Seguidores

Visitantes ONLINE

domingo, 28 de outubro de 2012


Aprovada mudança na Lei Orgânica onde amplia área de atuação de Guarda Municipal de Campo Grande MS

sexta-feira, 26 de outubro de 20121comentários

Guardas vão proteger também a integridade física da população campo-grandense

Foi aprovada por unanimidade a proposta de emenda que modifica o artigo 81. (Foto: Minamar Júnior)
Por: Viviane Oliveira e Luciana Brazil
Foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal desta quinta-feira (25) a proposta de emenda que modifica o artigo 81 da Lei Orgânica do município, ampliando a área de atuação dos guardas municipais. Com a mudança, eles vão passar a cuidar e proteger também a integridade física da população campo-grandense.

De acordo com o vereador Marcos Alex (PT), autor do projeto, essa alteração significa segurança física do cidadão e pode ser entendida como um reforço ao serviço que é feito pela Polícia Militar.
“Todos foram favoráveis para que alteração fosse feita. Agora, por exemplo, os guardas podem ajudar na ronda escolar e em terminais rodoviários”, disse Alex. 

Para o presidente da associação dos guardas municipais, Hudson Pereira Bonfim, 33 anos, a votação de hoje demonstra o comprometimento do poder público com a população. “Nós já fazíamos há muito tempo esse serviço, a diferença é que agora estamos amparados pela lei”, destaca.
A próxima luta da categoria, afirma, é aumento de salário. O plano de cargos e remunerações já está incluído no orçamento, que será definido pelo próximo prefeito. “Hoje a formação para ingressar na guarda municipal é o ensino fundamental, porém a classe já está preparada para que essa exigência mude para o ensino superior”, afirma.

Segundo o presidente, essa mudança vai aumentar os requisitos para que a categoria lute por melhores salários. “A guarda vai ampliar a segurança da cidade”, finaliza o vereador Alex.

Guarda municipal há 3 anos, Ronildo Sales, 32 anos, disse que a votação de hoje significa melhores condições de trabalho e salário. “Antes não podíamos fazer nada pela população antes de acionar a PM”.
Próximo passo - No mês passado, a prefeitura de Campo Grande anunciou que a Polícia Militar vai ceder armas para a Guarda Municipal. Os policiais vão receber pistolas e os revólveres serão cedidos à prefeitura. O próximo passo será a legalização do armamento, solicitada ao Exército.

A última etapa já formalizada com o comando da Polícia Militar consiste na seleção e treinamento dos guardas para uso de armamento. Para isso, será necessária a capacitação por meio de curso de tiro e a avaliação psicológica dos selecionados. A Guarda Municipal tem efetivo de 1.300 pessoas.

Fonte: campograndenews

Nenhum comentário:

Postar um comentário