Seguidores

Visitantes ONLINE

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Choque da Guarda Municipal de Belém cumpre decisão judicial para desocupar área da CDP

quinta-feira, 2 de maio de 2013

A Guarda Municipal de Belém (GMB) deu inicio na manhã desta quarta-feira, 24, à operação de reintegração de posse da área da CDP, em apoio ao oficial de justiça, Antônio Quaresma, que apresentou o mandado de reintegração de posse expedido pelo Juiz Helder Lisboa da 1ª Vara da Fazenda da Capital . A ação começou às 9h, quando o oficial de justiça acompanhado do Comandante da Guarda Municipal de Belém (GMB) Sandro Queiroz, visitou as 40 casas existentes na área, informando da decisão judicial e solicitando a colaboração dos moradores e informassem aos funcionários da secretaria de Saneamento, que deram apoio à ação, para onde deveriam ser levados os objetos pessoais e móveis, bem como as madeiras e telhas que foram utilizadas para construção das barracas. A Prefeitura Municipal de Belém colocou à disposição dos moradores da área ocupada, transporte para que eles fizessem a mudança. A PMB também disponibilizou uma equipe da Secretaria de Habitação de Belém (Sehab), para dar inicio ao registro das pessoas que ainda não constavam no cadastro da Secretaria, com objetivo de priorizar essas pessoas no projeto Minha Casa, Minha Vida, que prevê a construção de 800 casas populares naquela área, com recursos do Governo Federal. Alguns moradores resistiram ao mandado e informaram que não saíriam do local, enquanto o Comandante da Guarda, Sandro Queiroz, ponderava e argumentava que ordem judicial é para ser cumprida e que a GMB estava ali para garantir a ação do oficial de justiça. Apesar de algumas resistências, todo o processo de desocupação foi pautado no diálogo com o comandante da GMB, e nenhuma prisão foi efetuada por descumprimento da ordem judicial Por volta das 14h, o Comandante Sandro Queiroz, foi informado pelo Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, Leonardo Maroja e pelo Oficial de Justiça, Antônio Quaresma, que a ação de reintegração de posse estava suspensa pela justiça por cinco(5) dias a contar da data de hoje (24/04). Assim os moradores da área ocupada têm um novo prazo para a liberação da área sem que haja necessidade da utilização da força policial. A Guarda Municipal de Belém (GMB) vai aguardar uma solicitação da justiça para que possa dar cumprimento total à ação de reintegração de posse. Texto: Lucélia Fernandes-Ascom GMB Fotos: Thais veiga-Ascom GMB Edição: Lene Tavares-NID Comus








9 comentários:

  1. Choque da guarda... kkkk. Ai, se a resistência dos agressores extrapolar a capacidade de resposta do dito "choque da guarda", vão acionar os órgãos de segurança.
    É a pura verdade, já que os calibres autorizados às guardas são somente os de uso permitido, nas modalidades semi-automatico ou de repetição.
    Uma operação desse porte(40 famílias) não pode ser feita com um efetivo tão pequeno, visto que em caso de resistencia o guarda vai lançar mão dos meios que tiver pra se defender. Resultado? Banho de sangue. É bem mais adequado que se tenha um efetivo superior, para que não seja necessário o uso letal da força. O ministério público deve acompanhar isso, já que para uma desapropriação desse porte, pr lei é necessario, cientificação formal do MP, Defensoria pública, comissão de DH, judiciário, bombeiros, Samu etc...

    ResponderExcluir
  2. Impressionante vc nao ta vendo quantos gms tem vc e cego?

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo pertenco a um DOS grupamentos que estava Nessa situacao vc acha q fomos la por deu uma loucura de repente ,outra coisa Caro camarada nao e a primeira vez q fazemos uma situacao dessa somos acostumados em situacoes de disturbios , e Sim amigo temos material necessario para uma total evolucao Da situacao, amigo temos tres grupos taticos Gat grupamento de acoes taticas a qual pertenco o canil eo rondac Ronda Da capital Caro amigo desinformado tava OS tres grupamentos completos tinha gente de sobra Nessa missao , sem contar uma ambulancia e o corpo de bombeiros .
    Vc tem q se atualizar as gms Tao capacitadas , vms nos capacitar nos irmaos Da seguranca publica pm PC e ate no exercito e marinha que mundo vc ta camarada.
    Agora em maio mas dois camaradas vao fazer o choque na 5CIA de Guarda exercito.
    Sem comentarios para asua total desinformacao ja ia me esquecendo somos a primeira Gm com o porte de arma federal, acabaram de chegar 15calibre 12.
    Da uma verificada no nosso site Da Guarda municipal de Belem.
    Qap.
    G.a.t grupamento de acoes taticas.

    ResponderExcluir
  4. Choque da guarda... rsrsrs. Achei engraçado, mas tudo bem.

    ResponderExcluir
  5. Cal 12 não é restrito. Pra se ter uma idéia segurança de carro forte possuem em todo o país. Restrito é .40, .44, 9mm, fuzis, 556, 762, carabina .40, submetralhadoras e armas automáticas em geral. Numa desocupação dessas não seria adequado o uso de armas restritas, levando em conta o altíssimo poder de fogo que elas tem. Mas em ações típicas de polícia elas são altamente necessárias. Pergunto então> E ai??

    ResponderExcluir
  6. Deixo claro que sou completamente a favor do porte de arma aos guardas de BH. Só não pensem que portar uma arma traz respeito. O histórico de atuação de uma corporação, juntamente com a difusão de seu mister atribuído por lei e amplamente difundido, aliado a uma maturidade profissional é que traz o respeito. Isso vale também para corporações de segurança.

    ResponderExcluir
  7. Amigo nao e o choque Da Guarda e o g.a.t grupamento de acoes taticas toda situacao de disturbio somos nos que vamos faca uma visita no nosso site Guarda municipal de Belem .
    Qap

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo Nessa situacao nao e preciso armamento de grosso calibre sao pessoas de bem e nao uma Guerra e somente necessario o material para controle de disturbio entramos para cumprir apenas uma ordem judicial nada mais, esse tipo de armamento restrito sao para as policias, usamos apenas armamento autorizado para as gms.
    A Gm nao vem para tirar o lugar Da policia ou ser policia apenas ajudar as demais instituicoes na missao ardua que e a seguranca publica.
    Quando disse que chegou as Cal 12 e somente pra dizer que a cada dia estamos nos estruturando mais somente isso e deixar claro e um terreno do municipio portando estamos fazendo o nosso dever .
    E para o amigo que diz que nao e contra o armamento para as gms camarada quem ta pedindo Socorro e mais seguranca e a sociedade quem vier para ajudar sera melhor, irmao sou Gm de Belem e sabemos Como a Gm de bh e tratada gracas a deus aqui em Belem nao tem isso trabalhamos em paz com as demais instituicoes .
    Um abraco.

    ResponderExcluir
  9. G.a.t
    Grupamento de acoes taticas..

    ResponderExcluir