Seguidores

Visitantes ONLINE

quarta-feira, 20 de julho de 2011

APÓS 30 HORAS DE AULAS PRÁTICAS E TEÓRICAS GM DE VARGINHA MG INÍCIA UTILIZAÇÃO DA PISTOLA TASER



CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO CURSO TASER




14/07/2011
GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA JÁ ESTÁ TRABALHANDO ARMADA
COM A PISTOLA DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA APÓS 30 HORAS
DE CAPACITAÇÃO

E

CRIA PORTARIA Nº. 019/2011

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS PARA A UTILIZAÇÃO DO ARMAMENTO MENOS - LETAL “PISTOLA DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA”



O primeiro grupo de 30 Guardas Municipais de Varginha concluíram nesta semana o treinamento obrigatório para a liberação e uso do armamento, intitulado “CURSO DE OPERADOR DE PISTOLA DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA”, totalizando 30 horas aula de treinamento.

O curso que teve aulas teóricas e práticas foi ministrado pelo Comandante Maurício Maciel, que recebeu o treinamento no mês passado (junho) junto com as Guardas Municipais do estado de Goiás, que foi realizado na cidade de Goiânia pelo Grupo Tatico GT3.

Os Guardas receberam conteúdo programático do curso ministrado em Varginha dividido em:

1. Conceitos teóricos, especialmente os que se referem às regras de segurança;
2. Funcionamento da Pistola de Condutividade Elétrica, respectivos cartuchos e acessórios;
3. Riscos atrelados ao manuseio e utilização da Pistola de Condutividade Elétrica, respectivos cartuchos e acessórios;
4. Conceito do termo Menos-Letal;
5. Legislação, normas e Procedimentos sobre uso da Pistola de Condutividade Elétrica;
6. Normas de Uso da Força;
7. Abordagens;
8. Ação e Reação da Pistola de Condutividade Elétrica;
9. Posicionamento da Arma no Uso Progressivo da Força;
10.Mídia e Análise de Erros;
11.Fundamentos da Pistola de Condutividade Elétrica;
12.Importância da Verbalização;
13.Prática do Ciclo de disparo do Pistola de Condutividade Elétrica;
14.Prática: Ação e Reação – Disparo e Recebimento de da condutividade elétrica Descarga;
15.Avaliação;

Para que todo o efetivo da Guarda Municipal passe pelo treinamento foi necessário distribuí-lo em diversas turmas de agentes. Nesta quarta-feira (14) a primeira turma concluiu o treinamento e já está trabalhando com o armamento.

O curso contou com a participação do GM Marlon Arantes da cidade de Mariana/MG, que teve aproveitamento de 100%, inclusive se submeteu a receber uma das descargas, dos 30 Guardas, 02 não obtiveram os requisitos estabelecidos e portanto não receberam o certificado para utilização do armamento.

A Pistola de Condutividade Elétrica é um armamento que emite uma onda “T”, que paralisa o sistema nervoso da pessoa. As ondas são transmitidas por um fio condutor ligado a um dardo, que no ato disparo é lançado e se prende ao corpo da pessoa, que imediatamente sente o efeito imobilizador.

Todos os participantes do treinamento receberam uma descarga, e efeturam disparos em manequins, para que assim possam ter a noção dos efeitos da ação e reação da arma, inclusive para se cientificarem da responsabilidade do porte e principalmente do uso da referida pistola, que segundo o Comandante da Guarda Municipal de Varginha, Mauricio Maciel, os agentes da Guarda Municipal só poderão utilizar o armamento em casos de legítima defesa da integridade física, própria de terceiro ou do suspeito e em iminente perigo de morte ou lesão.

O Comandante salienta que conforme recomendação, somente poderão utilizar o armamento aqueles que passarem pelo referido treinamento e obtiverem um alto índice de aproveitamento, tanto na parte teórica quanto na prática. A arma esta posicionada no penúltimo “degrau” do uso progressivo da força, ou seja, como uma ferramenta que o Guarda poderá, se julgar seguro e conveniente utilizar, recomenda-se que além do curso ser ministrado em uma carga horaria de 30 horas, a instituição mantenha seus Guardas em constante treinamento, levando em consideração todo conteúdo do curso.

Hoje estamos felizes com mais esta conquista, pois todo o efetivo da Guarda Municipal de Varginha possui cursos de Resgate, Policia Comunitária, Direitos Humanos e outros, com isso estamos preparados para agir dentro dos princípios de LEGALIDADE, NECESSIDADE, CONVENIÊNCIA, MODERAÇÃO e PROPORCIONALIDADE, a fim de caracterizar o USO LEGÍTIMO DA FORÇA. Prestando socorro, apresentando o infrator a autoridade, registrando o boletim de ocorrência e auto de resistencia com qualidade, salienta o Inspetor Vitor.

CONSIDERANDO a necessidade da criação de normas para o controle, a habilitação, medidas preventivas, auditoria e procedimentos para a utilização apropriada da Pistola de Condutividade Elétrica a Guarda Municipal de Varginha públicou a seguinte portaria:

Nenhum comentário:

Postar um comentário