Seguidores

Visitantes ONLINE

sábado, 23 de julho de 2011

Guardas municipais fazem manifestação no Centro de BH


FOTO DA MANIFESTAÇÃO REALIZADA NO DIA 02/06/2011 ANTECEDENDO A MANIFESTAÇÃO DO DIA 18/07/2011 NA AVENIDA AFONSO PENA


18/07/2011 - Mundo Sindical

Os guardas municipais já protestaram pelo direito ao porte de arma no início de junho (Sindguardas)
Os guardas municipais de Belo Horizonte fizeram uma manifestação, na manhã desta segunda-feira (18), na Região Central da capital mineira. Cerca de 150 integrantes saíram da sede da corporação, na Avenida dos Andradas, e foram em passeata até a prefeitura para protocolar pauta de reivindicações da categoria. Os guardas municipais querem o porte de arma, equiparação salarial com a Polícia Militar, pagamento de adicional noturno e das horas extras e a mudança do estatuto no que refere à prática sindical.

Eles foram recebidos por Geraldo Antônio, adjunto do secretário de Governo Josué Valadão. Caso as reivindicações não sejam atendidas, a corporação pode entrar em greve pela primeira vez em sua história. A Guarda Municipal de Belo Horizonte tem hoje 2.500 homens.





De acordo com presidente do Sindicato das Guardas Municipais do Estado de Minas Gerais (Sindiguardas), Pedro Bueno, os trabalhadores exigem o respeito a direitos constitucionais. “Nosso estatuto prevê uma disciplina militar e a Guarda Municipal é civil. Ele proíbe a sindicalização, a filiação político-partidária e o movimento grevista. As outras guardas municipais do Estado não são regidas por disciplina militar, só a de Belo Horizonte”, protestou Bueno.

“Além disso, temos o direito a porte de arma, particular e funcional, o que não vem sendo cumprido pela prefeitura, que, mesmo assim, vem alocando pessoal em áreas de risco. A PBH gastou milhões em armas e munição, mas não repassa para a Guarda Municipal. A munição está vencendo”, acrescentou o sindicalista.

O presidente do Sindiguardas denuncia também a precariedade das condições de trabalho. “Não recebemos insalubridadede. Sofremos assédio moral, o clima é de terror. Como nosso estatuto proíbe até manifestações, alguns guardas vieram para o protesto com máscaras e toucas, com medo de represálias”, afirmou Bueno. Segundo ele, a manifestação desta segunda-feira foi o terceiro protesto da corporação neste ano.

Portal Minas Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário