Seguidores

Visitantes ONLINE

quarta-feira, 11 de abril de 2012


Diácono é preso por suposto estupro contra adolescente

Garota de 14 anos contou que o abuso sexual ocorreria há dois anos
Notícia publicada na edição de 11/04/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 9 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
Giuliano Bonamim
giuliano.bonamim@jcruzeiro.com.br

Jaime da Silva, 58 anos, pedreiro e diácono da Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro Nova Sorocaba, foi preso em flagrante por suposto estupro contra uma estudante de 14 anos, cuja família frequenta a comunidade religiosa. O homem detido visitava esporadicamente a residência da menor para pregar a Palavra de Deus. Jaime foi surpreendido pela Guarda Civil Municipal (GCM), ontem, às 7h, na avenida Fúlvio Cláudio Biazzi, no Jardim Novo Horizonte, sem camisa e ao lado da garota, que estava nua no banco de trás do automóvel Focus, de placas JUR-7988, Sorocaba, de propriedade do diácono. 

Segundo a delegada Jaqueline Barcelos Coutinho, titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba, a garota contou em depoimento à Polícia que o diácono praticaria o abuso sexual há dois anos. Ambos disseram que nunca houve penetração, mas os encontros eram praticamente diários, sempre no mesmo local e horário.

Desde agosto de 2009, o estupro passou a conter a conduta de constranger alguém (e não apenas a mulher) à prática de atos libidinosos diversos da conjunção carnal, que anteriormente caracterizava o crime de atentado violento ao pudor (art. 214 do Código Penal). Assim, para a configuração do estupro basta que uma pessoa (homem ou mulher) obrigue outra a com ela praticar qualquer ato libidinoso.

A vítima estaria sendo presenteada com guloseimas, dinheiro e até telefones celulares durante os encontros. De acordo com a Polícia, a menina nunca denunciou o diácono por ter sido ameaçada. "Ele teria dito que poderia fazer algum mal aos pais dela caso soubessem dos encontros", comentou a delegada. A titular da DDM também apreendeu os telefones celulares do diácono e da estudante. Segundo a delegada, os dois aparelhos contêm várias ligações trocadas entre eles. "Esses equipamentos serão periciados para a verificação da quantidade de ligações."

Os pais da vítima confirmaram que o diácono costumava frequentar a casa da família. A amizade era mantida pelo lado religioso de Jaime. "Nunca pude imaginar que isso poderia acontecer", disse a mãe da garota.

A GCM flagrou a ação do diácono ao desconfiar da presença de um automóvel, com o pisca-alerta ligado e os vidros escuros, estacionado em uma via pública com pouco movimento. Ele foi visto sem camisa pelos guardas Alexsandro, Oliveira Lima e Alison, quando nesse momento a garota vestia o uniforme escolar - camiseta, calça - e sandália. "Ele demorou um pouco para abrir a porta do carro para ter tempo de colocar a roupa, mesmo com a nossa insistência", diz Alexsandro.

O diácono foi encaminhado à Delegacia de Polícia Participativa (DPP) da zona norte. Ao ser colocado em outra viatura da GCM para ser levado à DDM, ele negou ter cometido qualquer tipo de crime e disse que a menor era "como se fosse a sua filha". O pai da garota foi até o veículo e precisou ser contido pelo guardas. "Você é um vagabundo! É isso que você prega na igreja, estuprando a filha dos outros?", diz, em voz alta. Mais calmo, o pai da menina disse não guardar mágoas do diácono e espera Justiça. "Entrego para Deus, estou tranquilo", comenta.

Jaime da Silva foi encaminhado à Cadeia Pública de Pilar do Sul, local que abriga suspeitos de crimes sexuais. A pena para o crime gira em torno de 8 a 12 anos de prisão. A adolescente passou por exames de corpo de delito no Hospital Regional de Sorocaba. O próximo passo da delegada Jaqueline Barcelos Coutinho é ouvir pessoas ligadas à garota e ao diácono. A titular da DDM não descarta a possibilidade de haver outras vítimas. "Mas, por enquanto, trabalhamos com um caso isolado", comenta. A reportagem do jornal Cruzeiro do Sul tentou entrar em contato com algum representante da Igreja do Evangelho Quadrangular, no bairro Nova Sorocaba. Ninguém foi encontrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário