Seguidores

Visitantes ONLINE

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012


Ato pela democracia e em solidariedade a Rogério Correia abre semana na ALMG

Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG
“Democracia sem oposição é ditadura”. A frase na faixa da entrada da Assembleia Legislativa deu o tom do ato público pela liberdade realizado por lideranças de sindicatos, movimentos sociais, deputados federais e estaduais de diversos partidos, nesta segunda, 6/2, na Assembleia Legislativa. O ato político foi em solidariedade ao líder da Bancada do PT, deputado estadual Rogério Correia, alvo de representação do PSDB na Comissão de Ética da ALMG. Correia lidera deputados do PT, PC do B e parte do PMDB, reunidos no Movimento Minas Sem Censura, em oposição aos tucanos. A representação acusa o deputado de falta de decoro parlamentar por procedimentos na investigação do escândalo de desvios de verbas da “Lista de Furnas”, que envolve personalidades do PSDB de Minas Gerais.
O ato público foi precedido de uma entrevista coletiva do jornalista Amauri Ribeiro Jr., autor do livro “Privataria Tucana”, lançado à noite. O deputado federal Protógenes Queiroz(PCdoB/SP), também participou da coletiva e falou sobre a CPI da Privataria a ser instaurada em março na Câmara Federal. Lideranças políticas e dos movimentos sociais e sindical acompanharam a entrevista na Sala de Imprensa da ALMG.
Livro e a Lista de Furnas
Legenda: Na foto, (sentados) deputado estadual PT/GO, Mauro Rubem, deputado estadual PT/MG, Rogério Correia, jornalista Amaury Ribeiro Júnior, deputado federal PCdoB/SP, Protógenes Queiroz, deputado federal PT/MG,Reginaldo Lopes. (Em pé) os deputados estaduais Paulo Lamac(PT) e Carlin Moura(PCdoB), e o deputado federal, Miguel Correia Jr.(PT). Foto: Guilherme Dardanhan
O jornalista Amaury Ribeiro Jr. – autor do livro “Privataria Tucana” – reafirmou a veracidade das denúncias: “a roubalheira da privatização foi comprovada com documentos obtidos em cartórios e órgãos oficiais.” Amaury Jr. disse ainda que o conteúdo do livro reflete parte das irregularidades que ocorreram durante as privatizações das estatais -  “a gente sabe que é muito mais”- apontando como responsáveis o “alto tucanato de São Paulo”.
Sobre a veracidade ou não da “Lista de Furnas”, Amaury Jr. lembrou que, à época,  trabalhava na Revista “Isto é”, que divulgou diálogos entre um assessor do deputado Rogério Correia e o lobista Nilton Monteiro, afirmando que “em nenhum momento ele falava que queria falsificação. Sabia que Nilton era polêmico, mas queria o laudo original da Polícia Federal. Precipitado foi publicar a xerox da lista, mas o laudo é verdadeiro e os tucanos estão usando a Polícia Civil do Estado(de Minas Gerais) numa investigação federal. Ninguém encomendou ou falsificou. Queriam o documento original. Saí da “Isto é” e não concluí as reportagens, mas a “Folha de São Paulo” e a Rede Globo deram que o laudo era verdadeiro.”, relembrou.
O jornalista Amaury Ribeiro Jr.  afirmou que a lista é verdadeira e que o laudo da Polícia Federal comprovou que é original. “O deputado Rogério Correia estava cumprindo o papel dele de investigar. Qual é a função de um deputado? É investigar. Acusá-lo de um ato por estar cumprindo seu ofício? Eu acho que é uma coisa totalmente arbitrária e acredito que não vai ter êxito. É um atentado à democracia no Estado e ninguém pode aceitar um negócio desse”, reiterou.
CPI da Privataria
Fotos: Guilherme Dardanhan
A partir das denúncias apresentadas pelo jornalista Amaury Ribeiro Jr. no livro “Privataria Tucana”, o deputado federal do PC do B/SP, Protógenes Queiroz, reuniu 206 assinaturas, 35 a mais às 171 exigidas para instaurar a “CPI da Privataria”. Protógenes propõe  investigações sobre supostos desvios de recursos para paraísos fiscais ocorridos durante as privatizações de estatais, durante o governo do então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso(PSDB). Ele também participou da entrevista coletiva com o jornalista e afirmou: “nós queremos rever as privatizações dos setores estratégicos como siderúrgico e de telecomunicações, que foram vendidos em troca de políticas públicas que não foram consolidadas. Queremos de volta o dinheiro do contribuinte, do povo brasileiro”.
O deputado Protógenes Queiroz espera que, na primeira quinzena de março, a CPI possa ser instaurada na Câmara Federal. Segundo ele, as CPIs criadas para investigar o tráfico de pessoas, a exploração sexual de menores e o trabalho escravo foram apresentadas antes de seu requerimento e têm prioridade, de acordo com o regimento da Câmara Federal. O ex-delegado da Política Federal lembrou que o Congresso tem “compromisso democrático” com a população e prova disso é também ter reunido assinaturas de integrantes da oposição, inclusive do PSDB. Queiroz disse que o presidente da Câmara, Marco Maia(PT), vai instaurar a CPI assim que as assinaturas forem comprovadas.
Também prestaram apoio ao deputado estadual Rogério Correia, que acompanhou a entrevista coletiva, deputados federais do PT e do PCdoB, deputados do PT, PCdoB e PMDB e prefeitos petistas, como a de Betim, Maria do Carmo Lara.
Ato Público pela liberdade
O período da história brasileira dos anos 70, marcado pela censura e repressão estabelecidas pela ditadura militar foi lembrado em diversos discursos na manifestação. A tentativa de censurar e reprimir os movimentos populares e a Oposição na Assembleia Legislativa também foram repudiados por diversas lideranças nacionais, estaduais e municipais que participaram do ato. O deputado estadual do PT, Adelmo Carneiro Leão, justificou sua ausência, pois cumpria outros compromissos no interior, manifestando sua solidariedade ao deputado Rogério Correia. Fez suas as palavras do deputado André Quintão, que afirmou: “O reconhecimento do trabalho do deputado Rogério está no fato dos deputados do PT terem reconduzido, em 2012, Rogério Correia à liderança da bancada na Assembleia Legislativa.”
A coordenadora do SindUTE/MG, Beatriz Cerqueira, transmitiu solidariedade ao deputado petista, relatando que os movimentos sociais e sindicais convivem há anos com a mesma situação em Minas. Ela lembrou a ação repressiva do Governo de Minas com relação aos professores estaduais durante a greve de 112 dias no ano passado.
A líder dos professores da rede estadual criticou a última campanha publicitária do Governo de Minas, que veicula informações sobre a educação no Estado. “Como se não bastassem o congelamento da carreira e a retirada de direitos adquiridos promovidos pelo Governador Anastasia, o governo faz propaganda mentirosa na TV, no rádio e no jornal, gastando dinheiro da população mineira”, denunciou. Ela afirmou que  que o governo mineiro não investe o mínimo em educação determinado pela Constituição Federal, que é de 25%, ficando abaixo disso e que faltam vagas de ensino médio e de educação infantil em Minas Gerais. “Se todos os adolescentes em idade escolar quisessem estudar faltariam cerca de 800 mil vagas. Se todas as crianças procurassem vagas na educação infantil, faltariam cerca de 700 mil vagas.”
Veja quem participou do ato público:
Entidades Sindicais
Sindicato dos Arquitetos de MG, Asthemg, Sindsaúde, Sindicato dos trabalhadores de Tribunal de Contas de MG, CUT Nacional, SindJUS, Sindieletro, CUT-MG, Sind’água, Sindimetro, Sintraf, Sindicato dos Jornalistas, AJOSP, Serjusmig, Sindguardas, Movimento Unidade e Ação Sindical, Sindipol, Fetraf, SindUTE, Sindicatos Farmacêuticos, Sindicato dos Médicos, Sindifisco, Sisipsemg, CTB.
Entidades do Movimento Social e Popular
ASSEAP – Feira da Afonso Pena, UNE, MAB/VIA Campesina, MST, DCE – Lavras, CPT, Rede Nós Amamos Neves, AMES-BH, Consulta Popular, UEE-MG, UJR, Brigadas Populares, PRC, MLC.
Deputados Federais
Padre João – PT, Reginaldo Lopes – PT, Miguel Corrêa – PT, Gabriel Guimarães – PT, Protógenes Queiroz – PcdoB, Jô Moraes – PcdoB.
Deputados Estaduais
Sávio Souza Cruz – PMDB, Antônio Júlio – PMDB, André Quintão – PT, Pompílio Canavez – PT, Carlin Moura – PcdoB, Lisa Prado – PSB, Paulo Lamac- PT, Mauro Rubem – PT/GO e Diretório Nacional do PT, Adriano Oliveira – PT/RS em Diretório Nacional.
Prefeitos
Roberto Carvalho – Vice Prefeito de BH, Maria do Carmo – Prefeita de Betim, Quido – Prefeito de São José da Lapa – Getúlio – Vice prefeito Fervedouro
Vereadores
Aída – Mariana – PT, Batista – Bonfinópolis – PT, Kaka – São José da Lapa – PT e Betinho Duarte – PSB.
Militantes do PT: de Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Vale do Jequitinhonha, Nova Lima, Mariana, Contagem e Betim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário