Seguidores

Visitantes ONLINE

sábado, 8 de outubro de 2011

Projeto de lei quer criação de disque Guarda Municipal em Belo Horizonte

Outro PL em tramitação na Câmara Municipal determina a presença de pelo menos um guarda para garantir a segurança em grandes praças da capital


Cristiane Silva
Publicação: 07/10/2011 13:17 Atualização: 07/10/2011 13:24



A Guarda Municipal de Belo Horizonte pode ganhar um serviço de atendimento telefônico como os de emergência já existentes na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Bombeiros. É o que prevê o projeto de lei 834/09, do vereador João Oscar (PRP). Segundo o parlamentar, a criação do Disque Guarda vai agilizar o atendimento à população da capital.

“A Guarda Municipal cuida do trânsito da cidade e dos equipamentos públicos e não possui um número de telefone específico, o que dificulta a denúncia de depredação, por exemplo. Nesses casos, a população costuma acionar a Polícia Militar. A criação de um telefone de três dígitos para a Guarda pode facilitar o atendimento aos moradores e desafogar a PM, que já tem outras ocorrências para atender”, explica.

Pronto para ser votado em 2º turno na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o PL 834/09 determina que o número do Disque Guarda seja divulgado pela Prefeitura e em adesivos afixados nos veículos usados pelos agentes.

Segurança nas praças

Outro projeto de lei que está em tramitação na Câmara Municipal garante a disponibilidade de pelo menos um Guarda Municipal para fazer a segurança nas praças públicas com tamanho igual ou superior a 5 mil metros quadrados, em Belo Horizonte.

“A capital conta com cerca de 200 praças com dimensão de parques. Muitas vezes um bairro tem até duas delas. A Guarda Municipal não possui contingente suficiente para todos esses locais, mas a presença de pelo menos um guarda pode aumentar a segurança do usuário e garantir a conservação dos aparelhos”, afirma o vereador Adriano Ventura (PT), autor do PL 1444/11, assinado também pelo ex-vereador Paulo Lamac (PT).

O projeto já pode ser votado em 1º turno, mas ainda não há previsão de quando entrará na pauta da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário