Seguidores

Visitantes ONLINE

segunda-feira, 22 de março de 2010

Guarda Municipal de Juiz de Fora protege trilhas do Morro do Imperador




A Guarda Municipal de Juiz de Fora, um dos departamentos da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH), numa iniciativa pioneira, está lançando a operação “Trilhas do Imperador”, no Morro do Cristo. Duas vezes por semana, em horários alternados, equipes da GM percorrem a trilha, que tem início no alto da Rua Dr. Constantino Paletta, e termina no Mirante do Cristo. O objetivo deste trabalho é detectar os principais problemas que afetam a preservação da área, proporcionando maior sensação de segurança, tanto para quem usa o caminho para passeios ecológicos, quanto para os moradores do seu entorno. A atividade é realizada em caráter voluntário pelos guardas municipais, em horários alternativos, não comprometendo a escala de serviço e a cobertura dos demais postos já existentes.


Em janeiro deste ano, uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Juiz de Fora discutiu a questão da segurança no local. Os moradores da região se mostraram preocupados com o mau uso da área por alguns visitantes. A partir de então, a Guarda foi envolvida no processo, uma vez que já fazia rondas periódicas na parte superior do morro, com a equipe de motopatrulhamento. Neste trabalho estão incluídas atividades de proteção ao meio ambiente, previstas como uma das funções da Guarda, dentro das áreas de responsabilidade do município. “A falta de segurança e o clamor dos moradores do entorno fizeram com que a Guarda se sentisse na obrigação de agir, cooperando com a comunidade e amenizando possíveis conflitos ocorridos ali”, afirma o chefe do Departamento da Guarda Municipal, major José Mendes da Silva.

Neste primeiro momento, a operação tem caráter preventivo. Todas as situações observadas no trajeto estão sendo colocadas em relatório, para acionamento dos órgãos que possam atuar sobre irregularidades específicas, tomando as providências cabíveis em cada caso. O principal problema detectado até agora é a existência de lixo, jogado ali de forma indevida, incluindo até mesmo pedaços de vidro, que, expostos ao sol, oferecem risco de incêndios na mata.

Para a moradora das imediações da trilha, Regina Célia de Lima Pereira, a presença da Guarda já vem surtindo efeito positivo. “De modo geral, a gente nota uma melhora, sobretudo no comportamento de pessoas que costumavam incomodar muito os moradores daqui. Só a presença dos guardas já mostra que o local não está abandonado, livre para os usuários fazerem o que bem quiser”, constata a moradora. Ela aposta em iniciativas como esta para o incremento de atividades que revitalizem a área.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da SARH, pelo telefone 3690-8552.

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

Publicado em JF CLIPPING

Nenhum comentário:

Postar um comentário