Seguidores

Visitantes ONLINE

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Guarda Civil Municipal de Alfenas/MG agora tem Canil

Ter, 30 de Novembro de 2010 23:22 O Diário de Minas

Foi inaugurado na última terça-feira (23/11), na parte da manhã, o Canil da Guarda Municipal, localizado à Rua Iara Coelho Holanda, no bairro Jardim Aeroporto.

O canil conta com sete cães, entre eles 1 cão da raça Rottwailler, 4 Pastores-Alemão, 1 Labrador e 1 Cocker. Segundo o Inspetor do Canil Municipal, Francisco de Paula Victor Morais, "hoje contamos com 4 guardas municipais, todos adestradores e condutores e eles já realizaram vários cursos de capacitação, que é uma pré-exigência para os funcionários atuam nesta área".
O inspetor conta que os cães podem ser empregados em situações de operações de busca e recaptura, faro de entorpecentes, resgate e salvamento, além de desenvolver, atender e prestar apoio à operações policiais em Alfenas e várias cidades do sul de Minas como: Areado, Alterosa, Machado, Campos Gerais, Boa Esperança, Paraguaçu, Guaxupé, Nova Resende, Poço Fundo, entre outras.
O atendimento às cidades da região é sem ônus para o município e as despesas de transporte e alimentação são pagas pelos próprios municípios requisitantes dos serviços. “Os cães foram adestrados para cumprirem de forma totalmente adequada todas as funções a que forem destinados”, garante o inspetor Morais.
O Prefeito, Luiz Antônio da Silva, mostrou-se muito satisfeito com mais este feito. “A segurança está tendo toda nossa atenção. Já investimos em Câmaras de Vigilância e monitoramento e agora entregamos o canil, um suporte a mais para a segurança do município.
Segundo estatísticas, foram cumpridos mais de 50 mandados em residências e foram apreendido aproximadamente 20 quilos de entorpecentes, entre elas: crack, cocaína e maconha. As atividades do canil são feitas através de cumprimento de mandado, sempre em apoio aos órgãos competentes, tais como: Polícia Militar e Polícia Civil.  Os guardas do canil recebem constantes cursos de capacitação. Os cursos foram realizados na ESA –  Escola de Sargentos do Exército, em Três Corações, Polícia Militar de Belo Horizonte, Varginha e Curso de Adestramento e Reciclagem em Americana-SP.
O adestramento é uma dinâmica, sempre com técnicas novas, por isso há necessidade destes cursos, segundo o inspetor do canil. “Cada cão é treinado para uma área específica: o Labrador e o Cocker para faro de entorpecentes, Pastor Alemão para busca e recaptura e o Rottwailler é designado para contenção de tumulto".
O cão Labrador “Zeus” do canil de Alfenas, recentemente foi destaque em várias reportagens na EPTV e é considerado um dos melhores cão do sul de Minas, pelo seu desempenho em detectar entorpecentes. São várias as técnicas utilizadas, além de busca e recaptura, o cão é treinado para apreensão em veículos, matas e lugares confinados, cumprindo sempre a missão destinada, relata o inspetor Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário