Seguidores

Visitantes ONLINE

domingo, 3 de julho de 2011

Guarda Municipal coloca 350 homens nos balneários do Verão 2011


Pelo menos 350 homens do efetivo da Guarda Municipal de Belém vão desembarcar nas praias de Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e Cotijuba neste verão. A chamada Operação Verão 2011 começa nesta sexta-feira (1º).
O efetivo será formado por servidores do serviço operacional, manutenção, administrativo, trânsito e tático, que serão distribuídos proporcionalmente nos balneários. Mosqueiro reúne a maior oferta porque tem a maior demanda: 250 homens. O restante vai para Outeiro, Icoaraci e Cotijuba.
A recomendação maior do comando da Guarda é prevenir ocorrências típicas da época, como condutores bêbados ao volante. A ordem é assegurar maior segurança aos veranistas.
A partir do dia primeiro de julho, os 350 homens já estarão a postos nos balneários. Em Mosqueiro, um quartel foi improvisado na Escola Municipal Donatila Alves, localizada à rua da Bateria. Icoaraci e Outeiro receberão, pelos menos, cada um, 15 homens, que vão se revezar por turnos. Já para Cotijuba ficou acertado seis guardas por turno.
Nos finais de semana, dias que concentram o maior fluxo de pessoas nas balneários, o efetivo é reforçado. “Nesses dias, de acordo com a demanda local, vamos aumentar o número de guardas por turno em cada distrito, dentro do número estipulado para a Operação, que é de 350 homens”, explicou o inspetor Serrão, chefe da Assessoria Técnica da GMB. Atenção especial será dada aos grandes eventos programados como, por exemplo, o tradicional triathlon e as corridas de Verão.
Outra preocupação da GMB é com a presença dos trios elétricos, sobretudo em Mosqueiro. A guarnição está preparada para evitar que os brincantes desses trios, autorizados pela Prefeitura de Belém, excedam na diversão. Qualquer tentativa de arrastão será rigorosamente combatida.
Uma das novidades deste ano, que vai assegurar mais segurança e tranquilidade aos banhistas, é a utilização de três cães farejadores da Guarda Municipal de Belém. Pontos estratégicos já foram definidos pelo Comando da Guarda e Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac) para posicionamento do reforço operacional nas orlas de Belém. Além disso, seis cães de guarda e proteção também serão utilizados durante a operação. O efetivo conta ainda com o apoio de 18 motocicletas e 12 viaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário