Seguidores

Visitantes ONLINE

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Resposta ao vereador Alexandre Gomes


Em resposta a vereador: “Vergonha de BH e de MG”

por No dia 17/10 a belo-horizontina Gláucia Cunha enviou um e-mail a todos os vereadores de BH com diversos links de matérias publicadas de absurdos cometidos pela Câmara Municipal. Seu e-mail foi bem simples: “Nosso dinheiro é capim? Parece mesmo que somos burros!” seguido desses links.
Bem, ignorada pela maioria, o vereador Alexandre Gomes respondeu com a seguinte carta que pode ser lida neste link: http://ow.ly/i/kyC8  É interessante que leia para compreender a minha resposta.
Provavelmente muitos se indignarão com sua carta, como foi comigo. Então, mesmo que tenha grande chance de ser ignorado (de acordo com o jornal Metro de hoje, 61% dos vereadores de BH ignoram e-mails, inclusive o referido), escrevi a ele, assim como muitos fizeram, e mandei a todos os vereadores. Quero compartilhar com vocês.


Câmara Municipal de Belo Horizonte



Prezado Vereador Alexandre Gomes,
Meu nome é Marcus Lemos e, inicialmente, agradeço por ler este e-mail. Agradeço, especialmente, porque o Jornal Metro afirmou hoje que o senhor faz parte dos 61% dos vereadores que ignoram e-mails. Há poucas semanas uma cidadã de Belo Horizonte, Gláucia Cunha, enviou-lhe um e-mail intitulado “Vergonha para BH e MG”, inclusive, com links de jornais renomados que endossavam sua indignação. Confesso que não a conheço pessoalmente, apesar de ter lido seu e-mail. Contudo, não vejo isso como algo necessário para rebater, com certo embrulho no estômago e profunda indignação devido a sua falta de respeito demonstrado (e arrogância), a sua carta resposta (link: ow.ly/i/kyC8 ). Como ela se tornou pública, me encontro no direito de também tornar a minha pública.
Para não exagerar em meus argumentos, gostaria de rebater ponto por ponto deixado em sua carta.
1 – Infelizmente, dizer-se vereador por cinco mandatos consecutivos apenas representa o quão defasada é a nossa educação e ignorância para não enxergamos o marasmo do progresso. Não é de hoje que vemos absurdos na Câmara – e em todas as esferas representativas. Minhas sugestão, honesta, é de que não se gabe disso, pois eu tenho vergonha da não alternância do poder. Mas, se está aí, respeite quem lhe assentou nessas cadeiras – eleitores. Me parece que o senhor não foi eleito no último pleito e assumiu o cargo com a saida de outro vereador, certo?
2 – Cabe ao cidadão, sim, fiscalizar e, dentro dos recursos possíveis, julgar todas as esferas. Lembre-se de que o senhor, assim como todos os órgãos públicos, existem para servir ao cidadão. Não o contrario, como é visto com certa naturalidade. Problemas internos da CMBH nos interessam extremamente, sim, pois estão aí para nos servir e, nós, para servirmos à nossa cidade, Estado e País.
3 – Sim. Ela extrapolou sua reclamação até a União com temas relacionados à Copa que não condizem SOMENTE à CMBH. Contudo, apenas afirmar que ela deveria reclamar também contra a ALMG e Congresso Nacional não isenta a CMBH de suas responsabilidades. Uma satisfação educada pode ser suficiente, caso realmente não haja qualquer responsabilidade da casa.
4 – O conteudo da carta dessa cidadã indignada não lhe apontou qualquer culpa, porém, como seu representante, talvez esperasse de você e de seus colegas uma satisfação. É direito dela, tal qual ela cumpre o dever de cobrar dos representantes por respostas. Contudo, novamente, se esconde das críticas feitas ao rebater que ela não pode “somente criticar, mas também sugerir”. Ora, como pessoa e como profissional, utilizo todas as críticas que recebo para a minha transformação. Se ela usou de ironia, chame isso de humor sarcástico ou, se preferir, uma figura de linguagem ou força de expressão para enfatizar seus argumentos. Creio que o senhor, em quase 20 anos de mandato, tenha recebido diversas críticas. Se o senhor não sabe o que fazer com tantos absurdos que ela apontou em seu e-mail, talvez o senhor não deveria estar assentado nesta cadeira.
5 – A maior arma do cidadão é o VOTO? Portanto, o cidadão tem poder na sua cidade somente de quatro em quatro anos? Infelizmente, acredito que este é o maior engodo no qual o brasileiro se debruça e entristece-me que um representante se esforce para que essa crença perdure. O brasileiro, por vezes, não sabe votar, infelizmente. O resultado está nas câmaras, assembleias e no nosso congresso. Contudo, a democracia pressupõe a participação popular na política (sabia que cidadania e política tem o mesmo significado? Sim! Apenas origens diferentes – latim e grego) e, tal como fez essa mulher, faço aqui também a minha participação popular ao manifestar minha indignação com meus pseudo-representantes. O senhor está aí há cinco mandatos… mas quando se discute voto distrital e outras políticas que melhorariam a nossa representatividade, aparentemente, todos os nossos “representantes” fogem do assunto.
6 – Mesmo se ela fosse candidata, não caberia a uma candidata criticar a situação? Ou, como candidata, ela deveria entrar no jogo político e manter se calada para eleger-se e não ter “rabo-preso”? Ora, candidata ou não (e creio não ser o seu caso), antes de tudo, ela e todos nós – inclusive o senhor – somos cidadãos com direito à crítica. Tenho certeza que todos nós temos interesse no melhor para a nossa Belo Horizonte, Minas Gerais e para o Brasil.
E uma última pergunta: se o senhor está entre os 6 em cada 10 que ignoram e-mails, por que fez questão de responder ao que ela lhe enviou, ainda de tal maneira?
Aproveitando, envio, novamente, os links de absurdos sobre a CMBH que ela lhe encaminhou. Minhas sugestão é que os leia e tome partido diferente ao que adotou em sua carta.

 Fonte: http://www.marcuslemos.com.br/2011/11/em-resposta-a-vereador-vergonha-de-bh-e-de-mg/

Um comentário:

  1. POR ISSO DIGO:

    NÃO REELEJA NINGUÉM!!!

    É PRIMORDIAL QUE HAJA ALTERNÂNCIA DO PODER, POIS O NOVATO SEMPRE QUER "MOSTRAR SERVIÇO". E QUEM GANHA COM ISSO É A SOCIEDADE.

    ResponderExcluir