Jéssica Layane/Reprodução Facebook
Desaparecido capa - Jéssica Layane/Reprodução Facebook
A família de Teodoro tirou foto com os agentes da Guarda Municipal que ajudaram a encontrar o idoso

Uma foto compartilhada no Facebook ajudou família a encontrar idoso desaparecido na região metropolitana de Belo Horizonte e serve de prova que coincidências ainda acontecem, mesmo que seja com a ajuda da tecnologia atual. José Perpétuo Teodoro, de 62 anos, foi achado na região Centro-Sul da capital mineira, no final da manhã desta quinta-feira (16). Ele estava estava sumido desde a última terça (14), quando saiu de casa, em Betim, na Grande BH, para comprar remédio e não voltou mais.
 
"Foram dias de muito sofrimento", resume o filho do idoso, Alexandre Teodoro Pereira Souza, de 30 anos. Souza é auxiliar de impressão de uma fábrica de plástico e classificou o encontro do pai como uma "feliz coincidência". Ele contou que achou o pai depois de receber ligação do guarda municipal Valdimir Pedro Martins Veloso. O oficial localizou Teodoro na rua Professor Magalhães Drumond, altura do número 254, no bairro Santo Antônio, em BH. "Durante acompanhamento de equipe que realizava trabalho de inventário das árvores no bairro Santo Antônio, fui chamado por moradores, que me pediram ajuda em relação ao idoso sumido. Há dois dias, ele foi visto na frente de prédios e casas e, por não ser da região, causou certo receio dos moradores locais. Com o pedido de ajuda, eu conversei com Teodoro, mas ele não soube me explicar direito quem era e o que estava fazendo ali. No entanto, depois de longa conversa, uma das responsáveis pelo inventário que eu acompanhava foi almoçar e, ao mexer na sua conta no Facebook por meio do celular, viu uma foto dele. Por inacreditável coincidência, a imagem foi compartilhada por uma amiga dela na rede social e, assustada com a semelhança, me procurou e, felizmente, confirmei ser a mesma pessoa e liguei para o telefone informado", conta o guarda.
 
A foto vista pela colega do guarda é um cartaz criado pela Polícia Civil, que já havia sido acionada pela família do desaparecido. A imagem foi postada por filha de Teodoro e compartilhada pela nora, Jéssica Layane, mulher do auxiliar de impressão. A filha fez a postagem acompanhada da seguinte mensagem: "Queridos, venho através deste espaço, pedir a solidariedade de cada um de vocês. Este é meu pai que está desaparecido, qualquer informação comunique".
 
Foto compartilhada no Facebook ajuda família a encontrar idoso desaparecido na Grande BH
 
 
Logo após receber notícias do pai e sogro, Souza e Jéssica foram ao encontro do guarda e idoso, quando confirmaram ser ele e a emoção tomou conta da sede da Guarda Municipal, para onde Teodoro foi levado. "Eles ficaram muito agradecidos. Me agradeceram várias vezes, choraram. Fiquei feliz com a tremenda coincidência, mas esse é o nosso serviço né? ", disse Veloso.
 
Segundo o filho do idoso, o pai ficou emocionado ao reencontrá-lo e falou que se perdeu ao pegar o ônibus na porta de casa, no bairro Vila Cristina, em Betim, e resolver ir até o Mercado Central, no Centro da capital mineira, em vez de ir à farmácia do bairro Imbiruçu, que fica perto do lote onde mora com a família. "Ele tem pressão alta e diabetes e só alegou que, ao parar no Centro de BH, não conseguiu mais voltar para a casa e acabou dormindo na rua durante os dias em que ficou sumido. Ele está bem e até lembrou os nomes de todos os filhos. Está com a memória boa. Cuidaram bem dele. Me disse que os moradores lhe deram comida e água. Mas, Graças a Deus, está de volta com a gente".
 
 Após se despedir e, mais uma vez agradecer e até tirar foto com o guarda Veloso e o colega, a família levou Teodoro para casa. "Agora, é só agradecer. Vou levá-lo ao médico e ver se está tudo certinho com a saúde dele. Ele estava acostumado a sair de casa sozinho. Demos muita sorte",  comemora o auxiliar de impressão.
 
Outra coincidência
 
Na hora em que o filho de Teodoro foi informado sobre o encontro do pai, ele estava no Parque Municipal de Belo Horizonte, no Centro, onde pregava e distribuía cartazes com a foto do idoso. No entanto, ele não fazia ideia de que estava a metros do pai, que já havia sido levado para a sede da Guarda Municipal, que fica atrás do parque, na avenida dos Andradas, região Central de BH. 
 
Mais casos
 
Atualmente, 1.334 pessoas desaparecidas ainda são procuradas em Belo Horizonte, de acordo com dados fornecidos pela Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD/PCMG), por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Entre essas, 863 são homens e 471 mulheres, sendo 174 acima de 60 anos, como Teodoro.
 
Em 2013, foram registrados 11.807 casos de desaparecimento na capital mineira e 10.473 sumidos foram localizados, 5.791 homens e 4.682 mulheres.