Seguidores

Visitantes ONLINE

terça-feira, 29 de março de 2011

As forças policiais do Brasil estão totalmente desacreditas pela população em geral.


Pesquisa recente mostra que a percepção (totalmente negativa) dos brasileiros com relação à segurança pública, hoje uma das maiores preocupações no país. Segundo o estudo, os brasileiros não confiam na polícia. Serviços básicos como atendimento ao público, investigação e abordagem não são bem vistos pela sociedade. A população avalia ainda a polícia como preconceituosa, lenta e ineficiente.


A pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) foi divulgada no dia 2 deste mês. Foram ouvidos moradores de todas as regiões do Brasil. O estudo é feito a partir de perguntas acerca das percepções dos brasileiros. Foram questionados temas como sensação de insegurança, confiança nas instituições policiais e serviços prestados pela polícia. Numa avaliação geral, os resultados são bastante preocupantes. Os índices positivos ocorrem em pouquíssimas situações da pesquisa, como por exemplo, no contato com a polícia. Poucos sofreram ameaças ou agressões físicas.


Uma das avaliações do Ipea foi com relação à confiança da população nas forças policiais. Nesta avaliação, estão inseridas as polícias Militar, Civil, Federal e a Guarda Municipal - esse último só para as cidades que têm essas instituições. Das quatro, a Polícia Militar e a Guarda Municipal tiveram a pior avaliação. Mais de 70% dos brasileiros dizem que não confiam ou confiam pouco. A Polícia Civil, por exemplo, tem 69,9% de avaliação negativa. A Polícia Federal é a mais acreditada das forças policiais brasileiras, porém os índices ainda são preocupantes. 51,1% veem a Federal negativamente.


Nessa mesma temática, o estudo avaliou itens específicos como, por exemplo, a maneira como a polícia atende as ocorrências pelo telefone. Mais de 60% dos brasileiros dizem que esse serviço é lento. Sobre a eficiência no registro das denúncias, 51,8% a consideram ineficiente. Acerca da investigação, quase 70% dizem que ela é lenta e não atinge o resultado esperado. 66,5% avaliam as forças policiais como desrespeitosas e 55,8 julgam-na incompetente. Um dos dados mais preocupantes é a questão do preconceito da polícia. Quase 75% falam de preconceito na polícia.


Apesar do péssimo desempenho em praticamente todos os quesitos da pesquisa, os policiais brasileiros saíram-se relativamente bem na avaliação dos serviços prestados - essa parte direcionada apenas para quem já teve algum contato com a polícia. Mais de 43% dos entrevistados avaliam como ótimo ou bom o serviço prestado, contra 27,1% que disseram ter recebido atendimento ruim ou péssimo. Cerca de 30% votaram "regular". Já com relação aos problemas ocorridos durante esse contato, a maioria (mais de 90%) não sofreu ameaças, agressão verbal e física e nem extorsão.


FONTE: Jornal De Fato


A Segurança Pública que Sobra pra População.

http://wallacemelobarbosa.blogspot.com/2011/01/charge-da-semana-filipe-rios.html

A Charge demonstra claramente o processo de institucionalização da violência policial no estado do Rio de Janeiro.Entretanto, esse problema não se resume apenas a realidade carioca, e sei, está presente em todo o país. A cada ano que passa, a população brasileira torna-se obrigada a conviver com policiais mal treinados, sem a minima noção de cidadania, nem tampouco, respeito aos direitos humanos. Fazendo do cidadão, uma vítima do próprio aparelho estatal.

Paralelo aos problemas levantados, é preciso ressaltar também, os péssimos salários pagos aos policiais militares no Brasil. Desvalorizando a relevância de tal profissional, como também fazendo um grande desmonte na estrutura da segurança pública brasileira.

Não é preciso assistir ao filme Tropa de Elite, produzido pela Rede Globo, para enxergar a vulnerabilidade e a corrupção que paira sobre a segurança pública no Brasil. Uma vez que, devido a debilidade estrutural de tais repartições estatais, o lucrativo negócio da segurança (terrorismo) particular, contratados para proteger as famílias ricas, transformando casas em fortificações cercadas com cercas elétricas, vigiada com câmeras e alarmes vai ganhando mais espaço e tornando um empreedimento

Um comentário:

  1. Infelismente essa realidade é dura para nós servidores publicos, creio que as mudanças devem acontecer, atrelado a isso tudo estar a forma de recepção que esses profissionais recebem da população a qual nós policiais também estamos inseridos.

    ResponderExcluir