Seguidores

Visitantes ONLINE

quarta-feira, 31 de outubro de 2012


Agentes da Guarda Municipal andarão armados em Vila Velha, garante prefeito eleito

quarta-feira, 31 de outubro de 20120 comentários


O prefeito eleito de Vila Velha, o deputado estadual Rodney Miranda (DEM), garantiu que os agentes da guarda municipal passarão a andar armados a partir de seu mandato. Segundo ele, o objetivo é reforçar a segurança no município, dando apoio ao trabalho da Polícia Militar.
Em entrevista à Rádio CBN Vitória, na manhã desta terça-feira (30), Rodney não determinou um prazo para que a mudança entre em vigor, mas destacou que o importante é preparar esses profissionais para utilizar as armas.
"Primeiro precisamos capacitar, depois equipar e, por fim, armar os agentes. Não posso ser irresponsável a ponto de armar uma pessoa que não tem preparo para isso", enfatizou.
Na avaliação do deputado, somente armados os guardas municipais terão condições de oferecer a segurança adequada à população. "A decisão de ter ou não a Guarda é uma. Se temos a Guarda, ela só funciona se estiver armada. Se o cidadão precisar de ajuda, o agente precisa estar preparado para atendê-lo", afirmou.
Rodney garantiu que as armas usadas pelos agentes municipais será do mesmo calibre que as utilizadas pela Polícia Militar, o que, segundo ele, é respaldado pela legislação brasileira. Além das armas, os agentes da Guarda poderão utilizar coletes, tasers (instrumento de imobilização por meio de choque elétrico) e outros equipamentos que garantam a segurança do profissional e da população. 
A ideia é utilizar a Guarda para fazer cinturões de segurança em volta das escolas e unidades de saúde, em conjunto com a PM. Além disso, segundo o prefeito eleito, câmeras de videomonitoramento serão espalhadas pela cidade, especialmente nas áreas consideradas mais violentas, de acordo com o levantamento do último Mapa da Violência.
Rodney Miranda disse que fará um levantamento para saber ao certo quantos agentes atuam no municípios atualmente e quantos estão para serem contratados. Ele estima que, após a efetivação dos profissionais aprovados no último concurso, cerca de 300 agentes atuarão nas ruas da cidade. Segundo Rodney, serão feitos convênios com as polícias civil e militar para que os agentes sejam preparados pelas corporações. 
De acordo com o deputado, os detalhes sobre a implantação desse novo sistema de segurança, além do custo para viabilizá-lo, começarão a ser tratados com uma equipe técnica, na semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário