Frederico Haikal
Toninho Pipoco
Toninho Pipoco exibe arma na tentativa de angariar votos dos "inseguros" da capital
Quem passa pelas ruas de Belo Horizonte já se deparou com o jingle inspirado no clássico “The Ecstasy of Gold”, de Ennio Morricone, trilha de muitos filmes de faroeste. Essa é a aposta do candidato a vereador Antônio Marcos Pereira, conhecido como "Toninho Pipoco" (PTC). Em um trocadilho com o próprio nome, Toninho sugere que “contra os crimes, a solução é 'pipoco’ neles”.

“Não é apologia à violência. Aproveitei o apelido para fazer campanha. É para falar com a sociedade que é preciso sair do comodismo. Muita gente fala de segurança, mas sem legitimidade”. Apesar da situação, ele confirma que já foi questionado por setores da sociedade por conta do jingle.

Ele é apenas um dos policiais que tentam assumir uma vaga na Câmara. Conforme dados apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 30 pessoas da segurança pública estão na briga por uma cadeira na Câmara de Belo Horizonte. São 24 militares e seis policiais civis. Mas o número pode ser maior por causa de aposentados e pessoas que declararam outra profissão.


Além de policiais civis e militares, também estão na disputa guardas municipais. É o caso de Pedro Ivo Bueno (PTB). Ligado ao sindicato dos guardas, ele afirma que decidiu ser candidato depois que participou da negociação com a prefeitura para a criação do plano de carreira da Guarda. “Ainda temos muito o que melhorar. Vou trabalhar pela segurança das pessoas e minha categoria”.