Seguidores

Visitantes ONLINE

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Guarda Municipal de BETIM MG festeja 10 anos com exposição

PIONEIRA. CORPORAÇÃO FOI CRIADA NO MUNICÍPIO EM 2001 PELO EX-PREFEITO CARLAILE PEDROSA
Categoria terá parte de sua história contada em museu até dia 7 deste mês




A Guarda Municipal de Betim, criada em 2001 pelo então prefeito, Carlaile Pedrosa (PSDB), encerra as comemorações de seus dez anos de existência com uma exposição de fotos no Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo, na região Central. Até o dia 7 deste mês estão sendo expostas 52 fotografias, uniformes e um vídeo institucional contando os principais momentos da corporação, que atua na prevenção da criminalidade no município.

A seleção das fotos foi feita por uma comissão de funcionários da Superintendência de Segurança Pública e, de acordo com o guarda municipal Anderson Reis, um dos integrantes do grupo, elas representam os principais momentos vividos pela corporação.

"Optamos por imagens de projetos, grupamentos e de grandes eventos de que a Guarda participou. É um grande apanhado desses dez anos de serviços prestados ao município", ressalta Reis.

Há dois anos trabalhando na categoria, o guarda José Augusto se diz satisfeito com os resultados conquistados e garante que a população de Betim já reconhece e se orgulha do trabalho da corporação.

"O nosso trabalho é preventivo e as pessoas entendem isso. Por meio da nossa central de atendimento, por exemplo, temos dado um grande apoio às escolas", garante.

Pioneirismo

A medida de criar a guarda foi inédita e a corporação foi a primeira do Estado a funcionar em parceria com a Polícia Militar. "O objetivo inicial era que a Guarda cuidasse do patrimônio público municipal, apoiando a PM e substituindo os militares que faziam serviços administrativos. Com o tempo, essa parceria se tornou um sucesso e tivemos uma redução no índice de criminalidade", lembra o ex-comandante do 33º Batalhão da PM, tenente-coronel Roberto.

Hoje, amplamente disseminados nas maiores cidades do país, os guardas municipais trabalham na fiscalização de prédios públicos e no atendimento direto à população em ocorrências dos mais diversos tipos. O resultado é um intenso trabalho de prevenção e inibição da violência, através da ronda patrimonial em colégios, hospitais e Unidades de Atendimento Imediato (UAIs).

"O ideal da Guarda Municipal é prevenir, o que acaba somando muito com o trabalho da Polícia Militar, que atua na área da repressão. Em muitas vezes, esses profissionais estão em lugares em que nós não estamos e, apesar desse ser um trabalho embrionário, se comparado ao tempo de vida da PM, a categoria já tem conseguido grandes atuações", garante o major Emerson, comandante da 174ª Companhia da PM.

Estatuto

Apesar das comemorações, a Guarda Municipal, que hoje conta com 155 agentes, ainda reivindica a aprovação de um estatuto próprio que regulamente questões trabalhistas, dentre elas o plano de carreira. "Entregamos uma cópia deste documento à prefeita para que ela possa analisá-lo e, quem sabe, encaminhar para a Câmara Municipal votar. Seria uma grande vitória", explica o guarda José Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário