Seguidores

Visitantes ONLINE

quarta-feira, 31 de março de 2010

Minas discute reestruturação do CONASP - Conselho Nacional de Segurança Pública Por ESPASSO CONSEG





Apenas Sete Estados brasileiros estão discutindo sobre a reestruturação do CONASP. Minas Gerais é um deles. Chegou a nossa vez de dizermos o que e como queremos a segurança pública em nosso País.


Minas Gerais é um dos sete (7) Estados brasileiros que contribuirá com propostas para a reestruturação do Conselho Nacional de Segurança Pública - CONASP. Serão debatidos quatro temas importantes: missão, atribuições, regimento interno e normas de funcionamento; processo eleitoral para escolha de membros e entidades, composição, segmentos e representatividade; relações institucionais com outros conselhos nacionais, estaduais, municipais, distritais e comunitários de segurança pública e outros órgãos; e formas e mecanismos de monitoramento dos princípios e diretrizes da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública.

A discussão aconteu no dia 31 de março de 2010, das 8 às 18 horas, na Escola do Legislativo (Avenida Álvares Cabral, 2.161) e na Assembléia Legislativa (Rua Rodrigues Caldas, 30), no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, durante Audiência Pública convocada pela Comissão de Participação Popular, por iniciativa do ESPASSO CONSEG, e reuniu gestores públicos estaduais e municipais, profissionais das áreas de justiça e de segurança pública, e diversos segmentos da sociedade civil mineira.

Comentários e análise do participante GCM Bueno

Uma das principais diretrizes aprensentas, foi a busca de um conselho com autonomia sem subordinação aos de outra esfera fedederativa.A construção de um conselho com caráter não apenas consultivo mas também deliberativo e que não se submeta aos interesses corporativistas ou particulares, buscando sempre a participação da sociedade civil.
Também foram estabelecidas as bases para a criação e estruturação dos conselhos municipais de segurança pública.


Estiveram presentes na audiência o Sindicato dos Guardas Municipais de Minas Gerais SINDGUARDAS e diversas corporações municipais de Guardas Civis do Estado.

A força azul marinho do interior de Minas tem se destacado pela presença nestes espaços de construção da Segurança Pública.O GCM Bueno
parabeniza o empenho destes cidadãos que buscam democrátizar o modelo e as políticas de segurança e convoca a participação da força Belorizontina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário