Seguidores

Visitantes ONLINE

sábado, 22 de maio de 2010

Guarda Municipal de Belém ensina Exército a escoltar na cidade



Da selva à cidade. Quinze soldados do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) se preparam, na Guarda Municipal de Belém (GMB), para o enfrentamento de situações em plena zona urbana. O curso Batedor e Escolta com Motocicleta está sendo ministrado por homens do Grupamento Ronda da Capital (Rondac), da GMB, especialistas na prestação desse serviço.
O treinamento, de nível1, de caráter teórico e prático, com carga horária de 30 horas, começou na manhã de segunda-feira (17), sob as orientações do inspetor Adonai do Socorro, chefe do Rondac, do subinspetor Medeiros e do guarda Abel.
O soldados já receberam instrução de defesa pessoal, abordagem, motores, prevenção de acidentes, deslocamento de escolta, estacionamento, posicionamento das motocicletas, e fechamento de vias, entre outras. As aulas começam na sala de instrução do quartel geral da GMB, no Tapanã, e terminam nas ruas de Belém, no enfrentamento de situações reais.
O inspetor Adonai explica que, embora o curso seja de Batedor e Escolta, não dispensa treinamento de enfrentamento de situações possíveis de acontecerem no exercício da função.



Ellen Margareth, inspetora-chefe da GMB, lembra que os soldados do 2º Bis bem que poderiam receber esse tipo de treinamento dos homens da Polícia Rodoviária Federal (PRF), instituição também especializada nesse serviço. Acontece, explica Margareth, que os homens do Rondac trabalham em área urbana, mira dos militares. A PRF é especialista em escolta nas rodovias e estradas federais, ao contrário dos batedores da Guarda. “E ainda: o curso é resultado da boa parceria que há entre a Guarda Municipal e o Exército Brasileiro, com o objetivo de efetivar reciprocidades na troca de experiências e saberes”, concluiu a comandante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário