Seguidores

Visitantes ONLINE

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Relembrando as lutas: II marcha Azul Marinho em 2010



A II Marcha azul Marinho – II Seminário GUARDAS MUNICIPAIS E SEGURANÇA PÚBLICA, aconteceu em maio de 2010 e Minas Gerais foi bem representada pelas Guardas de Contagem, Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Mariana, Lagoa da Prata, Betim, Ouro Preto, Nova Lima, que puderam trocar experiências com Guardas de todos os Estados brasileiros.
Nesta comitiva caminharam juntamante, pela aprovação da PEC 534, as entidades de classe ASGUM/RMBH e SINDGUARDAS/MG que participaram da caravana organizada pelo GCM Bueno.




Recebidos pelo Deputado Lincoln Portela, que se pronunciou em plenária em defesa da PEC 534, destacando que a sociedade brasileira merece o novo modelo de Polícia pontecializado pelas Guardas Municipais.

Deputados defenderam, em seminário na Câmara, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 534/02, que amplia as competências das guardas municipais. O presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), afirmou que encaminhará requerimento para o presidente da Câmara, Michel Temer, colocar a PEC em votação. A proposta, que tramita na Câmara desde 2002, foi aprovada em comissão especial e ainda precisa ser votada pelo Plenário.
De autoria do Senado, essa PEC autoriza as guardas municipais a atuar na proteção dos habitantes. Atualmente, a instituição pode atuar somente na proteção de bens, serviços e instalações municipais.
\"Já que houve um acordo da PEC 300, precisamos fazer pressão também para nossa PEC\", disse o relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), muito aplaudido pelos guardas municipais que acompanharam o seminário. O deputado disse que basta dar poder de polícia para que a guarda municipal seja a polícia comunitária, \"que vai salvar a segurança pública do País\".

O 4º secretário da Câmara, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), afirmou que os candidatos a Presidência da República precisam entender que 70% dos problemas de segurança nacional serão solucionados com a autonomia das guardas municipais. \"A reivindicação não é da classe, mas da população dos municípios, que sente a possibilidade de ter segurança com a guarda municipal\", afirmou Marquezelli.
Para o presidente da organização não-governamental Segurança "SOS Pela Vida" e guarda metropolitano de São Paulo, Maurício Naval, a aprovação do projeto vai atestar que é possível ter segurança com guardas municipais. "Não é possível que, com a violência atual, os parlamentares não vejam a necessidade de aprovação da PEC".
.
O evento foi organizado pelo CD Naval e reuniu várias guardas do Brasil com o objetivo principal chamar a atenção da sociedade brasileira e dos parlamentares afim de aprovarem a PEC 534/02, além da Mídia em geral, para um novo modelo de POLÍCIA MUNICIPAL, pautados na proteção do ser humano, através da prevenção e investimento social.
Após a concentração e mobilização enfrente ao Congresso Nacional, foi realizado o Segundo Seminário Nacional de Guardas Municipais e a Segurança Pública, com o tema "VIOLÊNCIA REQUER PREVENÇÃO! GUARDAS MUNICIPAIS JÁ!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário