Seguidores

Visitantes ONLINE

terça-feira, 21 de junho de 2011

Guarda Municipal do Rio de Janeiro abre concurso de olho nas olimpíadas e copa do mundo.




Para dobrar o número de guardas municipais nas ruas do Rio até o final de 2012, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) abre inscrições, amanhã, para o novo concurso da corporação. Ao todo serão duas mil vagas, que elevarão o efetivo total à casa do cinco mil funcionários. Hoje em dia são 1,7 mil homens espalhados pela cidade e mais de três mil incluindo as áreas administrativas.
“Essa leva servirá para ordenarmos, no próximo ano, outros bairros, já que nosso objetivo é organizar a cidade para os eventos internacionais que estão por vir”.
Para atender a demanda, Alex Costa garante que o programa de formação da guarda municipal foi reestruturado e a preparação dos agentes, com funções específicas e dinâmicas para lidar com o público, está mais completa.
No dia 18 de abril, a Tijuca foi o bairro pioneiro para a implantação da UOP. Apesar dos resultados positivos, o ordenamento do trânsito continua problemático.
Após recém formar quase 400 guardas municipais que assumiram a Unidade de Ordem Pública na UOP Tijuca em 18 de abril de 2011. A Academia da Guarda Municipal do Rio de Janeiro recebe guase 600 aspirantes a Guardas municipal.
O Objetivo, é chegar até 2012 com o efetivo de 8.000 mil agentes da Guarda Municipal.
Até o fim de 2012, o Rio vai ganhar mais quatro UOPs (Unidades de Ordem Pública). Segundo Alex Costa, secretário Especial de Ordem Pública, Centro, Copacabana, Ipanema e Leblon terão choque de ordem permanente, sendo patrulhados 24h por guardas municipais.
A segunda UOP (a primeira, na Tijuca, foi inaugurada dia 18 de abril) será implantada em setembro, quando uma turma com 500 guardas se formar. “Ainda estamos estudando em qual dessas áreas vamos implantar primeiro para acabar com as manchas de desordem, mas a cidade terá uma nova UOP ainda em setembro”, afirma Alex Costa.
Segundo o secretário, a unidade do Centro terá de 500 a 700 guardas. Na zona sul, 300 homens serão distribuídos pelos três bairros. Para ter condições de abrir as novas UOPs, a Guarda Municipal precisa aumentar o efetivo: concurso público para 2 mil guardas será aberto nesta terça-feira.
“Hoje, a Guarda tem 1.700 agentes atuando diariamente nas ruas. Até o fim de 2012, a meta é chegar a 3 mil. Isso faz parte da preparação para receber a Copa e as Olimpíadas”, diz o secretário.
Além de preparar novos agentes, a academia da GM vai proporcionar cursos de reciclagem. “Quase 800 têm curso superior e 200 têm mestrado ou doutorado. Temos que motivar esse guarda e
incentivá-lo a ajudar nosso trabalho”, explica.
A Guarda Municipal tem hoje em sua Academia excelente Instrutores, em sua maioria pós graduados e com registros no COREM.CRA.CREF etc. O quem tem elevado a qualidade das instruções e refletindo na capacitação dos profissionais de segurança.




instruções://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/5/inscricoes_para_ampliar_a_guarda_municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário