Seguidores

Visitantes ONLINE

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Guarda Municipal encerra paralisação em Belo Horizonte



Fonte: ALINE DINIZ - O Tempo Online
Acabou, na noite desta sexta-feira (22), a paralisação da Guarda Municipal que se iniciou na manhã desta sexta. De acordo com o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado de Minas Gerais  (Sindiguardas-MG), Pedro Ivo Bueno, os manifestantes entregaram para o comando da corporação um documento com as reivindicações. Além disso, a greve terminou depois que a corporação concordou em não punir aqueles que participaram do protesto.
Os guardas reivindicam reajuste salarial, porte de armas, adicional de risco, aumento do vale lanche de R$ 1,50 para R$ 6 e imediata retirada dos militares reformados da Polícia Militar do comando da guarda. “Toda a categoria está totalmente insegura em atuar como guardas municipais, uma vez que, só nos últimos seis meses, já ocorreram mais de 10 atentados contra os guardas na capital mineira”, disse Bueno. Agora, os membros da Guarda Municipal estão aguardando a resposta da corporação. 
O outro lado
A assessoria de comunicação da Guarda Municipal informou que o Comando recebeu o documento com as reivindicações e que ele será analisado. Porém, a assessoria negou que ocorreu uma greve, já que cerca de 80 homens participaram do protesto e a corporação conta com um efetivo de 2.300 agentes. A assessoria informou ainda que a segurança em parques, escolas, dentre outras, foi realizada de maneira normal durante o dia.


Audiência pública
Pedro relatou também que está marcado para o dia 26 de fevereiro uma audiência pública para julgar a proibição dos guardas municipais de realizem manifestações, greves e se filiar a sindicatos. “Essas questões estão previstas em nosso estatuto, porém nós já entramos com um pedido e ganhamos em primeira instância. Porém, a prefeitura entrou com recurso e o tema será julgado novamente”, explicou. Para o presidente, os guardas têm direito de fazer greve como qualquer cidadão. “É vetada aos militares e integrantes das forças armadas realizarem greve, mas a Guarda Municipal não se encaixa nesse perfil”, afirmou.




2 comentários:

  1. Vamos lotar está assembleia, vamos nos fortalecer.

    ResponderExcluir
  2. Os guardas municipais de Belo Horizonte tiveram suas reivindicações atendidas.
    http://sindguardas-mg.blogspot.com.br/2011/05/os-guardas-municipais-de-belo-horizonte.html

    ResponderExcluir