Seguidores

Visitantes ONLINE

terça-feira, 7 de junho de 2011

Montes Claros/MG Guardas municipais reclamam das precárias condições de trabalho enfrentadas pela categoria


07/06/2011 - 09h01m
SAMUEL NUNES
Repórter

Guarda municipal, que prefere o anonimato por temer represálias, procurou a reportagem de O Norte na manhã de ontem e revelou as dificuldades vivenciadas por estes servidores municipais quanto às precárias condições de trabalho enfrentadas pela categoria que conta atualmente com 84 guardas. Dentre as reivindicações está a implantação de um código de ética eficiente, corregedoria e um órgão de controle interno.

Divulgação
Dentre as reivindicações está a implantação de um código de
ética eficiente, corregedoria e um órgão de controle interno

De acordo com o guarda municipal é preciso também a administração atentar para a necessidade de um plano de carreira, algo que foi prometido em campanha e passados dois anos de governo ainda não foi cumprido.

- O salário de um guarda municipal é hoje de R$ 560,00, só não estamos ganhando o salário mínimo devido o adicional de periculosidade de 30%. É preciso, portanto mais valorização da categoria algo que ainda não aconteceu - frisa.


VEÍCULOS
O servidor lembra que a guarda municipal foi contemplada em 2008, com três veículos sendo uma van e dois Renault Sandero. No entanto, segundo o guarda municipal esta última viatura envolvida em um acidente em julho de 2009, até a presente data se encontra parada, sem que a administração tome quaisquer providências no sentido de consertar o veículo.

- A van, por excessivo tempo de uso, sem as manutenções periódicas também foi parada com o fim de sucateamento, e o outro veículo, também não possuía mais condições de uso e foi parado também. Os guardas insatisfeitos com tamanho descaso das secretarias responsáveis fizeram a famosa vaquinha, cada um doando R$ 10,00 e realizaram o conserto da viatura que está parada desde 2009 e entregará a secretaria de administração tão logo esteja pronta, garante.

O guarda salienta que o Ministério da Justiça tem incentivado os municípios à criação de guardas municipais, visto que é uma força auxiliar de segurança às demais instituições. Observa que a preocupação da secretaria nacional de segurança pública, quanto ao desenvolvimento das guardas pelo país, é tão real, que foi instituído, já no início do governo Dilma, um grupo de trabalho que terá o papel de discutir e propor as diretrizes para a padronização das guardas municipais, como plano de carreira, corregedorias próprias, cursos de formação e uniformes. No entanto, em Montes Claros ele lembra que, não há incentivo ou muito menos investimento na guarda municipal.

- É difícil para nós guardas municipais porque o governo federal valoriza a nossa categoria enquanto por aqui algumas secretarias municipais querem é extinguir com a nossa guarda que poderia ser mais atuante, presente por exemplo, em postos de saúde, escolas municipais, em eventos promovidos pela prefeitura, praças e parques, além de zelar pela segurança dos freqüentadores destes locais dando naturalmente enfoque na preservação do meio ambiente - afirma.

PONTO
O guarda municipal cobra da administração a construção de um ponto de apoio, algo que foi tirado assim que o governo atual iniciou sua gestão.

- Não temos local nem mesmo para troca de roupas algo que acaba provocando transtornos, lembra.

O servidor revela que um guarda municipal que trabalha no horário diurno cumpre uma carga horária de 6h trabalhando seis dias por semana tendo direito a uma folga. Explica que a carga de trabalho no horário noturno é de 12x36. O trabalhador criticou também o sindicato dos servidores públicos municipal pela falta de representatividade e segundo ele por não está trabalhando de forma a buscar melhorias para a categoria.

A reportagem tentou falar com assessor do Sindicato, Walmore Edi para responder as criticas do guarda municipal, mas a informação passada é de que ele possivelmente se encontra em viagem.

ESTUDO

O Norte conversou com o secretário municipal de defesa social coronel Orlando Walter Andrade Camargo, este disse que os guardas têm uma associação e todas as questões pertinentes à esta categoria é tratada com esta entidade. Revela que já aconteceu uma primeira reunião com o prefeito onde foram colocadas estas reivindicações. Em relação ao plano de carreira se limitou a afirmar que existe um esforço para que seja encaminhada à secretaria de administração projeto que já está em fase de estudo na procuradoria jurídica municipal.

Em relação ao código informa que os guardas municipais têm um regimento interno bastante incisivo em suas obrigações. Lembra que o município já possui uma corregedoria que recebe as reclamações dos servidores em geral. Revela que está também em fase de estudo estas reivindicações.

Orlando Walter afirma que em relação aos veículos o serviço não sofreu alteração de continuidade e que brevemente os veículos estão em condições de uso. Quanto ao ponto de apoio a secretaria já está em conversa com a administração a possibilidade de se encontrar um local para que possa ser utilizada pelos guardas municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário