Seguidores

Visitantes ONLINE

terça-feira, 19 de julho de 2011

Direção do SINDPOL/MG participa de manifestação dos Guardas Municipais em BH


Em apoio a valorização dos guardas municipais de Belo Horizonte, fazendo coro ao movimento nacional de fortalecimento da instituição, a Direção do SINDPOL/MG se fez presente no dia de protesto da Guarda Municipal promovido pelo SINDGUARDAS/MG - Sindicato dos Guardas Municipais de Minas Gerais. Esses operadores de segurança pública têm atravessado uma verdadeira via crucis em busca da valorização. Desnecessário dizer que, em Belo Horizonte e em várias cidades de Minas Gerais, eles têm contribuído em muito com a prevenção delitiva e com a segurança pública, o que vai além da mera guarda patrimonial. Para tanto, estes servidores não dispõem de apoio institucional, condições de trabalho, armamento necessário, tampouco salários dignos compatíveis com a dignidade da função.

O SINDPOL/MG entende que é mister que os governos Municipais, Estaduais e o governo Federal estabeleçam um marco regulatório através de uma PEC, padronizando e uniformizando as ações e o exercício da função dos guardas civis metropolitanos, que deve ser sim, elevados a condição de polícia preventiva municipal, com o amplo apoio da população, com o controle externo, interno e social, pois a existência e funcionamento pleno desses órgãos no âmbito do município, só corroboram com os fins buscados pelas polícias Civil, Militar e demais órgãos envolvidos no arcabouço da segurança pública.

Outra reivindicação dos guardas municipais é a autonomia para se autogerir, ou seja, serem dirigidos e coordenados por servidores formados no seio da própria corporação, e com isso, construir um plano definido de carreira, promovendo uma efetiva valorização de seus cargos e funções.

Hoje, as guardas municipais, em sua grande maioria, são dirigidas por policiais aposentados, que muitas vezes tentam reproduzir as mazelas de outras instituições como regimes, doutrinas e outros vícios, incompatíveis com o estado democrático de direito, no seio orgânico das guardas, afastando-se do princípio criador desse importante órgão, que é o POLICIAMENTO DE PROXIMIDADE E A FILOSOFIA DA SEGURANÇA CIDADÃ, premissas adotadas pela ONU através do PNUD, que tem produzidos significativos resultados na redução da criminalidade, onde são implantados.

O SINDPOL/MG defende e promove esta ideia.


http://www.sindpolmg.org.br/portal/pagina/710

Nenhum comentário:

Postar um comentário