Seguidores

Visitantes ONLINE

quinta-feira, 9 de junho de 2011

“Defesa Civil e Guarda Municipal de Juiz de Fora vão à escola” - Projeto leva prevenção, educação ambiental e cidadania para crianças


A Subsecretaria de Defesa Civil da Secretaria de Obras da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a Guarda Municipal, realizou nessa terça-feira, 7, e nesta quarta, 8, um encontro com alunos do ensino fundamental para atividades educativas em meio ambiente e cidadania. Cerca de 40 crianças entre 6 e 7 anos, da Escola Infantil Pepe Legal, do Bairro Santos Anjos, participaram de rodas de conversa, brincadeiras e dinâmicas com os profissionais dos dois órgãos, com destaque para apresentação de teatro de fantoches da Defesa Civil e a oficina de reciclagem da Guarda Municipal.


De acordo com a engenheira da Defesa Civil, Joseli Pereira Lorang, “o trabalho é preventivo e busca conscientizar as crianças quanto aos cuidados para evitar problemas de Defesa Civil. Por isso, a gente fala destes assuntos na linguagem deles. Nossos fantoches do teatro trazem personagens, como Tonho Barranco, João Inundação, Fada Chuva, Dona Tempestade, Juca Sujeira”, destaca a engenheira.


Para a Guarda Municipal, que está sendo integrada ao projeto este ano, a intenção é trabalhar conteúdos que ajudem na formação do cidadão de amanhã, como noções de trânsito, saúde, respeito ao meio ambiente, convivência e bullying. “As crianças participam bastante, respondem às perguntas e da maneira delas trazem suas visões do tema”, explica a supervisora de capacitação da Guarda Municipal, Fernanda Freitas. “A ideia é trabalhar a cidadania e o respeito ao próximo. Nós começamos firmando o compromisso de prestar atenção. Assim, firmam-se vários compromissos como respeitar o professor, o pai, a mãe”, enfatiza a guarda municipal Conceição Medeiros.


Para auxiliar no trabalho, as equipes produziram uma cartilha com lições curtas e atividades relacionadas como palavras cruzadas, jogos e até o passo-a-passo da confecção de brinquedos feitos com materiais reciclados.




*Informações com Assessoria de Comunicação da Secretaria de Obras, pelo telefone 3690-7403 ramal 227.


DEFESA CIVIL


Publicado em http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?data=8/6/2011&modo=link2&idnoticia2=29462

Nenhum comentário:

Postar um comentário