Seguidores

Visitantes ONLINE

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Sindicalistas lotaram o Auditório da Prefeitura de Belo Horizonte
 
 
 

 
 
 

Mais de cento e sessenta sindicalistas lotaram o Auditório da Prefeitura de Belo Horizonte nesta quarta-feira, dia 25 de setembro. Seguindo compromisso assumido na campanha, o Prefeito Márcio Lacerda organizou uma reunião com a Nova Central Sindical dos Trabalhadores – NCST, a Força Sindical e a União Geral dos Trabalhadores – UGT. Estiveram presentes ainda o Vice-Prefeito, Délio Malheiros e secretários responsáveis por diversas áreas na PBH
Na pauta, intermediada pelo novo assessor sindical do Prefeito, Alvimar Silveira de Paiva – tesoureiro da NCST, temas relevantes para a Cidade, como por exemplo: transporte, saúde, cultura, educação, esporte e lazer, desenvolvimento econômico, políticas sociais e o Programa Morar BH.
O Prefeito abriu a reunião saudando os presentes e apresentando um balanço mais geral da Administração e da Cidade. “Nosso objetivo aqui hoje é iniciar um agenda própria com o movimento sindical, esclarecendo pontos, construindo consensos e buscando convergências.”
Em seguida, cada secretário presente apresentou o trabalho de cada uma das pastas. E os esclarecimentos vieram em seguida e os participantes puderam se inscrever para participar de comissões temáticas a serem coordenadas pela assessoria do Prefeito.
A opinião de todos os presentes é que a iniciativa foi muito positiva. Para Beatriz Goes, coordenadora do Programa BH Metas e Resultados, “foi uma excelente oportunidade para ampliar a agenda de nossa Gestão Compartilhada , incorporando novos segmentos na participação política na Cidade.”
Clóvis Rodrigues, presidente eleito do Sindicato dos Comerciários de BH, informou que a presença do Sindicato se dava em função de abrir espaços de negociação. “O espaço foi aberto e eu acho que devemos ocupar todos os espaços possíveis e tentar influenciar com propostas que ajudem os trabalhadores a enfrentarem os problemas do dia-a-dia. No caso das UMEIS e creches, por exemplo, creio que podemos fazer parcerias que beneficiem os filhos dos trabalhadores.”
Rui Moreira, da Nova Central, falou sobre a importância de manter canais abertos com as instituições. “Se fomos chamados a discutir propostas nós não podemos nos recusar. Discutimos com todo mundo, negociamos... porém, sempre colocamos os interesses dos trabalhadores e do povo à frente de qualquer coisa.”
Leônidas de Oliveira, presidente da Fundação Municipal de Cultura, falou sobre a importância dos sindicatos serem parceiros nas atividades desenvolvidas pela PBH. “Ao buscar incentivar, promover e profissionalizar suas iniciativas na área – inclusive com grupos e iniciativas das categorias; os sindicatos podem contar com a ajuda e participação da Secretaria.”
Impossibilitado de participar da atividade, o Deputado Celinho do Sinttrocel – vice-presidente da NCST-MG – enviou duas sugestões de Prefeito: a instalação do Conselho Municipal de Saúde e Segurança do Trabalho – já aprovado pela Câmara e sancionado pelo Executivo – e a manutenção de cobradores no transporte coletivo de BH.
O Presidente do Sindicato dos guardas municipais do Estado de Minas Gerais e Diretor da Nova Central, Pedro Ivo Bueno, destacou positivamente a iniciativa do executivo em abrir um canal de dialogo e convergência com o sindicalismo e reiterou seu destaque por meio de ofício destinado ao Prefeito de Belo Horizonte.
Ao comentar o resultado do evento, Alvimar Silveira, deixou claro que “quem quiser se aprofundar mais em qualquer tema, pode entrar em contato conosco que nos enviaremos todas as apresentações feitas. Nosso objetivo é diminuir a distância entre a Prefeitura e o mundo sindical. As Comissões de Trabalho funcionaram como verdadeiras câmaras setoriais – com debates e produção de propostas para a Prefeitura. E eu, estou aqui à disposição de meus companheiros sindicalistas.”
 
Ofício : SINDGUARDAS-MG
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário