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segunda-feira, 7 de janeiro de 2013


Reunimos uma lista com os modelos mais estilosos utilizados mundo afora por agentes da lei para proteger e servir

segunda-feira, 7 de janeiro de 20130 comentários


Elas são estilosas e impõem respeito. Com visual inconfundível e geralmente nas cores branca e preta com detalhes em azul, as motos de polícia se destacam, seja na escolta de algum chefe de estado ou mesmo em uma perseguição no melhor estilo dos filmes de Hollywood. Divididas entre as clássicas custom e modernas sport-tourings, elas se assemelham por serem geralmente modelos de alta cilindrada equipados com bauletos, alforjes, sirenes e megafones. Para mostrar como diversos países mantêm a ordem nas ruas com a ajuda da motocicleta, a Agência Infomoto separou dez modelos utilizados pelos homens da lei ao redor do mundo.

1 – Harley-Davidson Road King

O uso das motocicletas H-D começou logo nos primórdios da marca, em 1908 com o Departamento de Polícia de Detroit. Hoje, de acordo com a marca de Milwaukee, são mais de 3.400 departamentos de polícia nos EUA e outros 45 países que utilizam motos Harley-Davidson. O Brasil também é um deles e conta com unidades da Road king na Polícia Rodoviária e no Exército, onde são utilizadas para escoltas.








2 – Kawasaki KZ1000P Police

Outro modelo de moto para polícia bastante conhecido é a Kawasaki KZ 1000P Police, ou, simplesmente, Kawasaki Police. O motor com quatro cilindros em linha de 998 cc era capaz de gerar 88 cv a 9.000 rpm e fazia da custom uma concorrente de peso para a hegemonia da Harley-Davidson, briga que durou cerca de 20 anos, até a última delas sair da linha de montagem em 2005. o modelo ficou famoso por ser utilizado na série de TV “CHIPs” nas décadas de 70 e 80. Hoje, fora do patrulhamento, a Kawasaki Police ainda é utilizada para escoltas em ocasiões solenes.


3 – BMW R 1200 RT-P

Com a saída da Kawasaki KZ 1000P, a sport-touring da marca bávara ganhou espaço entre os policiais, sendo usada atualmente pelos oficiais de Nova Iorque e, na Europa, pela polícia de Londres. A R 1200 RT-P traz o famoso motor boxer da BMW com dois cilindros horizontais opostos de 1170 cm³ capaz de gerar 110 cv 7500 rpm. Entre os extras da versão policial, estão luzes de emergência em LED e pneus run flat, que demoram mais para esvaziar em caso de furo.








4 – Buell Ulysses Police

Nascida da Harley-Davidson, a – hoje extinta – Buell também seguiu os passos da sua “mãe” ao criar modelos específicos para a polícia norte-americana. Apresentada em 2008 a versão da trail Ulysses para polícia conta com luzes de emergência, sirene, baús e alforjes. O motor, no entanto, permanece o mesmo dois cilindros em “V” de 1202 cm³ capaz de gerar até 103 cv a 1203 rpm. Infelizmente, não durou muito, uma vez que a marca foi fechada em 2009.


5 – Honda ST 1300 Pan-European

A sport-touring da Honda com motor de quatro cilindros em “V” de 1261 cm³ foi lançada em 2002 e ainda no mesmo ano entrou para o efetivo em países do Reino Unido como Inglaterra e País de Gales. Entretanto, em 2007, após a morte de um oficial, foi diagnosticado que Pan-European apresenta instabilidade quando chega à velocidade de 180 km/h. Assim, ela foi aposentada do seu serviço na polícia britânica.


6 – Kawasaki Concours 14 Police


Depois de bater de frente com as Harley-Davidsons, a Kawasaki volta agora para brigar com a BMW R 1200 RT-P e, para isso traz a Concours 14. Com motor de quatro cilindros em linha de 1352 cm³, a versão policial da sport-touring japonesa ganhou luzes de emergência, sirene e um bauleto traseiro para complementar os alforjes, que já são oferecidos na versão convencional. A Polícia Rodoviária do Estado da Califórnia já adotou a Concours 14 e deve substituir gradualmente as motos alemãs que ainda compõem a frota.







7 – Victory Police Motorcycles Commander I


Feita com base no modelo Cross Country Tour da Victory, a Commander I é um modelo preparado por uma empresa americana chamada Victory Police Motorcycles. A custom traz a mesma configuração base de outras motos de polícia com algumas inovações, como os alforjes laterais modificados, que podem acomodar um rifle M-4 (o famoso AR-15) e ainda dois pentes de bala extras. A Commander I está equipada com um motor de 1737 cm³.



8 – Yamaha XJ 900 Police

Com configuração simples – incluindo um bauleto que está mais para uma maleta – a semi-carenada da Yamaha é uma variante da XJ 900 S Diversion, modelo produzido pela marca dos três diapasões até 2003. Embora seja um pouco obsoleta em relação às demais, a XJ 900 Police ainda é utilizada para patrulhamento na Indonésia e também em alguns países da África. A moto é equipada com um motor de quatro cilindros em linha de 862 cm³


9 – Honda CB 250 Police

A única baixa cilindrada de nossa lista, a pequena custom da Honda é uma versão da CB250 Nighthawk de 2008. Mesmo parecendo pequena demais para uma moto de polícia, a monocilindrica ainda está na ativa em alguns países da Ásia, como Vietnã e Macau. Uma vez que alguns lugares do continente asiático possuem leis contra motos de alta cilindrada, a CB 250 Police é a opção mais indicada.







10 – Brammo Enertia Plus LE

Cada vez mais as motos elétricas estão ganhando espaço. Prova disso é a escolha da norte-americana Brammo como fornecedora de motocicletas para patrulhamento de trânsito em Hong Kong. Variação da Enertia Plus, o modelo LE, (Law Enforcement, ou Reforço à Lei, em português) traz os predicados de uma moto de polícia convencional, como alforjes e sirene e luz giroflex. A Brammo Enertia conta com motor de 13 kW com autonomia de 128 km.

Fonte: Imotos
Carlos Bazela/Agência INFOMOTO (Fotos: divulgação) / Fonte: iCarros

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