011

Apresentador do MG Record,menciona que as autoridades da Guarda Municipal de BH(Poder Executivo)deveriam aprender com o passado




Apresentador do MG Record Carlos Viana

Quero comentar as imagens dos guardas municipais presos pela polícia, durante um protesto na porta da Prefeitura de Belo Horizonte. Nossa câmera flagrou toda a confusão, que começou depois que os guardas se acorrentaram na porta da Prefeitura em forma de protesto, pela explusão de um dos servidores.

Ao receberem a ordem para deixarem o local, eles acabaram detidos a força e o clima esquentou. Acredito, sinceramente, que a Polícia Militar agiu dentro do limite legal e usou a força moderada. A meu ver, não houveram agressões.

Essa situação poderia ter sido evitada se algumas reivindicações dos guardas tivessem sido atendidas. Entre elas, a possibilidade de se fazerem representar por meio de associações. O regimento interno da corporação impede a livre organização e relembra claramente o código disciplinar da PM, responsável por uma rebelião que terminou em morte.Coincidência ou não, alguns dos coronéis, ex-PM’s, que comandam a Guarda, estavam na ativa quando ocorreu a rebelião, que resultou na morte do cabo Valério, em 1995. Acredito que nossas autoridades deveriam aprender com o passado para não repetirem os erros de um totalitarismo que deve ficar no esquecimento.

Não estou falando aqui de afrouxar a disciplina, ou promover o desrespeito aos superiores e a hierarquia. Falo sobre uma realidade que precisa ser vista por outro ângulo: o de que é impossível impedir que pessoas se organizem pelos seus direitos, em qualquer instância.

Para resumir, acredito que faltou o bom senso. A todos os lados. Enquanto isso, a violência ganha espaço e nos deixa inseguros a cada momento.

Por Carlos Viana apresentador do minas Record(TV Record)

Fonte: Blog do MG Record “Carlos Viana” apresentador.

AO VIVO NO BALANÇO GERAL REPRESENTANTES DA GM FALAM DA PRISÃO ARBITRÁRIA

Mnifesto de repúdio conta com o apoio de entidades sindicais,religiosas e da sociedade civil organizada

AGORA É GUERRA!!!CHEGA DE SELVAGERIA E VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS!!!


VIOLAÇÃO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO


VEJA A VIOLAÇÃO: PÁCTOS E CONVENÇÕES INTERNACIONAIS EM FLAGRANTE OFENSA AS GARANTIAS E PRECEITOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS



Em 1948, a Assembléia Geral da ONU aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento que deveria ter a mais ampla divulgação e cumprimento por parte dos Estados Membros pelo seu caráter de compromisso aos princípios mínimos de respeito à dignidade da pessoa humana”






Guardas municipais fazem protesto pacífico em frente a prefeitura de BH, mas Prefeito MÁRCIO LACERDA ao invés do dialogo, resolve usar a força. É importante dizer que os guardas estão denunciando varias irregularidades de DESVIO DE VERBAS PÚBLICAS,IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, NEPOTÍSMO , ASSÉDIO MORAL PRÁTICADOS , MAL USO DO DINHEIRO PÚBLICO E PERSEGUIÇÃO POLÍTICA.



A PM SERVIU PARA ACABAR COM UMA MANIFESTAÇÃO PACÍFICA DE FORMA VIOLENTA E AUTORITÁRIA .PARÁBENS AOS SELVAGENS PMS...



DIANTE DA PROIBIÇÃO ESTATUARIA E VIOLADORA DO DIREITO CONSTITUCIONAL, IMPLANDATA PELO PREFEITO DE BELO HORIZONTE, QUE PROIBE OS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DA GUARDA MUNICIPAL DE SE MANIFESTAREM, SINDICALIZAR E CONSTITUIR REPRESENTATES DA CATEGORIA, CONVOCAMOS TODOS A PARTICIPAREM OBSERVANDO A SEGUINTE ESTRATÉGIA;



NO DIA 02/08/11 AS 15:00 HAVERÁ NA ASSEMBLEIA LESGILATIVA DE MINAS GERAIS UMA AUIDIÊNCIA PÚBLICA REQUERIDA PELA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E NÃO É UMA MANIFESTAÇÃO, SENDO IMPORTANTE RESSALTAR QUE É LEGÍTIMA A PARTICIPAÇÃO DE TODOS POR NÃO SE TRATAR DE ATO PROIBIDO NEM MESMO PELO NOSSO ESTATUTO,LEMBRAMOS QUE NIGUEM FORA PUNIDO POR ACOMPANHAR AS AUDIÊNCIAS NA CAMARA MUNICIPAL,TODAVIA AQUELES QUE SE SENTIREM AMEAÇADOS PODERÃO COMPARECER DE MASCARA OU ATE MESMO TOUCA, NO INTUITO DE REFLETIR A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO TOCANTE AS PERSEGUIÇÕES!!!



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Homenagem aos heróis que lutam contra o sistema

Guardas Municipais são retirados à força da porta da PBH

Mais uma arbitrariedade do Comando da Polícia Militar foi cometida na tarde desta quarta-feira (27) em frente o prédio da Prefeitura de Belo Horizonte, quando os guardas municipais que ali se encontram em manifestação, pacífica, foram retirados à força, ignorando o direito à livre manifestação dos servidores.
O SINDPOL/MG, na pessoa do Presidente, Denilson Martins, esteve presente em apoio aos guardas na tarde de terça-feira (1º dia de manifestação) até o fim da noite; ao tomar conhecimento do fato lamentável, que foi a prisão dos dirigentes sindicais, o Presidente se dirigiu imediatamente à delegacia onde estavam detidos os guardas e também os acompanhou no exame de corpo de delito.


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Guardas Municipais protestam acorrentados diante da Prefeitura de Belo Horizonte


Mais uma arbitrariedade cometida pelo Comando Militar da Guarda Municipal de Belo Horizonte, onde os servidores, todos civis, não têm direito à livre manifestação de pensamento, nem à defesa de direitos trabalhistas e melhores condições de trabalho.

Depois da exoneração do GM Anderson Acássio de Oliveira e do GM Renato Rodrigues da Conceição, a vítima da vez foi o GM Wellington José Nunes Cezário, respectivamente, fundador e ex-presidente, vice-presidente e atual presidente da Associação de Guardas Municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte - ASGUM RMBH.

Os três, contando com o apoio do SINDGUARDAS-MG, do SINDPOL/MG e de lideranças da Sociedade Civil e dos Movimentos Sociais de Minas Gerais, entre eles o Centro pela Mobilização Nacional, iniciaram um protesto, se acorretando na entrada principal da sede da Prefeitura de Belo Horizonte, na Avenida Afonso, diante do Parque Municipal.

Por volta das 21:00h, dua viaturas do 1º Batalhão de Polícia Militar compareceram ao local da manifestação, na tentativa de impedir a denúncia pública pacífica dos ex-servidores municipais. Até o momento, os advogados da ASGUM estão tentando dialogar com os policiais militares.

Convocamos os Guardas Municipais de Belo Horizonte, de Minas Gerais, entidades da sociedade civil e dos movimentos sociais, para apoiarem a iniciativa desses bravos herois, que permanecerão acorrentados, diante da sede da Prefeitura, até que sua situação administrativa seja revertida e seus empregos lhes sejam devolvidos, e que cessem as perseguições.

Fonte: http://destaknews.blogspot.com/2011/07/guardas-municipais-protestam.html

Notícias da Imprensa: Ex-guardas municipais se acorrentam em frente à prefeitura em protesto contra demissões


Três ex-guardas municipais se “acorrentaram” na noite desta terça-feira à porta da Prefeitura de Belo Horizonte e começaram uma greve de fome, em protesto a demissão deles.

Entre eles, estava o presidente da Associação de Guardas Municipais da região Metropolitana de Belo Horizonte (ASGUM), Wellington José Nunes Cesário, que vêm denunciando desvio de verbas e irregularidades na corporação.

Na semana passada, eles fizeram uma paralisação para pedir a apuração dessas denúncias. “Desde 2009, nós estamos mostrando esse desvio de verba de milhões de reais e ninguém toma providência. Promotores e juízes da capital estão fazendo vista grossa”, explica o guarda Renato Rodrigues, que também está “acorrentado”.

De acordo com os guardas, a prefeitura justificou a exoneração deles por causa da participação em movimento reivindicatório.

Segundo a assessoria da Secretaria de Segurança Urbana, os três guardas municipais foram demitidos após responderem a processo administrativo por faltas cometidas em suas atividades enquanto integrantes da corporação. Sobre as denúncias da demissão por participação em movimento reivindicatório, a assessoria informa que as acusações são levianas e infundadas, com o único intuito de denegrir a instituição ao qual os mesmos não fazem mais parte.

A assessoria da pasta ainda informa que foi aberta apuração para averiguar o desvio de fardamento, já que, uma vez demitidos, eles deveriam ter entregue as fardas e não poderiam estar usando o material exclusivo de funcionários da Guarda Municipal.

Fonte: http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=125135,NOT&IdCanal=

terça-feira, 26 de julho de 2011

MANIFESTAÇÃO DA GM NA PREFEITURA AGORA!


OS COMPANHEIROS DO SINDGUARDAS/MG E ASGUM IRÃO ACAMPAR EM FRENTE AO PRÉDIO DA PREFEITURA NA AV. AFONSO PENA, HOJE (26/07) POR VOLTA DAS 17H. E CONTA COM A PRESENÇA DO MAIOR NÚMERO DE GUARDAS POSSÍVEL.
A MANIFESTAÇÃO É CONTRA A EXONERAÇÃO DO SERVIDOR CEZÁRIO, ALÉM DAS DIVERSAS ARBITRARIEDADES PRATICADAS PELO COMANDO DA GUARDA.

CONTAMOS COM VOCÊ!

sábado, 23 de julho de 2011

COMUNIDADE DO RIO COMEÇA A RECONHECER A IMPORTANCIA DA GUARDA COMUNITÁRIA

O QUE É A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA ?
PROJETO UOP



TV Alterosa | Jornal da Alterosa discute uso de armas de fogo por Guardas Municipais

CIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA MÁTÉRIA

Guardas municipais fazem manifestação no Centro de BH


FOTO DA MANIFESTAÇÃO REALIZADA NO DIA 02/06/2011 ANTECEDENDO A MANIFESTAÇÃO DO DIA 18/07/2011 NA AVENIDA AFONSO PENA


18/07/2011 - Mundo Sindical

Os guardas municipais já protestaram pelo direito ao porte de arma no início de junho (Sindguardas)
Os guardas municipais de Belo Horizonte fizeram uma manifestação, na manhã desta segunda-feira (18), na Região Central da capital mineira. Cerca de 150 integrantes saíram da sede da corporação, na Avenida dos Andradas, e foram em passeata até a prefeitura para protocolar pauta de reivindicações da categoria. Os guardas municipais querem o porte de arma, equiparação salarial com a Polícia Militar, pagamento de adicional noturno e das horas extras e a mudança do estatuto no que refere à prática sindical.

Eles foram recebidos por Geraldo Antônio, adjunto do secretário de Governo Josué Valadão. Caso as reivindicações não sejam atendidas, a corporação pode entrar em greve pela primeira vez em sua história. A Guarda Municipal de Belo Horizonte tem hoje 2.500 homens.





De acordo com presidente do Sindicato das Guardas Municipais do Estado de Minas Gerais (Sindiguardas), Pedro Bueno, os trabalhadores exigem o respeito a direitos constitucionais. “Nosso estatuto prevê uma disciplina militar e a Guarda Municipal é civil. Ele proíbe a sindicalização, a filiação político-partidária e o movimento grevista. As outras guardas municipais do Estado não são regidas por disciplina militar, só a de Belo Horizonte”, protestou Bueno.

“Além disso, temos o direito a porte de arma, particular e funcional, o que não vem sendo cumprido pela prefeitura, que, mesmo assim, vem alocando pessoal em áreas de risco. A PBH gastou milhões em armas e munição, mas não repassa para a Guarda Municipal. A munição está vencendo”, acrescentou o sindicalista.

O presidente do Sindiguardas denuncia também a precariedade das condições de trabalho. “Não recebemos insalubridadede. Sofremos assédio moral, o clima é de terror. Como nosso estatuto proíbe até manifestações, alguns guardas vieram para o protesto com máscaras e toucas, com medo de represálias”, afirmou Bueno. Segundo ele, a manifestação desta segunda-feira foi o terceiro protesto da corporação neste ano.

Portal Minas Livre

BH NÃO TEM MAIS POLÍCIA NAS RUAS.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

MATÉRIA DO ESTADO DE MINAS ESCLARECE COMO ACONTECE A PERSEGUIÇÃO EM SITE DE RELACIONAMENTO

Espionagem permitida



GUARDA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE








Se você zela por seu emprego, cuidado com o que posta, para não receber o bilhete azul

Shirley PacelliPublicação: 21/07/2011 11:12 Atualização: 21/07/2011 14:03
"A gente tenta descobrir de quem os funcionários estão falando nos tópicos da comunidade. Vários já foram censurados por comentários impróprios." Anderson Paiva*, funcionário de corregedoria
Há um ano, Renato Rodrigues da Conceição foi demitido da Guarda Municipal de Belo Horizonte. O principal motivo? Uma comunidade do Orkut. Renato faz parte dos 85% de internautas brasileiros que acessam alguma rede social, como apontou um vídeo publicado pelo Google este mês. De acordo com a assessoria da empresa, há 85 milhões de usuários da rede no mundo. Destes, cerca de 30 milhões são brasileiros.

O objeto da discórdia entre funcionários e o comando do órgão é a página Guarda Municipal BH [OFICIAL] no Orkut, onde os integrantes debatem reivindicações por meio de fóruns e organizam eventos, como a manifestação ocorrida na capital na última segunda-feira. Renato herdou a comunidade de um colega de trabalho, que também foi demitido da corporação. Junto com outros três moderadores, ele gerencia o conteúdo. Para fazer parte do grupo, atualmente com 3.061 integrantes, é preciso que o dono autorize a entrada.O ex-guarda, de 35 anos, sofreu dois processos administrativos por se “manifestar de forma indevida”, sendo que o último culminou com sua demissão. “Não tinha noção que eles faziam investigações virtuais, nem pensei em fazer um perfil falso para me resguardar”, afirma ele, ressaltando que o Orkut é o único endereço que engloba 80% da guarda. Segundo Renato, a maioria das postagens relaciona-se à insegurança no trabalho e nunca há críticas à pessoa, do tipo “o ‘fulano’ é ruim de serviço, chega tarde”. Há, sim, segundo ele, ressalvas à função, como “o ‘fulano’ não consegue dialogar com a equipe”. “O que falo no Orkut, falo em audiência pública”, relata ele, que é também vice-presidente da Associação da Guarda Municipal de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Asgum/RMBH), além de secretário-geral do sindicato estadual da classe. De acordo com Renato, era comum na corporação a suspensão de companheiros de trabalho por causa de mensagens postadas nesse espaço virtual. Ele chega a classificar o monitoramento do comando como perseguição.





"Fui punido porque falei que sou contra a atual gestão. Eu não privo os guardas de liberdade de expressão, só restrinjo palavrões." Renato Rodrigues da Conceição, de 35 anos, ex-guarda municipal, punido com demissão


Um dos grandes problemas da página, segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, são as letras em caixa alta que se destacam na tela (“OFICIAL”). Para o assessor Roger Victor Leite, o detalhe configura uso impróprio do nome da instituição. Ele acusa o grupo de postar conteúdos agressivos e caluniosos, que têm o intuito de difamar a guarda. “A assessoria acompanha tudo o que diz respeito à corporação, é uma de suas funções. Todos os processos administrativos são amparados em provas legais. Você não pode escrever sobre algo do qual faz parte. As pessoas são responsáveis pelo que falam”, ressalta Leite.

Outro ponto levantado por ele é que a maioria dos membros da comunidade é fake. “Não se pode dar credibilidade a um perfil falso. Existem 2,4 mil agentes em BH e a comunidade tem 3 mil membros”, contesta o assessor. Em contrapartida, o ex-guarda Renato argumenta que esses perfis surgiram depois da retaliação aos guardas, e que isso seria uma maneira de eles preservarem suas imagens.

De olho
Engana-se quem acredita que o hábito de monitorar funcionários, como no caso da Guarda Municipal, é raro. Denise Silva*, de 48, trabalha num órgão do governo que concede benefícios sociais e topou contar sobre sua experiência, desde que tivesse a identidade trocada. Por mês, ela atende cerca de 250 pedidos e metade deles são descartados por não apresentarem precisão nos dados repassados. E é nas redes sociais que ela descobre algumas mentiras e simulações.

Com o e-mail dos candidatos em mãos, ela faz uma investigação minuciosa, principalmente nos sites de relacionamento. “Já teve quem chegasse aqui ofegante, dizendo que teve que pegar dois ônibus. Quando a gente foi ver, estava vendendo um carro conversível numa rede social. Há quem alegue que não tem casa, está desempregado. Quando você olha no perfil do Orkut, tem BMW e cobertura com piscina. Uma jovem chegou a dizer que o pai havia falecido depois de ser baleado em uma favela e depois descobri que, na verdade, ele ficou internado em uma hospital de luxo da cidade”, conta.

Anderson Paiva* trabalha como assistente em na corregedoria de um serviço público mineiro. De acordo com ele, há no órgão uma gerência de inteligência responsável por reunir indícios virtuais a serem apresentados como provas em processos internos contra os funcionários. Apesar de ter somente a função de reuni-los depois de pesquisas encomendadas, ele confessa que fez um perfil fake e interage com os funcionários na web. Tudo pelo gosto de bisbilhotar. “Os empregados põem apelidos na equipe da corregedoria e a gente tenta descobrir de quem eles estão falando nos tópicos da comunidade. Vários já foram censurados por comentários impróprios sobre a entidade”, revela.

As redes no brasil
45 milhões de pessoas acessaram as redes sociais
99% dos internautas acessaram alguma rede social, pelo menos uma vez
71,9% dos usuários acessaram o Orkut. Há cerca de 30 milhões inscritos
40,9% dos usuários acessaram o Facebook. Há cerca de 21 milhões cadastrados
21,8% dos usuários acessaram o Twitter. Há cerca de 94 milhões cadastrados

*Dados do estudo “Um olhar mais atento para a mídia social no Brasil”, realizado pela ComScore, empresa mundial de pesquisas. A pesquisa foi divulgada em abril e refere-se a ao uso dos sites de relacionamento no mês de março.


* Nome fictício
Acompanhe também o EM.com pelo Twitter





quinta-feira, 21 de julho de 2011

SINDGUARDAS DENUNCIA NEGLIGÊNCIA NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA TASER NA GUARDA MUNICIPAL DE BH

Guardas municipais do Rio aprendem idiomas para atender turistas

Guarda Municipal de BETIM MG festeja 10 anos com exposição

PIONEIRA. CORPORAÇÃO FOI CRIADA NO MUNICÍPIO EM 2001 PELO EX-PREFEITO CARLAILE PEDROSA
Categoria terá parte de sua história contada em museu até dia 7 deste mês




A Guarda Municipal de Betim, criada em 2001 pelo então prefeito, Carlaile Pedrosa (PSDB), encerra as comemorações de seus dez anos de existência com uma exposição de fotos no Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo, na região Central. Até o dia 7 deste mês estão sendo expostas 52 fotografias, uniformes e um vídeo institucional contando os principais momentos da corporação, que atua na prevenção da criminalidade no município.

A seleção das fotos foi feita por uma comissão de funcionários da Superintendência de Segurança Pública e, de acordo com o guarda municipal Anderson Reis, um dos integrantes do grupo, elas representam os principais momentos vividos pela corporação.

"Optamos por imagens de projetos, grupamentos e de grandes eventos de que a Guarda participou. É um grande apanhado desses dez anos de serviços prestados ao município", ressalta Reis.

Há dois anos trabalhando na categoria, o guarda José Augusto se diz satisfeito com os resultados conquistados e garante que a população de Betim já reconhece e se orgulha do trabalho da corporação.

"O nosso trabalho é preventivo e as pessoas entendem isso. Por meio da nossa central de atendimento, por exemplo, temos dado um grande apoio às escolas", garante.

Pioneirismo

A medida de criar a guarda foi inédita e a corporação foi a primeira do Estado a funcionar em parceria com a Polícia Militar. "O objetivo inicial era que a Guarda cuidasse do patrimônio público municipal, apoiando a PM e substituindo os militares que faziam serviços administrativos. Com o tempo, essa parceria se tornou um sucesso e tivemos uma redução no índice de criminalidade", lembra o ex-comandante do 33º Batalhão da PM, tenente-coronel Roberto.

Hoje, amplamente disseminados nas maiores cidades do país, os guardas municipais trabalham na fiscalização de prédios públicos e no atendimento direto à população em ocorrências dos mais diversos tipos. O resultado é um intenso trabalho de prevenção e inibição da violência, através da ronda patrimonial em colégios, hospitais e Unidades de Atendimento Imediato (UAIs).

"O ideal da Guarda Municipal é prevenir, o que acaba somando muito com o trabalho da Polícia Militar, que atua na área da repressão. Em muitas vezes, esses profissionais estão em lugares em que nós não estamos e, apesar desse ser um trabalho embrionário, se comparado ao tempo de vida da PM, a categoria já tem conseguido grandes atuações", garante o major Emerson, comandante da 174ª Companhia da PM.

Estatuto

Apesar das comemorações, a Guarda Municipal, que hoje conta com 155 agentes, ainda reivindica a aprovação de um estatuto próprio que regulamente questões trabalhistas, dentre elas o plano de carreira. "Entregamos uma cópia deste documento à prefeita para que ela possa analisá-lo e, quem sabe, encaminhar para a Câmara Municipal votar. Seria uma grande vitória", explica o guarda José Augusto.

PRESIDENTE DO SINDGUARDAS MG DEBATE SOBRE ARMAS TASER NO PROGRAMA ASSEMBLEIA DEBATE

ACESSEM A SEQUENCIA DE VIDEOS YOUTUBE DO PROGRAMA





quarta-feira, 20 de julho de 2011

Manifestação provoca repercussão em BH!!!Enquanto tudo acontece na guarda municipal o Prefeito apenas assiste!!!



CD NAVAL NA MANIFESTAÇÃO DA GMBH NA LUTA POR DIGNIDADE!!!

APÓS 30 HORAS DE AULAS PRÁTICAS E TEÓRICAS GM DE VARGINHA MG INÍCIA UTILIZAÇÃO DA PISTOLA TASER



CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO CURSO TASER




14/07/2011
GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA JÁ ESTÁ TRABALHANDO ARMADA
COM A PISTOLA DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA APÓS 30 HORAS
DE CAPACITAÇÃO

E

CRIA PORTARIA Nº. 019/2011

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS PARA A UTILIZAÇÃO DO ARMAMENTO MENOS - LETAL “PISTOLA DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA”



O primeiro grupo de 30 Guardas Municipais de Varginha concluíram nesta semana o treinamento obrigatório para a liberação e uso do armamento, intitulado “CURSO DE OPERADOR DE PISTOLA DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA”, totalizando 30 horas aula de treinamento.

O curso que teve aulas teóricas e práticas foi ministrado pelo Comandante Maurício Maciel, que recebeu o treinamento no mês passado (junho) junto com as Guardas Municipais do estado de Goiás, que foi realizado na cidade de Goiânia pelo Grupo Tatico GT3.

Os Guardas receberam conteúdo programático do curso ministrado em Varginha dividido em:

1. Conceitos teóricos, especialmente os que se referem às regras de segurança;
2. Funcionamento da Pistola de Condutividade Elétrica, respectivos cartuchos e acessórios;
3. Riscos atrelados ao manuseio e utilização da Pistola de Condutividade Elétrica, respectivos cartuchos e acessórios;
4. Conceito do termo Menos-Letal;
5. Legislação, normas e Procedimentos sobre uso da Pistola de Condutividade Elétrica;
6. Normas de Uso da Força;
7. Abordagens;
8. Ação e Reação da Pistola de Condutividade Elétrica;
9. Posicionamento da Arma no Uso Progressivo da Força;
10.Mídia e Análise de Erros;
11.Fundamentos da Pistola de Condutividade Elétrica;
12.Importância da Verbalização;
13.Prática do Ciclo de disparo do Pistola de Condutividade Elétrica;
14.Prática: Ação e Reação – Disparo e Recebimento de da condutividade elétrica Descarga;
15.Avaliação;

Para que todo o efetivo da Guarda Municipal passe pelo treinamento foi necessário distribuí-lo em diversas turmas de agentes. Nesta quarta-feira (14) a primeira turma concluiu o treinamento e já está trabalhando com o armamento.

O curso contou com a participação do GM Marlon Arantes da cidade de Mariana/MG, que teve aproveitamento de 100%, inclusive se submeteu a receber uma das descargas, dos 30 Guardas, 02 não obtiveram os requisitos estabelecidos e portanto não receberam o certificado para utilização do armamento.

A Pistola de Condutividade Elétrica é um armamento que emite uma onda “T”, que paralisa o sistema nervoso da pessoa. As ondas são transmitidas por um fio condutor ligado a um dardo, que no ato disparo é lançado e se prende ao corpo da pessoa, que imediatamente sente o efeito imobilizador.

Todos os participantes do treinamento receberam uma descarga, e efeturam disparos em manequins, para que assim possam ter a noção dos efeitos da ação e reação da arma, inclusive para se cientificarem da responsabilidade do porte e principalmente do uso da referida pistola, que segundo o Comandante da Guarda Municipal de Varginha, Mauricio Maciel, os agentes da Guarda Municipal só poderão utilizar o armamento em casos de legítima defesa da integridade física, própria de terceiro ou do suspeito e em iminente perigo de morte ou lesão.

O Comandante salienta que conforme recomendação, somente poderão utilizar o armamento aqueles que passarem pelo referido treinamento e obtiverem um alto índice de aproveitamento, tanto na parte teórica quanto na prática. A arma esta posicionada no penúltimo “degrau” do uso progressivo da força, ou seja, como uma ferramenta que o Guarda poderá, se julgar seguro e conveniente utilizar, recomenda-se que além do curso ser ministrado em uma carga horaria de 30 horas, a instituição mantenha seus Guardas em constante treinamento, levando em consideração todo conteúdo do curso.

Hoje estamos felizes com mais esta conquista, pois todo o efetivo da Guarda Municipal de Varginha possui cursos de Resgate, Policia Comunitária, Direitos Humanos e outros, com isso estamos preparados para agir dentro dos princípios de LEGALIDADE, NECESSIDADE, CONVENIÊNCIA, MODERAÇÃO e PROPORCIONALIDADE, a fim de caracterizar o USO LEGÍTIMO DA FORÇA. Prestando socorro, apresentando o infrator a autoridade, registrando o boletim de ocorrência e auto de resistencia com qualidade, salienta o Inspetor Vitor.

CONSIDERANDO a necessidade da criação de normas para o controle, a habilitação, medidas preventivas, auditoria e procedimentos para a utilização apropriada da Pistola de Condutividade Elétrica a Guarda Municipal de Varginha públicou a seguinte portaria:

Envolto em briga judicial, prefeito de Mariana agride guarda municipal Diretor do SINDGUARDAS MG

Patrícia Scofield -

Publicação: 20/07/2011 06:00 Atualização: 20/07/2011 11:25




O prefeito Geraldo Sales (em pé) nega a agressão e afirma que foi a vítima
Dois dias depois de o prefeito de Mariana, na Região Central do Estado, perder e retomar o cargo em menos de 24 horas, por meio de duas decisões da Justiça Eleitoral, a cidade viveu mais um episódio curioso envolvendo a autoridade máxima da administração municipal. Na tarde de ontem, o prefeito interino Geraldo Sales de Souza (PDT), o “Bambu”, se irritou com os comentários negativos a seu respeito feitos pelo guarda municipal Allisson dos Santos depois de um jogo de futebol no campo do Guarani e, segundo o boletim de ocorrência, teria dado um soco no rosto do guarda, conhecido como “Liu Marmita”.

De acordo com moradores que teriam visto a cena, a possível vítima estava conversando sobre a política local com um casal de conhecidos na porta do estádio, quando foi surpreendida com um “abraço” e um murro do prefeito. O guarda municipal afirmou que Geraldo Sales fez ameaças, dizendo que Liu “teria que provar tudo o que falava contra a atual gestão da prefeitura na internet”. Ainda segundo a vítima, o irmão do prefeito, que o acompanhava durante o evento esportivo, teria dito que ele e Bambu haviam bebido muito.


Saiba mais...
Prefeito de Mariana perde e retoma o cargo no mesmo dia O prefeito não quis comentar detalhes da briga, mas se defendeu dizendo que ele é que foi alvo de agressão verbal por parte de Alisson Cota. “Em Mariana tem meia dúzia de aloprados. Ele me chamou de 'ladrão', como vem fazendo há muito tempo”, destacou. Bambu adiantou que vai tomar tomas as providências judiciais cabíveis para provar, por meio de entrevistas gravadas e cópias de sites da internet, que o guarda municipal tem feito “perseguição política”.

Bambu é o presidente da Câmara Municipal e substitui os prefeitos afastados Roque Camello – que ganhou as eleições mas não assumiu sob a acusação de compra de votos – e Terezinha Ramos, que ocupou sua vaga mas foi afastada por irregularidade na prestação de contas da campanha. Ambos entraram com recurso na Justiça para reassumir o cargo.

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2011/07/20/interna_politica,240647/envolto-em-briga-judicial-prefeito-de-mariana-agride-guarda-municipal.shtml

fonte: Jornal ESTADO DE MINAS

terça-feira, 19 de julho de 2011

AOS NOVOS INTEGRANTES DA GMBH... NOSSA REALIDADE

APÓS A LAVAGEM CEREBRAL SOFRIDA NO CURSO DE FORMAÇÃO CONHEÇAM A REALIDADE!!!

Direção do SINDPOL/MG participa de manifestação dos Guardas Municipais em BH


Em apoio a valorização dos guardas municipais de Belo Horizonte, fazendo coro ao movimento nacional de fortalecimento da instituição, a Direção do SINDPOL/MG se fez presente no dia de protesto da Guarda Municipal promovido pelo SINDGUARDAS/MG - Sindicato dos Guardas Municipais de Minas Gerais. Esses operadores de segurança pública têm atravessado uma verdadeira via crucis em busca da valorização. Desnecessário dizer que, em Belo Horizonte e em várias cidades de Minas Gerais, eles têm contribuído em muito com a prevenção delitiva e com a segurança pública, o que vai além da mera guarda patrimonial. Para tanto, estes servidores não dispõem de apoio institucional, condições de trabalho, armamento necessário, tampouco salários dignos compatíveis com a dignidade da função.

O SINDPOL/MG entende que é mister que os governos Municipais, Estaduais e o governo Federal estabeleçam um marco regulatório através de uma PEC, padronizando e uniformizando as ações e o exercício da função dos guardas civis metropolitanos, que deve ser sim, elevados a condição de polícia preventiva municipal, com o amplo apoio da população, com o controle externo, interno e social, pois a existência e funcionamento pleno desses órgãos no âmbito do município, só corroboram com os fins buscados pelas polícias Civil, Militar e demais órgãos envolvidos no arcabouço da segurança pública.

Outra reivindicação dos guardas municipais é a autonomia para se autogerir, ou seja, serem dirigidos e coordenados por servidores formados no seio da própria corporação, e com isso, construir um plano definido de carreira, promovendo uma efetiva valorização de seus cargos e funções.

Hoje, as guardas municipais, em sua grande maioria, são dirigidas por policiais aposentados, que muitas vezes tentam reproduzir as mazelas de outras instituições como regimes, doutrinas e outros vícios, incompatíveis com o estado democrático de direito, no seio orgânico das guardas, afastando-se do princípio criador desse importante órgão, que é o POLICIAMENTO DE PROXIMIDADE E A FILOSOFIA DA SEGURANÇA CIDADÃ, premissas adotadas pela ONU através do PNUD, que tem produzidos significativos resultados na redução da criminalidade, onde são implantados.

O SINDPOL/MG defende e promove esta ideia.


http://www.sindpolmg.org.br/portal/pagina/710

Escravo da casa e escravo do campo

Reflita nas minhas palavras,ditas e interpretadas muito bem por Denzel Woshington,sobre a luta do povo afroamericano escravisado e façamos um parametro com a atual situação da guarda municipal de BH!

È preciso entender o raciocínio
Para isso é preciso saber que historicamente existia duas espécies de escravos: o escravo da casa e o escravo do campo.O negro da casa vivia junto do senhor na cave no sótão da casa grande.Vestia-se comia bastante bem e amava o senhor.Amava mais o senhor que o senhor amava ele.Se o senhor dizia: “temos uma bela casa”
Ele respondia: “Sim chefe temos sim” .Se a casa pegasse fogo, o escravo da casa corria para apagar o fogo.Se o senhor adoecesse ele dizia: “Estamos doentes” “estamos doentes” é o que pensa o escravo da casa!!!Se um escravo do campo lhe dissesse: “Vamos fugir deste senhor,” “Ele respondia existe coisa melhor do que temos aqui, não saio daqui”? O chamavamos de escravo da casa.È é o que lhe chamamos agora .Porque ainda há muitos escravos da casa!



LEIA NOVAMENTE COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES!!!
Para isso é preciso saber que historicamente existia duas espécies de GUARDAS: o GUARDA da SEDE e o GUARDA do TERRENO.O GUARDA da SEDE vivia junto do CORONEL na MORDOMIA DO AR CONDICIONADO,DOS CARGOS COMISSIONADOS NA SEDE.Vestia-se RECEBIA bastante bem e amava o CORONEL.Amava mais o CORONEL que o CORONEL amava ele.Se o CORONEL dizia: “temos A MELHOR GUARDA DO MUNDO”
Ele respondia: “Sim chefe temos sim” .Se a SEDE pegasse fogo, o GUARDA da SEDE corria para apagar o fogo.Se o CORONEL adoecesse ele dizia: “Estamos doentes” é o que pensa o GUARDA DA SEDE DO CARGO COMISSIONADO DE CONFIANÇA!!!Se um GUARDA DO TERRENO lhe dissesse: “Vamos fugir deste CORONEL,” “Ele respondia existe coisa melhor do que temos aqui,não saio daqui”? O chamavamos de GUARDA DA SEDE.È é o que lhe chamamos agora .Porque ainda há muitos GUARDAS DA SEDE DO CARGO DE CONFIANÇA,DO AR CONDICIONADO DO CAFEZINHO DO SALARIO GORDO ,MAS NÃO PERCEBEM QUE SOMOS TODOS ESCRAVOS.ESCRAVOS DESTA DITADURA QUE SÓ VAI ACABAR PELAS MÃO DOS VALENTES,DOS GUERREIROS PORQUE QUE É COVARDES AGORA,SERÁ COVARDE PARA SEMPRE!!!

Imprensa Mineira noticia manifestação da Guarda Municipal de BH

A manifestação promovida pelo SINDGUARDAS/MG e ASGUM foi amplamente noticiada pela imprensa mineira.
PROGRAMA MINAS URGENTE - BANDEIRANTES




JORNAL DA ALTEROSA

terça-feira, 12 de julho de 2011

Guarda Municipal de BH recebe armas não letais

LIBERTAS QUÆ SERA TAMEN - ATENÇÃO GUARDAS MUNICIPAIS DE MINAS GERAIS


Convocamos todos os guardas municipais do Estado de Minas Gerais para o grande ato de manifestação em Belo Horizonte em busca de independência e liberdade contra a tirania e o coronelismo.

Vamos resgatar nosso espírito inconfidente e fazer deste ato nossa Inconfidência Mineira, com os ideais da Revolução Francesa em resgaste da dignidade, liberdade e direitos fundamentais.




Não devemos ser covardes e muito menos omissos, temos que ter o mínimo de dignidade, e se isto não for suficiente, acorde, porque o próximo a morrer pode ser voce, há anos tenho falado que isso iria acontecer e aconteceu, precisamos nos conscientizar de que só através da luta alcançaremos a nossa vitória!





ATO PÚBLICO E ASSEMBLEIA DO SINDGUARDAS-MG E ASGUM/RMBH
MEDIANTE OS CONTANTES ATAQUES A SERVIDORES DA SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA E PATRIMONIAL,DESCASOS E IMORALIDADE...


Sabemos que nossa vitória em Belo Horizonte também representa a libertação da sua guarda no interior e região metropolitana... Por isto companheiros junte-se a nós!!!

O SINDGUARDAS-MG E ASGUM/RMBH CONVOCA TODOS OS GUARDAS MUNICIPAIS A PARTICIPAREM DO ATO PÚBLICO E ASSEMBLEIA EM REPÚDIO AO DESCASO POR PARTE DO EXECUTIVO E SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA E PATRIMONIAL PARA COM OS GUARDAS MUNICIPAIS,MANIFESTO QUE OCORRERÁ DIA 18/07/11 as 07:00hs EM FRENTE À SEDE DA GMBH NÃO VAMOS ESPERAR MAIS UMA MORTE EM VIRTUDE DO DESCASO DOS GESTORES DA GMBH. DIVULGUEM ESTE ATO PÚBLICO E ASSEMBLEIA DO DIA 18/07/11 as 07:00hs.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

NAVAL FAZ APELO AOS GUARDAS MUNICIPAIS DE BH


NAVAL
A LUTA NÃO PARA AQUI - VAMOS LUTAR NO DIA 18
SAUDAÇÕES EM AZUL MARINHO

Quero, rapidamente aqui chamar a atenção dos Guardas Municipais da GMBH e das demais cidades mineiras.
Vamos lutar para não morrer!
Meus companheiros(as), tenho conversado com muitos de voces, sei que muitos estão na Guarda, simplesmente esperando uma nova oportunidade, outros esperando o tempo passar e é com voces que faço este apelo, vamos lutar!

Não devemos ser covardes e muito menos omissos, temos que ter o mínimo de dignidade, e se isto não for suficiente, acorde, porque o próximo a morrer pode ser voce, Há anos tenho falado que isso iria acontecer e aconteceu, precisamos nos conscientizar de que só através da luta alcançaremos a nossa vitória!

Falo isso, porque conheço muitos desta Guarda, sei do potencial da maioria de voces, tenho certesa onde chegaremos, saibam que o povo mineiro espera nas Guardas Municipais, a Policia Municipal preventiva que nunca tiveram.
Vamos a luta!
www.guardasmunicipais.com.br

sexta-feira, 8 de julho de 2011

PRIMAVERA ÁRABE TAMBÉM NO BRASIL. VAMOS LIBERTAR DAS CORRENTES, DO JUGO A QUE NOS É IMPOSTO. O ELEFANTE QUE TEM MARFIM, QUANDO VÊ O CAÇADOR, ELE COSTU

-
-
-
Existem três espécies de tiranos. Uns chegam ao poder através das eleições do povo, outros por força das armas, e outros sucedendo aos da sua raça.

Os que chegam ao poder pelo direito da guerra portam-se como quem pisa terra conquistada.

Os que nascem reis, as mais das vezes, não são melhores; nascidos e criados no sangue da tirania, tratam os povos em quem mandam como se fossem seus servos hereditários; e, consoante a compleição a que são mais atreitos, avaros ou pródigos, assim fazem do reino o que fazem com outra herança qualquer.

Aquele a quem o povo deu o Estado deveria ser mais suportável; e sê-lo-ia a meu ver, se, desde o momento em que se vê colocado em altos postos e tomando o gosto à chamada grandeza, não decidisse ocupá-los para todo o sempre. O que geralmente acontece é tudo fazerem para transmitirem aos filhos o poder que o povo lhes concedeu. E, tão depressa tomam essa decisão, por estranho que pareça, ultrapassam em vício e até em crueldade os outros tiranos; para conservarem a nova tirania, não acham melhor meio do que aumentar a servidão e afastar tanto dos súditos a idéia de liberdade que eles, tendo embora a memória fresca, começam a esquecer-se dela.

SUPER HOMEM ??? SUPER DESCASO ???

Ouvidor dos Direitos Humanos é preso por suspeita de extorsão por policias da GCM de Cotia


Guardas Civis de Cotia, na Grande São Paulo, prenderam no início da noite desta quarta-feira (6) um ouvidor dos Direitos Humanos, acusado de extorquir um agente da Guarda está sendo investigado por violência sexual contra uma menor de idade.
O ouvidor dos Direitos Humanos procurou o agente da Guarda e cobrou R$ 10 mil para que uma suposta matéria feita pela TV Record sobre o caso não fosse ao ar. O agente ofereceu R$ 3.000, mas armou um flagrante no dia da entrega do dinheiro.
Policiais da Guarda Civil filmaram a entrega do suborno as conversas sobre a suposta matéria. Juntamente com a Policia Civil, os guardas prenderam o ouvir, sob a acusação de extorsão. A ocorrência está sendo registrada na Delegacia de Cotia.

Guarda Municipal de Curitiba rebebe 500 armas do Governador do Estado do Paraná

Patrulheiro da Guarda Municipal de Campinas é o novo Secretário de Segurança da Cidade



Foto: Cesar Rodrigues/AAN
O guarda municipal Wagner Gonçalves, nomeado
Secretário de Segurança

O novo Secretário de Segurança Pública de Campinas é o guarda municipal Wagner Gonçalves. Ele foi nomeado em cerimônia na Base Central da Guarda Municipal (31 de maio). Até então, o secretário de Assuntos Jurídicos, Antonio Caria Neto, ocupava o cargo na Secretaria de Segurança como interino.
O ex-secretário de Segurança Pública, Carlos Henrique Pinto foi exonerado do cargo na última semana. Na noite da última sexta-feira (27) foi concedido um habeas corpus a ele, que estava foragido da polícia desde sexta-feira, 20 de maio (após receber da Justiça uma ordem de prisão temporária a pedido do MP, pois é apontado como um dos integrantes do esquema de fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção dentro da Sanasa).
A jornalista Luciana Paulo Squariz assumiu a coordenação de Comunicação, comandada anteriormente por Francisco de Lagos.


Fonte: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/guarda-municipal-e-o-novo-secretario-de-seguranca_112919/

quinta-feira, 7 de julho de 2011

SINDGUARDAS-MG E ASGUM/RMBH DIVULGAM MANIFESTAÇÃO NO PROGRAMA REVISTA GERAL













ATO PÚBLICO E ASSEMBLEIA DO SINDGUARDAS-MG E ASGUM

ATO PÚBLICO E ASSEMBLEIA DO SINDGUARDAS-MG E ASGUM
MEDIANTE OS CONTANTES ATAQUES A SERVIDORES DA SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA E PATRIMONIAL,DESCASOS E IMORALIDADE


O SINDGUARDAS-MG E ASGUM/RMBH CONVOCA TODOS OS GUARDAS MUNICIPAIS A PARTICIPAREM DO ATO PÚBLICO E ASSEMBLEIA EM REPÚDIO AO DESCASO POR PARTE DO EXECUTIVO E SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA E PATRIMONIAL PARA COM OS GUARDAS MUNICIPAIS,MANIFESTO QUE OCORRERÁ DIA 18/07/11 as 07:00hs EM FRENTE À SEDE DA GMBH NÃO VAMOS ESPERAR MAIS UMA MORTE EM VIRTUDE DO DESCASO DOS GESTORES DA GMBH. DIVULGUEM ESTE ATO PUBLICO E ASSEMBLEIA DO DIA 18/07/11 as 07:00hs.

Cena de 'Insensato Coração' geral mal-estar entre Guarda Municipal e TV Globo‏

- A Guarda Municipal do Rio divulgou, nesta quinta-feira, uma nota de desagravo à TV Globo, pelo comentário considerado ofensivo entre dois personagens em uma cena da novela das 21h, "Insensato Coração". Na referida cena, o ator que interpretava um delegado da Polícia Federal ao ser perguntado se recebia propina de motoristas bêbados saiu com a seguinte resposta:

"Não sou guarda municipal e muito menos policial militar".

Na cena, o delegado contracenava com a dondoca Paula Cortez, interpretada por Tainá Müller. A filha do banqueiro Horácio Cortez, personagem de Herson Capri e preso pela Polícia Federal por crimes contra o sistema financeiro, demonstrou indignação ao ver o delegado vasculhando sua casa à procura de provas contra seu pai.

Em resposta, o inspetor geral da Guarda Municipal do Rio, coronel Henrique Lima Castro que é oficial da PM, vai enviar e-mail de desagravo à emissora. A conversa se dá na casa do banqueiro Horácio Cortez, personagem de Herson Capri que foi preso e que é pai de Paula.

"Embora seja uma obra de ficção, a resposta do personagem do delegado foi desnecessária e ofensiva e não só aos guardas e policiais militares do Rio mas de todo o Brasil. Entendo a personagem da atriz dizer que o guarda e o policial recebem propina de motoristas bêbados por ela estar sob pressão, por se sentir invadida em sua privacidade com a polícia em sua casa. Mas o delegado dar uma resposta dessas à acusação da personagem foi realmente desnecessária e não enriqueceu o diálogo em nada. Alguns guardas relataram à nossa assessoria de imprensa que se sentiram ofendidos", disse Lima Castro.
A referida cena pode ser vista no vídeo abaixo, a partir do minuto 7:00.


TV Alterosa | Guardas Municipais testam armas de choque

Acessem o link

TV Alterosa | Guardas Municipais testam armas de choque">TV Alterosa | Guardas Municipais testam armas de choque

GCM DE SÃO CAETANO DO SUL CONSEGUE AUTORIZAÇÃO DA JUSTIÇA PARA PORTAR ARMA FORA DO HORÁRIO DE SERVIÇO


A Justiça autorizou o porte de arma de fogo particular aos guardas-civis de São Caetano, fora do horário de serviço. Na decisão do habeas corpus preventivo, em caráter de liminar, a juíza da 2ª Vara Criminal da cidade, Milena Dias, apontou que o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo "tem reconhecido a inconstitucionalidade" do artgo 6º, inciso 4º, da lei federal 10.826/03.
A legislação proíbe que os integrantes das guardas civis municipais de cidades com mais de 50 mil e menos de 500 mil habitantes, caso de São Caetano (cerca de 152.093 moradores), utilizem arma de fogo fora do expediente de trabalho. O Ministério Público pediu pelo indeferimento da liminar.
Para a juíza, a restrição fere os princípios constitucionais da isonomia e proporcionalidade. Ou seja, os guardas-civis municipais estão autorizados a utilizar arma de fogo quando em serviço. "Não me parece razoável a proibição do porte após o horário de serviço, unicamente em função do número de habitantes do município", afirmou.
A magistrada ainda acrescentou que "a criminalidade de uma cidade não se mede pelo número de habitantes, em especial no caso de São Caetano, situado em Região Metropolitana e encravado entre os municípios de São Paulo, Santo André e São Bernardo", locais onde os integrantes das GCMs estão livres da restrição.
O secretário de Segurança de São Caetano, Moacyr Rodrigues, afirmou que se tratava de antiga reivindicação da corporação - hoje composta por 400 guardas-civis municipais. Desde sua origem, os agentes de segurança trabalham armados e uniformizados.
Sem o aparato legal, os guardas-civis, fora do horário de trabalho, poderiam ser presos em flagrante por porte ilegal de arma. O que agora não mais ocorrerá. Indagado sobre o motivo da reivindicação, Rodrigues apontou que a corporação faz um trabalho de policiamento preventivo. "É uma forma de os guardas garantirem a própria segurança e também dos familiares", afirmou.
Vale ressaltar que as armas utilizadas fora do expediente devem ser de uso particular e devidamente registradas. "Os guardas afastados ou de licença médica estarão impedidos, nesse caso", disse o secretário, procurador de Justiça aposentado.
Rodrigues não soube informar o número de guardas que constam da lista para uso da arma fora do serviço. A relação será enviada aos comandos das polícias Militar e Civil da região.


OUTRAS CIDADES
As prefeituras de Santo André (673.914 habitantes) e São Bernardo (cerca de 765 mil), com população acima de 500 mil moradores, confirmaram que obedecem os requisitos da legislação. São Bernardo tem convênio firmado com a Polícia Federal desde 2009, órgão responsável pela concessão de portes de armas funcional e particular. Nenhuma administração informou o número de efetivos das corporações. SC900,115




Ribeirão Pires também conseguiu autorização judicial


Ribeirão Pires também foi contemplada com decisão judicial favorável e que permite o uso de arma de fogo do guarda-civil municipal fora do horário de expediente.
Com população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 112.011 habitantes, o juiz da 1ª Vara Criminal de Ribeirão Pires, José Wellington Bezerra da Costa Neto, concedeu o habeas corpus preventivo, também conhecido como salvo-conduto. A decisão vale desde 10 de janeiro.
Diadema (386 mil habitantes) informou que a Guarda Civil Municipal tem autorização da Polícia Federal para o porte de arma em serviço. E que existem "pedidos individuais dos guardas para emissão de porte de arma particular".
Mauá (417.458) e Rio Grande da Serra (41.602) não responderam, embora a última cidade não possua GCM.


Prefeitura faz concurso público para 87 vagas na corporação


A Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria de Segurança, abrirá concurso público para 87 vagas efetivas na Guarda Civil Municipal - sendo 68 para homens e 19 para mulheres.
Para o cadastro de reserva, serão 50 no total, das quais 39 são destinadas aos homens e 11 às mulheres. Hoje, a corporação possui 400 integrantes, segundo o secretário Moacyr Rodrigues. "Nosso efetivo gira em torno de 500, por isso a necessidade do concurso", justificou.
O edital será publicado nos próximos dias. As inscrições ocorrem em julho e a prova (primeira fase) será em agosto.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Campanha do Desarmamento 2011 é lançada em Minas Gerais





Por Redação JM1 em 06 de julho de 2011
Lançamento da Campanha do Desarmamento 2011 em Minas Gerais
Minas Gerais vai ganhar quase 200 postos de coleta de armas e munições com o lançamento oficial no Estado, nesta terça-feira (5), da Campanha do Desarmamento 2011 - Tire uma arma do futuro do Brasil. O secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, e o secretário-executivo do Ministério da Justiça (MJ) e coordenador nacional da Campanha do Desarmamento, Luiz Paulo Barreto, assinaram um Termo de Cooperação Técnica entre União e Estado, que inclui as forças de defesa social de Minas Gerais, com destaque para a Polícia Civil e a Polícia Militar, na rede de recebimento das armas. A solenidade que deu início à campanha aconteceu no Teatro da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte.

A partir da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, a Polícia Militar terá cerca de 100

postos de arrecadação, que funcionarão em batalhões e companhias independentes. Já a Polícia Civil contará com 72 postos, localizados nas delegacias regionais do Estado. Atualmente, a Polícia Federal conta com oito locais de coleta na capital e interior.

“Existe uma relação direta entre a quantidade de armas de fogo circulando e a violência e a criminalidade. Por isso, Minas Gerais não poderia deixar de abraçar e apoiar esta campanha do governo federal”, destacou o secretário Lafayette Andrada.

De acordo com o secretário, em virtude do tamanho do território mineiro e para aumentar a capilaridade da campanha, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio das polícias, vai elaborar um desenho lógico de uma rede, onde as cidades polos do Estado vão coordenar as cidades satélites. “Nós conseguiremos que mais de 100 cidades estejam presentes de maneira efetiva na Campanha do Desarmamento, em 2011”, disse.

Durante a cerimônia de lançamento da campanha, foram entregues, simbolicamente, pelo Ministério da Justiça, 545 armas menos letais (tasers) destinadas às autoridades de segurança estaduais. A Polícia Militar receberá 315 tasers, a Guarda Municipal de Belo Horizonte, 200 e a Guarda Municipal de Varginha, 30.

Novidades

A Campanha do Desarmamento foi lançada no país no dia 6 de maio. Em dois meses já foram devolvidas aproximadamente 12 mil armas, segundo dados do Ministério da Justiça. Em Minas Gerais, de acordo com a Polícia Federal, de janeiro a até hoje, 630 armas foram entregues.

Neste ano, a campanha traz novidades em relação às realizadas anteriormente, como a inutilização da arma já no ato da entrega, a ampliação dos postos de recolhimento e a participação efetiva da sociedade. Além das delegacias de Polícia Civil e dos quartéis de Polícia Militar, que passam agora ter posto de recolhimento, o Ministério da Justiça irá cadastrar organizações não governamentais (ONGs), associações de bairros e igrejas para receberem as armas e munições.

No ato da entrega das armas, a pessoa irá receber um cupom com a numeração do equipamento e 24 horas depois poderá sacar o dinheiro em qualquer agência do Banco do Brasil. O valor vai variar entre R$ 100,00 e R$ 300,00, dependendo do tipo de arma entregue. O procedimento é mais um diferencial, já que em campanhas anteriores havia uma demora de até três meses para receber a indenização. O cidadão que entregar a arma de fogo, acessório ou munição não necessitará ser identificado.

“Um país como o Brasil, com uma taxa de crescimento elevado e com inserção no cenário internacional, não pode conviver com altos índices de violência, que atingem pessoas das mais variadas classes sociais”, relatou o secretário-executivo do Ministério da Justiça e coordenador nacional da Campanha do Desarmamento, Luiz Paulo Barreto.

Comitê Gestor

No dia 5 de maio de 2011, foi instituída a Comissão Gestora Estadual da Campanha do Desarmamento. O grupo se reúne todas as quintas-feiras, na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa, para discutir assuntos relacionados à campanha e desenvolver estratégias para uma maior adesão por parte da população. “O fato de já existir uma comissão estadual já estruturada em Minas Gerais, mostra um quadro absolutamente favorável ao desenvolvimento Campanha do Desarmamento junto aos mineiros”, afirmou Luiz Paulo Barreto.

São 13 os órgãos, entidades e instituições participantes: Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado de Defesa Social, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp), Instituto Minas pela Paz (IMPP), Coletivo de Entidades Negras, Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá, Espasso Conseg, Sindicato dos Guardas Municipais do Estado de Minas Gerais (Sindguardas-MG) e Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra).

Por meio do endereço eletrônico desarmaminas.blogspot.com é possível acompanhar todas as informações sobre a campanha em Minas Gerais, além dos endereços dos postos de arrecadação.

Estatuto do Desarmamento

O Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) entrou em vigor em 2003 e regulamenta o registro, a posse, o porte e a comercialização de armas de fogo e munição no Brasil. Com o estatuto, o país passou a ter critérios mais rigorosos para o controle das armas. Foi o estatuto que instituiu a realização das campanhas de desarmamento, prevendo o pagamento de indenização para quem entregasse espontaneamente suas armas, a qualquer momento, à Polícia Federal.



Agência Minas

terça-feira, 5 de julho de 2011

HOMENAGEM ASGUMRMBH E SINDGUARDAS MG AOS PARTICIPANTES DA MANIFESTAÇÃO DOS GUARDAS DE BELO HORIZONTE




PREFEITURA DE ITAPECERICA DA SERRA MOSTRA QUE ENTENDE DE SEGURANÇA E CRIA ROMU



A Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra apresentou na tarde desta segunda-feira, 04, uma nova repartição da corporação, uma espécie de Força Tática da tropa foi batizada de ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) e tem por objetivo com seus quatro homens, combater a criminalidade (roubos de caixa eletrônicos, depredação do patrimônio público) na cidade e apoiar as demais viaturas quando necessário.
Com uma viatura (Eco Sport) especialmente equipada para Intervenções Táticas, o ROMU é motivo de orgulho para o secretário da pasta de segurança, trânsito e transporte, Maximiliano Fonseca, prefeito Jorge Costa, comando e subcomando da corporação, Marques e Fábio. A viatura conta com compartimento para presos, luzes auxiliares (strobo, guarda matos e stribo lateral).



“O projeto foi do comando juntamente com o secretário de segurança devido às necessidades do município fazendo frente à violência crescente na região. Além disso, a guarnição tática agirá combatendo as ações criminosas, com objetivo da diminuição desses índices. Agradecemos o apoio do prefeito, pois sem ele, não seria possível a formação da equipe”, disseram Marques e o secretário Max. Os quatro integrantes do Tático da GCM serão submetidos a um curso específico nos dias 19, 20 e 21 de julho em conjunto com a guarda municipal de Itapevi.





“Eles já estão sendo treinados por mim devido à experiência que adquiri na polícia militar. Formação tática, abordagem, embarque, desembarque, postura são alguns quesitos abordados no treinamento”, finalizou o comandante da corporação Marques.
A guarnição com fardamento diferenciado, sobretudo e braçal é composta por: Ivan (motorista), Fernando (terceiro homem), Renato (quarto homem) e Neves (encarregado).

PREFEITURAS NAS MÃOS DOS MILITARES




Postado por PREZOTTO às 07:56 0 comentários Links para esta postagem

domingo, 3 de julho de 2011

Hino da GMBH executado pela banda da guarda no dia da formatura da turma de 2011

Formatura da Guarda Municipal BH 2011 homenagem aos primeiros colocados no curso de formação

Protesto termina em confronto entre Guardas Civis e lojistas na região da Rua 25 de Março.

A Guarda Civil Metropolitana endurece o cerco contra o contrabando e o crime organizado no comércio ilegal de São Paulo

Corvardia e despreparo da bi-centenária polícia militar

Guarda Municipal coloca 350 homens nos balneários do Verão 2011


Pelo menos 350 homens do efetivo da Guarda Municipal de Belém vão desembarcar nas praias de Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e Cotijuba neste verão. A chamada Operação Verão 2011 começa nesta sexta-feira (1º).
O efetivo será formado por servidores do serviço operacional, manutenção, administrativo, trânsito e tático, que serão distribuídos proporcionalmente nos balneários. Mosqueiro reúne a maior oferta porque tem a maior demanda: 250 homens. O restante vai para Outeiro, Icoaraci e Cotijuba.
A recomendação maior do comando da Guarda é prevenir ocorrências típicas da época, como condutores bêbados ao volante. A ordem é assegurar maior segurança aos veranistas.
A partir do dia primeiro de julho, os 350 homens já estarão a postos nos balneários. Em Mosqueiro, um quartel foi improvisado na Escola Municipal Donatila Alves, localizada à rua da Bateria. Icoaraci e Outeiro receberão, pelos menos, cada um, 15 homens, que vão se revezar por turnos. Já para Cotijuba ficou acertado seis guardas por turno.
Nos finais de semana, dias que concentram o maior fluxo de pessoas nas balneários, o efetivo é reforçado. “Nesses dias, de acordo com a demanda local, vamos aumentar o número de guardas por turno em cada distrito, dentro do número estipulado para a Operação, que é de 350 homens”, explicou o inspetor Serrão, chefe da Assessoria Técnica da GMB. Atenção especial será dada aos grandes eventos programados como, por exemplo, o tradicional triathlon e as corridas de Verão.
Outra preocupação da GMB é com a presença dos trios elétricos, sobretudo em Mosqueiro. A guarnição está preparada para evitar que os brincantes desses trios, autorizados pela Prefeitura de Belém, excedam na diversão. Qualquer tentativa de arrastão será rigorosamente combatida.
Uma das novidades deste ano, que vai assegurar mais segurança e tranquilidade aos banhistas, é a utilização de três cães farejadores da Guarda Municipal de Belém. Pontos estratégicos já foram definidos pelo Comando da Guarda e Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac) para posicionamento do reforço operacional nas orlas de Belém. Além disso, seis cães de guarda e proteção também serão utilizados durante a operação. O efetivo conta ainda com o apoio de 18 motocicletas e 12 viaturas.

Bom trabalho da Guarda Civil de Valinhos apreendendo armas do crime