Seguidores

Visitantes ONLINE

domingo, 4 de julho de 2010

CONHECENDO UM POUCO A GUARDA CIVIL DE BELÉM

 

Grupamento Ações Táticas Com Cães - ATAC.

EFETIVO ATUAL:

18 guardas: 15 homens e 3 mulheres

13 cães das raças Pastor Alemão, Dogue Alemão e Rottweiler

INSPETOR RESPONSÁVEL:

Inspetor Ronildo Nazareno

Fone: 8733-2711

CONTATOS:

Av. Arthur Bernardes, 5511 (Km 17) - Tapanã

E-mail: gmb.atac@belem.pa.gov.br / atac@gmail.com

Fone: 3258-2494

MISSÃO:

Apoiar os serviços operacionais da Guarda Municipal de Belém, em situações de desinteligência, distúrbios ou considerável perigo, que possam afetar a segurança de instalações, serviços públicos e integridade física de servidores municipais quando no exercício de suas atribuições, bem como outras atividades determinadas pelo comando da GMB.

BREVE HISTÓRICO :

O ATAC foi criado no dia 16 de junho de 2007, quando seis guardas municipais do Grupamento de Ações Táticas (GAT) concluíram o primeiro curso de Ações Táticas com Cães. Mas foram os guardas Saraiva, Felix, José Oliveira, Fiel, Edel e A. Joaquim os primeiros homens desse grupamento. A GMB apresentou, pela primeira vez, o canil à comunidade no dia 30 de março de 2008, na praça Batista Campos, num evento que reuniu a participação da Banda de Música da corporação e a exibição de vídeos de ações institucionais. Hoje o canil esta localizado em predio próprio dentro do complexo do tapanã

Grupamento de Ações Táticas - GAT

[gat_400x300.JPG]

[gat+(1)_400x300.JPG]

EFETIVO ATUAL:

36 guardas: 33 homens e 06 mulheres

INSPETOR RESPONSÁVEL:

IGR Roberto Avelar

Fone: 8733-2710

CONTATOS:

Av. Arthur Bernardes, 5511 (Km 17) - Tapanã

E-mail: gmb.gat@belem.pa.gov.br

Fone: 3258-2494

MISSÃO:

Apoiar os serviços operacionais da Guarda Municipal de Belém, como em situações de desinteligência, distúrbios ou considerável perigo, que possam afetar a segurança de instalações, serviços públicos e integridade física de servidores municipais quando no exercício de suas atribuições, bem como outras atividades determinadas pelo comando da GMB.

BREVE HISTÓRICO :

O GAT foi criado, de fato, em janeiro de 1993, no comando do Cel. José Benedito de Oliveira Porto. Começou com 35 homens voluntários e/ou indicados por inspetores, recrutados dentro do efetivo da corporação e submetidos a um processo de seleção que consistia em teste de avaliação física, aplicados por professores de Educação Física da corporação; teste de avaliação psicológica em situações de pressão, aplicados pelo Setor Psicossocial, e teste de avaliação técnico-operacional, aplicados por inspetores. A formação dos integrantes era realizada através do Curso de Apoio Tático. Em 27 de outubro de 1995, através da portaria de nº 249/95, publicada no Diário Oficial do Município (D.O.M.), o GAT foi criado de direito, sob o comando do Ten. Cel. PM Romeu Teixeira Dantas.

Grupamento Ronda da Capital - RONDAC

[grupamento+ronda+da+capital+-+rondac+(2)_400x268.JPG]

[grupamento+ronda+da+capital+-+rondac+(1)_400x268.JPG]

EFETIVO ATUAL:

23 guardas: 20 homens e 03 mulheres

08 motocicletas e 02 viaturas, sendo uma delas equipada com instrumentos para Controle de Distúrbio Civil (CDC)

INSPETOR RESPONSÁVEL:

IGR Adonai do Socorro

Fone: 8733-2709

CONTATOS:

Av. Arthur Bernardes, 5511 (Km 17) - Tapanã

E-mail: gmb.rondac@belem.pa.gov.br

Fone: 3258-2494

MISSÃO:

O RONDAC trabalha na fiscalização de praças e ações de pronta-resposta, apoiando os serviços operacionais da Guarda Municipal de Belém, como, por exemplo, nos Controles de Distúrbios Civis que possam afetar a segurança de instalações, serviços públicos e integridade física de servidores municipais..

BREVE HISTÓRICO :

Criado no dia 21 de junho 2007, no comando do delegado Pio Menezes Veiga Neto, este grupamento começou suas atividades com apenas 18 homens, selecionados do Grupamento Operacional e do Grupamento de Ações Táticas. Presta serviço fundamentalmente através de viaturas e motocicletas. Até o início de 2009, o RONDAC, de acordo com o seu inspetor, participou de mais de 2 mil ações, sendo qu 30% dessas foram feitas em parceria com as polícias Civil e Militar.

O Grupamento motorizado Ronda da Capital (RONDAC) foi criado na gestão anterior do então inspetor-geral, delegado Pio Menezes Veiga Netto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário