Seguidores

Visitantes ONLINE

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

I MARCHA AZUL MARINHO MINEIRA EM MONTES CLAROS




No dia 28/11/2013 na cidade de Montes Claros aconteceu a Primeira Marcha Azul Marinho Mineira, que contou com a presença de representantes de 7 Estados.
O Sul de Minas esteve representado pelas Guardas Municipais de Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Três Pontas e Serrania.
A caravana partiu de Pouso Alegre no dia 27/11 às 19h00 sob coordenação do GM Elivélson Soares, chegando a Montes Claros na Manhã do dia 28/11.
Às 08h00 houve concentração na Praça PIO XII, donde cerca de 150 Guardas Municipais de diversos Estados “Marcharam” pelas ruas da cidade até a Câmara Municipal, onde às 09h30 iniciou a Audiência Pública com o Tema “Violência requer prevenção! Guardas Municipais já!”
A Audiência foi solicitada pelo Vereador Cláudio Prates, e contou com a presença de 16 dos 23 vereadores, além de representantes Classistas do SINDGUARDAS/MG (Pedro Ivo Bueno) SOS Segurança Dá Vida (Maurício Domingues da Silva- NAVAL), NCST- Nova Central Sindical dos Trabalhadores, Associação local e apoio da SINDPOL/MG.
Foram discutidos assuntos referentes a valorização da categoria, assim como criação de Plano de Cargos e Salários, Aumento de Efetivo e qualificação. Já que as Guardas Municipais pretendem ampliar suas atribuições em favor da população, mas para isso precisam de apoio do Poder Executivo e Legislativo.
A Audiência Pública, que é televisionada, não foi transmitida neste dia (ainda não sabemos a causa).
Durante o deslocamento pelo centro de Montes Claros, o presidente do SINDGUARDAS disse que não adianta a população questionar somente os trabalhos exercidos pelos Guardas Municipais. Pois os responsáveis por esta capacitação e treinamento continuado (além de criação de Legislação adequada), são Prefeitos e Vereadores.
A Marcha Azul Marinho é uma forma de mobilização utilizada pelas Guardas Municipais para levar conhecimento à população através das Audiências Públicas. Além de cobrar postura político administrativa, como ocorre nas Marchas à Brasília para regulamentação das Guardas Municipais (através da PEC 534 que tramita desde 2002, e PL 1332 que se encontra a mais de dez anos em apreciação e caráter de urgência há cerca de três meses).
A organização Nacional das Marchas Azul Marinho é realizada pelo Guarda Civil Metropolitano de São Paulo- Maurício Domingues da Silva, o NAVAL, que tem motivos de sobra para dar a vida à causa.
Naval perdeu três filhos em razão da falta de segurança, e recentemente um irmão. Todos assassinados brutalmente.
Neste ano está sendo realizados eventos desta natureza em todo Brasil, já que as propostas votadas pela população na 1ª CONSEG (Primeira Conferência Nacional de Segurança Pública), como a regulamentação das Guardas Municipais, foram esquecidas, e os interesses da população não foram validados até o momento.
Todas as viagens que contaram com a presença de representantes de Santa Rita do Sapucaí ostentando nossas Bandeiras foram sem apoio local, sendo esta última com subsídios do SINDGUARDAS/MG e NOVA CENTRAL SINDICAL.
Santa Rita do Sapucaí pode ser uma das próximas cidades mineiras a receberem esta mobilização Azul Marinho, sendo que a cidade de Sete Lagoas já apresentou mudanças após a Audiência Pública realizada com presença do SINDGUARDAS/MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário