Seguidores

Visitantes ONLINE

domingo, 29 de abril de 2012


Guarda Municipal faz desabafo a vereadores
24 de Abril de 2012

A falta de equipamentos de segurança, de uniformes e a necessidade de uma base própria foram algumas das reclamações levadas por representantes dos guardas municipais concursados e dos aprovados, que esperam ser chamados pelo Poder Público, na Autarquia de Segurança e Trânsito de Criciúma (ASTC). E estrutura adequada, chamada de concursados e necessidade de mudança na legislação para que a guarda seja armada foram reivindicados pela categoria nesta noite, na sessão da Câmara de Vereadores de Criciúma.

“Um cara armado entrou no 24 Horas e o guarda municipal correu para o banheiro para pedir ajuda a Polícia Militar. Os cidadãos civis correram atrás dele. Da forma como está, sem colete balístico e uso de arma, esta é a única coisa que resta. Várias vidas estavam em risco, inclusive a do profissional da ASTC, por isso, na categoria foi decidido: sem armas não trabalhamos mais nos 24 horas”, ressaltou o guarda Rodrigo Darela de Souza. Desde a ocorrência a vigilância nas unidades de saúde está sendo realizada, conforme o profissional, por vigilância terceirizada contratada.

Conforme os guardas, da forma como funciona atualmente, alguns profissionais, afirmam, estão com medo e desestimulados, e assim passam a deixar a função para fazer outros concursos e procurar outros empregos. Conforme a assessoria de imprensa da Casa Legislativa, os vereadores devem entrar com um requerimento para promoção de uma audiência pública em busca de melhorias de condições de trabalho da categoria, além da chamada dos aprovados no concurso de 2010.

Colaboração: Daniela Niero/Comunicação Câmara Criciúma

Comentários:

1- Para os que não sabem o que é 24 Horas vai ai a informação:

 O setor de Urgência e Emergência é responsável pelas Unidades de Saúde 24 horas do bairro Próspera e Boa Vista. Nestas unidades são realizados os atendimentos de Emergência que não podem ser resolvidos nas Unidades de Saúde dos bairros ou que ocorrem após o horário de funcionamento dos mesmos. No Ambulatório são realizados serviços como psiquiatria, ortopedia, cardiologia, dermatologia, nefrologia, geriatria, ginecologia, pediatria, endocrinologia, pequenas cirurgias, nutrição, psicologia e fisioterapia, todos com agendamento prévio, vacinas e atendimento de Gessista para todo o município.
Fonte: http://www.criciuma.sc.gov.br/conteudo.php?codigo=255&secretaria=16

2- O que é a Guarda Municipal de Criciuma.
  
A Guarda Municipal é destinada a promover a vigilância e a segurança dos logradouros públicos,das áreas de preservação do patrimônio natural, cultural do município,entre outros conforme a lei.Criar rondas permanentes para promover a segurança dos bens, serviços e instalações municipais.Atuar quando solicitada em atividade de prevenção policial em eventos, solenidades.Fiscalizar as vias públicas, conforme a legislação vigente. As demais competências estão nas atribuições da Guarda Municipal, lei 5390, art 16.Os guardas municipais atuam nas vias diretamente com a população,a fim de prestar auxílio à comunidade com ações integradas e preventivas.Eles deverão intervir,gerenciar e mediar conflitos e crises em bens, serviços e instalações municipais, vias e logradouros públicos. Monitoram o trânsito, orientam alunos das escolas e promovem a segurança dos bens públicos.
EfetivoA Guarda Municipal de Criciúma possui atualmente 43 integrantes.
ViaturaExerce a mesma função do agente fiscalizador, utilizando automóvel, para fornecer o atendimento rápido em diversas situações.
Ronda
O uso da motocicleta auxilia o agente fiscalizador a fim de atender à população em diversas situações.

3- Ponto interessante saber que 43 integrantes, reivindicando seus direitos conseguiram uma audiência publica para junto a sociedade conseguir melhorias para a classe, meus parabéns aos guardas. Só uma pergunta, o que +-  2300 homens conseguiriam se reivindicassem melhorias?  

Boa noite...

Nenhum comentário:

Postar um comentário