Seguidores

Visitantes ONLINE

sábado, 3 de março de 2012


Sob conflito entre Guardas e PM, bico é aprovado em Americana

Pelo projeto, PMs poderão prestar serviços à Gama em suas folgas

THOMAZ FERNANDES

AMERICANA

O confronto - até o momento apenas ideológico - entre guardas municipais e a Polícia Militar de Americana foi o grande destaque da noite na sessão de ontem da Câmara. O motivo é o projeto que oficializa o bico de PMs para a Gama (Guarda Armada Municipal de Americana), aprovado pelos vereadores. Enquanto os policiais comemoraram, os guardas vaiaram, exigindo que a Guarda pague horas extras .

A matéria não foi bem digerida por guardas municipais e até mesmo o comandante da Gama se posicionou contrário ao convênio. Para que os bicos fossem votados, um acordo para beneficiar os guardas foi costurado. O projeto deve regulamentar a hora extra dos guardas como uma opção de cobrir a demanda da Gama.

Nos bastidores, o que se ouvia era que a categoria não quer concorrência. O projeto autorizativo visa permitir o convênio entre a Prefeitura de Americana e a Polícia Militar, que poderá fornecer policiais dispostos a trabalhar para o Executivo nos dias de folga. O serviço seria esporádico e segue os moldes do que já existe em São Paulo.

A votação foi acompanhada por guardas à paisana e fardados (leia texto abaixo) e policiais militares e teve placar de sete a quatro, além de uma abstenção.

SINDICATO

O diretor do Sindicato dos Guardas Municipais, Rogério André Vanzo, disse que vai tentar derrubar o projeto em segunda discussão e lembrou que a medida não agrada os membros da Gama. “Eles não perguntaram aos guardas sobre essa medida. Nós somos contra e vamos tentar derrubar esse projeto na semana que vem”, disse.

O argumento dos guardas é que não há necessidade de convênio com a PM e que os próprios guardas poderiam fazer os bicos ou horas extra quando necessário. Vanzo crê que há uma tentativa de enfraquecer a Gama. O comandante da Gama, Téo Feola, foi outro a criticar o projeto. “Não vejo necessidade de firmar esse convênio. Temos equipe e equipamentos para cobrir o município sem problemas. Os guardas, quando necessário, também podem fazer hora extra”, disse.

Já o major da PM Mauro Luchiari acompanhou a votação e comemorou a aprovação do projeto. O militar não vê problemas na parceria e crê que ela somente vai acrescentar para a segurança do município. “Eu não acredito que haja problemas, em cidades onde não há Guarda a PM atende a demanda. Com isso ganham o município e a população”.

Um comentário: