Seguidores

Visitantes ONLINE

domingo, 2 de outubro de 2011

Prefeito de Belém Duciomar Costa agradece ação da Guarda e elogia trabalho da comandante Margareth





A festa dos 20 anos da Guarda Municipal de Belém, comemorados na noite dessa terça-feira (27), em frente ao Palácio Antônio Lemos, reuniu centenas de pessoas. O Prefeito de Belém, Duciomar Costa, e a Inspetora-Geral da corporação, Ellen Margareth, receberam no palanque oficial montado na Praça Dom Pedro II, em frente ao Palácio Antônio Lemos, autoridades do Executivo Estadual e Municipal, Legislativo e Judiciário, vereadores e representantes da sociedade civil. O 1º comandante da GMB, o Cel. EB R/1 José Benedito de Oliveira Porto, compareceu ao evento.
Aproximadamente, 400 servidores estiveram diretamente envolvidos no evento. Como parte da programação do aniversário, houve a condecoração de 48 personalidades da área da segurança pública, guardas municipais e políticos selecionadas para receber das mãos do prefeito de Belém, Duciomar Costa, a medalha “Intendente Antônio Lemos”, por terem se destacados ao longo desses anos em ações realizadas dentro da Guarda Municipal de Belém e em parceria com ela.
Os inspetores da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, Débora Mantovani de Carvalho e Eduardo de Siqueira Bias, também receberam a medalha. Após 20 anos, retornaram ao solo da capital paraense. Foram eles os primeiros instrutores do Curso de Formação da 1ª Turma da GMB, em 1991, com 142 homens.
Representantes das Forças Armadas, Prefeitura de Belém, Câmara de Vereadores, Jornalistas, radialistas e representantes da sociedade civil, totalizando 24 personalidades, também foram homenageadas e receberam do prefeito Duciomar Costa o diploma “Amigos da Guarda”.
Autoridades da área de segurança pública de outros municípios da Federação foram convidadas e se fizeram presentes ao evento, são elas: Secretários de Segurança Pública Municipal de Campinas (SP), São Luiz (MA) e Manaus (AM), como também os Comandantes das Guardas Municipais de São Paulo, Natal, Aracajú e Castanhal.
Em um discurso breve e objetivo, o prefeito de Belém relembrou a todos que ele também participou do processo de criação da Guarda Municipal, em 1986, quando até então compunha a bancada de vereadores, e que se sentia feliz por estar contribuindo diretamente com o crescimento corporativo e de infraestrutura da instituição. Por fim, terminou agradecendo ao trabalho da comandante da Guarda, Ellen Margareth, e aos outros nove comandantes que por aqui passaram. “Mais ainda aos guardas, muito obrigado pelos relevantes serviços prestados ao povo de Belém. Que Deus os abençoem!”, finalizou.
Anteriormente, a comandante Ellen Margareth já havia explanado no seu discurso as conquistas da Guarda nesses 20 anos de história, especialmente na gestão Duciomar Costa, como a realização de concurso público em 2009 e mais um que será realizado ainda este ano; porte de arma de fogo de calibre 38 e Pistola 380 para os guardas, de acordo com o Estatuto do Desarmamento (dos quase um mil guardas, mais de 600 já estão habilitados a manusear arma de calibre 38); a reestruturação da Guarda com grupamentos específicos (GAT, Atac, Rondac e DOP), Divisões (de Ensino, Saúde, Recursos Humanos); mais veículos, motos, cães farejadores; cursos de aperfeiçoamento; implantação da Ouvidoria, Corregedoria, Biblioteca, projeto sócio educativo Anjos da Guarda; elevação da exigência de escolaridade do Guarda (do ensino Fundamental para o Médio), consequentemente melhores salários e tantos outros benefícios.
Vale ressaltar que muitas dessas conquistas como concurso público, aumento percentual no salário, porte de arma de fogo, dentre outras, foram na gestão de Ellen Margareth. Seu prestígio e trabalho têm o reconhecimento de inúmeras autoridades de todas as esferas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Aliado ao desempenho da Guarda Municipal de Belém ao longo dessas duas décadas, a comandante da corporação conseguiu reunir nessa terça-feira (27), em um único palanque, três altas patentes das Forças Armadas: Major Brigadeiro do Ar, Odil Martuchelli Ferreira (Comandante do I Comar), Vice Almirante Rodrigo Otávio Fernandes de Honkis (Comandante do IV Distrito Naval) e o General de Divisão Carlos Roberto de Sousa Peixoto (Comandante da 8ª Região Militar e 8ª Divisão de Exército).
O evento encerrou com o desfile de 300 servidores da instituição, que se apresentaram distribuídos em 11 grupamentos e ainda contou com a participação de cerca de 100 crianças do Anjos da Guarda, projeto sócio educativo desenvolvido pela GMB e um grupo de escoteiros. Durante o desfile foram realizadas demonstrações operacionais do Grupamento de Ações Táticas (GAT), com evolução de abordagem humana, e dos cães de guarda e proteção conduzidos pelo Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac). O público presente ao evento ovacionou a apresentação da tropa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário