Seguidores

Visitantes ONLINE

domingo, 9 de maio de 2010

Guarda com mais rigor e eficiência


Trânsito
Canetada com muito mais rigor
Entre fevereiro e abril deste ano, guardas autuaram 28.629 vezes
Publicado no Jornal OTEMPO em 08/05/2010Avalie esta notícia » 246810.Tâmara Teixeira
Notícia
Comentários(5)Compartilhe
Mais notícias
AAFOTO: Cristiano Trad - 23.2.2010

Canetada. Depois de briga judicial, Guarda Municipal foi autorizada, em fevereiro, a aplicar multarCristiano Trad - 23.2.2010
Canetada. Depois de briga judicial, Guarda Municipal foi autorizada, em fevereiro, a aplicar multar
Galeria de fotos
O primeiro balanço de multas divulgado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial mostra que os guardas municipais têm sido bem mais severos que os agentes da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) na hora de punir as infrações dos motoristas da capital mineira.

Os números mostram que, nos três primeiros meses de controle e fiscalização do trânsito - entre fevereiro e abril deste ano -, os 120 guardas municipais aplicaram 28.629 multas. O saldo dá uma média diária de 2,6 infrações para cada um dos profissionais da corporação que atuam no trânsito.

O índice é superior à média dos agentes da BHTrans, de 1,8 - se forem consideradas as notificações feitas pelos 420 agentes da empresa entre janeiro e março de 2009. No período foram registradas 69.078 autuações. Desde dezembro do ano passado, a empresa está impedida de aplicar multas.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial diz que os números refletem o comportamento mal educado dos motoristas e não um rigor maior dos guardas.

Os números da Polícia Militar também mostram que a vigilância sobre os motoristas está acirrada na capital. Com aumento do efetivo nas ruas - de 250 em 2009 para os atuais 420 - os guardas de trânsito registraram, entre janeiro e março de 2010, 28.129 infrações. No mesmo período do ano passado foram 17.028 multas. A média de registros diários de multa de cada um dos policiais não alterou muito entre os dois anos. Passou de 0,7 por dia para 0,75.

Segundo o coronel da Polícia Militar, Roberto Lemos, os registros confirmam o aumento do número de policiais nas ruas. "Em junho do ano passado, a Companhia de Trânsito foi elevada a Batalhão de Trânsito. Por isso, em agosto, precisamos aumentar o nosso efetivo. Com mais homens, o número de multas também aumentou", disse o coronel.

Entenda. A Guarda Municipal começou a multar no último dia 2 de fevereiro. Mas a novela sobre quem seria o responsável por operar, orientar e fiscalizar o tráfego da capital começou muito antes.

Em setembro de 2009, os guardas chegaram a autuar os belo-horizontinos, mas o Ministério Público Estadual (MPE) conseguiu liminar derrubando o poder de polícia de trânsito atribuído a eles. No dia 13 de janeiro deste ano, o Tribunal de Justiça de Minas devolveu aos guardas a responsabilidade das multas.

Ranking de produção é criticada
Em junho de 2008, a divulgação de um ranking de produtividade da Gerência de Estacionamento Rotativo da BHTrans que classificava os melhores agentes de acordo com critérios de produtividade levantou a discussão sobre a forma como a BHTrans vinha atuando. Entre os critérios de avaliação estava o de quem aplicava mais multas individualmente.
Na época, a empresa negou que os agentes de trânsito fossem estimulados a multar em troca de benefícios. A denúncia foi alvo de uma investigação do Ministério Público Estadual (MPE). (TT)

Audiência
Estatuto. Depois de amanhã, as comissões de Direitos Humanos e de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal realizam uma audiência pública para discutir o estatuto que rege os guardas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário