Seguidores

Visitantes ONLINE

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Fotógrafo é detido suspeito de pedofilia, na região da Pampulha

29/04/2010 17h56
LARISSA NUNES
Siga em: www.twitter.com/OTEMPOonline
Um fotógrafo profissional, de 20 anos, terá que prestar esclarecimentos na Delegacia depois de ter sido flagrado fazendo imagens pornográficas de uma menina de 10 anos, às margens da lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. De acordo com a Guarda Municipal, que fez o flagrante, ele foi contratado para fazer um "book" da criança.


As fotos, segundo a Guarda, eram feitas perto do Museu de Arte Pampulha, atrás de um coqueiro. "Um dos guardas viu o profissional tirando fotos das partes íntimas da menina. Eles estavam sozinhos. A mãe dela estava em frente do museu e não viu nada", contou o guarda Alessandro Souza.

Ao ser abordado, o suspeito se recusou a entregar a câmera e atirou o equipamento dentro da lagoa da Pampulha. Bombeiros foram chamados para buscas no local. A Polícia também foi acionada e deteve o fotógrafo. De acordo com a Guarda Municipal, a criança apenas chora, sem negar ou confirmar o delito. Todos devem ser levados à Delegacia.

Bombeiros procuram câmera de fotógrafo suspeito de pedofilia

30/04/2010 10h24
FERNANDA PENNA
Siga em www.twitter.com/OTEMPOonline
O Corpo de Bombeiros reiniciou na manhã desta sexta-feira (30) as buscas por um equipamento fotográfico que foi atirado na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. As buscas acontecem na parte de trás do Museu de Arte.

Nessa quinta-feira (29), Guardas Municipais flagraram um jovem de 20 anos fotografando uma menina de 10 anos nas proximidades do museu. Existe a suspeita que de que o homem estava fotografando as partes íntimas da criança.

Ao ser abordado pelos agentes de segurança municipal o homem se recusou a mostrar as fotos e atirou o equipamento dentro da lagoa. A Polícia também foi acionada e deteve o fotógrafo. De acordo com a Guarda Municipal, no momento do flagrante, a criança chorou, sem negar ou confirmar o delito.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pedida CPI da 'arapongagem' na Guarda Municipal de BH



Vereador entregou o protocolo na Câmara Municipal nesta quarta

Rogério Wagner Mendes - Repórter - 28/04/2010 - 19:22

O vereador Cabo Júlio (PMDB) protocolou nesta quarta-feira (28) pedido de abertura de CPI para investigar espionagem na Guarda Municipal e a possibilidade de escutas em outras unidades municipais. A espionagem na Guarda Municipal foi registrada no Boletim de Ocorrência (BO) CIAD/P-2010-1098574, que integra o pedido. O resultado da Sindicância Interna que a corregedoria da guarda realiza, previsto para esta quarta, foi adiado para sexta-feira (30), uma vez que as investigações não foram concluídas.



Queremos divulgar o resultado desta sindicância para encerrar o assunto. Existia uma previsão inicial de conclusão hoje (ontem), mas não foi possível. Até sexta-feira o resultado será divulgado. Com a conclusão da sindicância interna a CPI perde a razão de existir”, disse o líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Paulo Lamac (PT).



Para o vereador a sindicância interna não encerra a necessidade da CPI para investigar a espionagem na Guarda Municipal. “Queremos uma investigação isenta, feita pela Câmara e acompanhada pelo Ministério Público”, afirmou. Apesar da necessidade de apenas 14 assinaturas para o pedido de CPI, Cabo Júlio conseguiu 17 vereadores favoráveis á investigação.


O pedido, agora, será avaliado pela Procuradoria da Câmara Municipal. Se atender a todas as exigências regimentais será lido em plenário. Os partidos, então, receberão um prazo para a indicação dos integrantes. Depois de indicados, os integrantes se reunião para a escolha do presidente e do relator. A vereadora Elaine Matozinhos (PSB) é cotada para a presidência.




A denúncia de espionagem na Guarda Municipal de Belo Horizonte foi apresentada pela vereadora Elaine Matozinhos e publicada com exclusividade no HOJE EM DIA do dia 15 de abril. Na ocasião, o secretário de Assuntos Institucionais prometeu apurar e determinou a abertura da sindicância interna que tinha prazo inicial de conclusão para ontem. A prefeitura, no entanto, não revelou os motivos de a investigação não ter sido concluída e da necessidade de aumento do prazo.



Pelo boletim de ocorrência, ao qual o HOJE EM DIA teve acesso com exclusividade, os guardas municipais Ivan Damasceno Araújo e Autemar de Souza Vilanova relataram que “ao assumirem o serviço (...) observaram que havia um microfone instalado de maneira suspeita na sala. Assim que observaram tal irregularidade, avisaram seu chefe direto, senhor Ivan Heitor, que solicitou que um dos dois retirasse tal escuta, que estava instalada no forro do teto. Assim que tentaram retirar foram impedidos pelo senhor Dirceu Nascimento, gerente de apoio técnico da Guarda Municipal, que segundo os dois retirou a escuta”. No BO, os dois denunciantes ainda relatam “que toda ação de retirada da escuta foi filmada e fotografada”.

Adolescente desaparecido é localizado pela Guarda municipal em centro de apoio da prefeitura de BH

29/04/2010 09h38
FERNANDO COSTA
fernando.costa@otempo.com.br
Um adolescente de 14 anos com registro no cadastro de pessoas desaparecidas da Polícia Civil foi localizado na manhã desta quinta-feira (29) enquanto tomava café da manhã no Centro de Referência da Criança e Adolescente, na Praça da Estação, em Belo Horizonte.

Segundo o guarda municipal Jackson Maximiliano, o jovem, que era procurado pela família desde dezembro de 2009, viveu como morador de rua nos últimos meses e utilizava os serviços oferecidos pela prefeitura no Centro para tomar banho e se alimentar. "Hoje pela manhã ele apresentava um comportamento diferente e estava isolado dos outros adolescentes. Quando o abordamos e consultamos o sistema, vimos que ele estava na situação de desaparecido", conta o guarda.

O rapaz foi encaminhado à Divisão de Pessoas Desaparecidas com um assistente social, que deve entrar em contato com a família. "Ele não quis nos contar o motivo de ter se ausentado de casa", afirma o guarda.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Guarda Municipal de Campo Largo apresenta pistolas Taser



ATENÇÃO ESTE EQUIPAMENTO SERVE COMO COMPLEMENTO NUNCA SUBSTITUIRÁ O ARMAMENTO LETAL NÃO ESQUEÇAM O PAIS EM QUE VIVEMOS COM ÍNDICES DE VIOLÊNCIA COMPARADOS A UMA GUERRA CIVIL.


Novos equipamentos são mais seguros para toda a população. Foto: Prefeitura Municipal de Campo Largo


Um suspeito age de forma agressiva e tenta investir contra autoridades policiais, após uma discussão em um ponto movimentado da cidade. O agente saca uma pequena pistola e dispara uma cápsula ligada a fios de metal. Ouve-se um breve estampido e instantaneamente o suspeito vai ao chão. Imóvel ele é facilmente imobilizado pelas autoridades. Com um detalhe: o suspeito não sofreu qualquer tipo de dor.
O exemplo acima, baseado em uma ocorrência policial de uma pacata cidade Norte Americana, descreve o poder do novo equipamento adquirido pela Guarda Municipal de Campo Largo, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, com pouco mais de 100 mil habitantes. A partir deste mês, o contingente de 40 guardas campolarguenses passa a contar com esse moderno aparelho.
Inicialmente a secretaria de Segurança do Município disponibilizou seis pistolas Taser M-26. A arma, não letal, utiliza estímulos elétricos de 5 mil volts para imobilizar um suspeito, e pode ser disparada de duas maneiras: em contato direto com o corpo do indivíduo ou através do disparo de dardos, a uma velocidade média de 60 metros por segundo. Neste último caso cada cartucho pode atingir um alvo que esteja até 10 metros de distância.
As armas TASER são, sobretudo, equipamentos tecnologicamente sofisticados que minimizam a possibilidade de risco, ou seja, foram desenvolvidas no objetivo de fornecer ao agente uma eficaz opção intermediária no uso da força.
A Guarda Municipal de Campo Largo é a terceira corporação da Região Metropolitana de Curitiba a utilizar as Taser. Antes, somente as GM´s de São José dos Pinhais e Araucária possuíam este tipo de equipamento.
Para o secretário Municipal de Segurança Benedito Facini, as pistolas são opções bem menos agressiva e mais eficaz do que a tradicional tonfa, (também conhecida como cacetete), por exemplo. “Elas [as pistolas] não possibilitam danos à integridade física do oponente” – esclarece. Ele ainda destaca que os guardas passaram por rigoroso treinamento: “Cada um deles efetuou pelo menos 200 disparos com as pistolas. Eles sentiram os efeitos da arma, uma vez que sofreram disparos dela” – explica Facini. O Guarda Municipal Thiago exemplificou o que sentiu ao sofrer um disparo da Taser: “Foi como um beliscão. Eu simplesmente não sentia nada. Confesso que não senti nenhuma dor, mas também não consegui praticar nenhuma reação”.
Com mais este investimento especialistas garantem: a Guarda Municipal de Campo Largo é hoje uma das mais bem treinadas e equipadas de todo o sul do país.
No Brasil existem somente 8 mil armas como as recém adquiridas pela GM de Campo Largo. Em todo mundo são mais de 500 mil pistolas Taser.

Debate sobre segurança relembra fracasso de Serra em SP



Debate sobre segurança relembra fracasso de Serra em SP
A exemplo do que ocorreu com a recente declaração sobre o Mercosul (leia mais aqui), o pré-candidato tucano à Presidência, José Serra, meteu novamente os pés pelas mãos ao colocar o tema da segurança na agenda do debate pré-eleitoral. Apesar do discurso "duro" e "propositivo", Serra não consegue escapar da avaliação de que sua gestão como governador de São Paulo teve na área de segurança um de seus mais retumbantes fracassos.
Na segunda-feira (26), durante entrevista ao programa Brasil Urgente, apresentado por José Luiz Datena, Serra usou jargão policialesco e pretensamente popular para defender sua visão sobre segurança pública. "Bandido tem de ser enfrentado com dureza" e "engaiolado", disse o tucano Serra prometeu que, se for eleito, criará um Ministério da Segurança Pública para combater o crime organizado.

O tucano defendeu a criação de um novo ministério, pois o Ministério da Justiça "não foi feito diretamente" para combater o crime. Para Serra, o Ministério da Segurança Pública cuidaria da reorganização de "todo o sistema de segurança do País".

Matança no litoral

A declaração do ex-governador de São Paulo ocorreu no mesmo momento em que órgãos do governo norte-americano recomendavam aos turistas que viessem visitar o Brasil que evitassem a baixada santista, no litoral paulista, devido a onda de assassinatos que ocorre n aregião.

Ao mesmo tempo, o procurador do Estado, Antonio Mafezzoli, acusou ontem o Governo Alberto Goldman (PSDB) de se omitir na investigação sobre a matança de jovens na Baixada Santista. Desde o início da semana passada, 23 pessoas, a maioria delas jovens e sem antecedentes criminais, foram assassinadas em cidades do litoral paulista e outras 12 foram feridas a bala. Segundo o procurador, a mortandade no litoral faz lembrar episódios ocorridos em maio de 2006, quando nove pessoas foram mortas em represália da polícia a ataques da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

"A violência atingiu de novo um grau desproporcional, sem que a polícia tomasse qualquer providência para apurar a autoria dos crimes. O serviço de inteligência da Polícia Civil já deveria estar levantando a identidade dos autores, que não podem ficar impunes", reclamou Mafezzoli.

De acordo com o procurador, a polícia paulista está agindo como se os assassinatos praticados em diferentes cidades da Baixada Santista não estivessem interrelacionados.

"Boa parte desses crimes foi praticada por ninjas encapuzados, utilizando motos e armamentos de alto calibre, que decidem fazer justiça com as próprias mãos, assassinando jovens inocentes, que nem tinham passagens pela polícia. Há uma grave omissão do Estado, complacente com este tipo de procedimento".

Serra foi um fracasso na política de segurança pública

As críticas do procurador só reforçam os dados que mostram que durante o governo Serra a criminalidade no estado de São Paulo só fez aumentar. Segundo dados oficiais divulgados pelo próprio governo paulista, em 2009 os índices de roubo chegaram a bater o recorde da década. Foram 257.004 roubos ano passado, contra 217.967 em 2008, um aumento de 18%. O maior número de ocorrências desse tipo de crime havia sido alcançado em 2003, quando foram registrados 248.406 casos. Homicídios, latrocínios, furtos e sequestros também aumentaram em relação a 2008.

Em queda de 2001 a 2008, o número de homicídios dolosos (intencionais) voltou a crescer no estado. Chegou a 4.557 ano passado, contra 4.426 em 2008, uma elevação de 3%. O governo paulista, no entanto, comemorou o fato de o índice ser de 10,9 assassinatos para cada 100 mil habitantes, um dos menores patamares do país, segundo a Secretaria de Segurança Pública. A Organização Mundial de Saúde, porém, classifica esse quadro como epidemia.

De acordo com planilhas da própria secretaria, o número de latrocínios também subiu de 267 mil para 304 mil (14%), e os sequestros tiveram aumento de 60 mil para 85 (40%). Também chamaram atenção os registros de furto e estupro. No primeiro caso, foram contabilizados 528.933 casos no estado, 8% a mais que em 2008. Já os casos de estupro subiram de 3.338 para 5.647.

Também verificou-se que o aumento de homicídios no interior de São Paulo interrompeu a série histórica de redução desse tipo de crime no estado. As cidades do interior foram responsáveis pelos maiores índices, com elevação de 16,4% (de 1.821 para 2.120) nos homicídios.

Desde 2001, vinham sendo registradas quedas em relação ao número de assassinatos em São Paulo. Mas, no ano passado, o aumento do número geral de homicídios no estado só não foi maior porque a capital e a grande São Paulo tiveram redução nos últimos 12 meses.

Na capital foram 1.235 casos, com queda de 2%. Já na região metropolitana, a diminuição chegou a 10,4%, com 1.202 ocorrências.

Diante do aumento no volume de diversos crimes, o governo de São Paulo avaliou que a crise econômica mundial e a greve da polícia de 2008 foram fatores que "colaboram para o salto dos índices de violência no estado".

A ideia de que a crise econômica mundial colaborou para aumentar a violência em São Paulo é rechaçada por especialistas. "Tratar essa violência como reflexo da crise econômica é uma análise inadequada do fenômeno". Não dá para fazer essa relação entre pobreza e aumento da violência, já que a violência é uma questão que passa por fatores educacionais, demográficos e também pela ação do poder público, avalia o pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, Marcelo Batista Nery.

Dilma: governo Lula agiu com competência

Nesta terça-feira (27), ao ser perguntada sobre a proposta de Serra para a área de segurança, a pré-candidata do PT à Presidência da República Dilma Rousseff (PT-RS) ressaltou que a segurança pública "é uma das questões mais importantes para o governo federal".

Dilma destacou uma série de ações adotadas pelo governo Lula como a criação da Força Nacional de Segurança Pública e frisou que 78% do orçamento do Ministério da Justiça são destinados ao setor. Entre outras ações desenvolvidas nos últimos oito anos, lembrou o reaparelhamento da Polícia Federal, com investimentos na área de inteligência e a construção de quatro presídios com capacidade para receber mil detentos cada um em todo o país, além da criação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Postado por amigo cipeiro das guardas municipais às 21:01

terça-feira, 27 de abril de 2010

Assaltante morre baleado em troca de tiros com GCM's em Boituva SP



Um assaltante morreu baleado após uma troca de tiros com a Guarda Municipal dentro de um posto de combustíveis em Boituva, a 117 km de São Paulo, nesta madrugada. Segundo a Guarda Municipal, quatro suspeitos de assaltar uma pizzaria foram abordados no momento em que foram abastecer o carro num posto de combustíveis.


A câmera de circuito interno do estabelecimento registrou a reação dos criminosos. Houve troca de tiros. Um dos quatro assaltantes foi baleado e morreu. Os três foram presos e encaminhados à delegacia da cidade. Dois deles, maiores, devem ser encaminhados a alguma cadeia da região. Um outro, menor, ficará à disposição da Justiça.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1253681-7823-BANDIDO+MORRE+EM+TIROTEIO+COM+A+POLICIA+EM+BOTUVA+INTERIOR+DE+SAO+PAULO,00.html

GUARDA CIVIL DE SANTO ANDRÉ EQUIPE ROMU ESTOURA BOCA E DETÉM 2 MELIANTES POR TRÁFICO DE DROGAS NA FAVELA DA GAMBOA

A Guarda Civil de Santo André equipe ROMU (Ronda ostensiva municipal ) estava em patrulhamento pela favela da Gamboa área de alta periculosidade visando coibir o narcotráfico onde logrou deter dois meliantes com 30 pinos de crack,22 trouxinhas de maconha e 25 trouxinhas de cocaína no interior de seu barraco além de R$ 70,00 que era o movimento da boca .
Os meliantes foram conduzidos para o 4º DP.sendo autuados em flagrante por tráfico de drogas.


PARÁBENS A EQUIPE DA ROMU E ROMO E A TODO EFETIVO QUE COLABOROU PARA O BOM ANDAMENTO DESSA OCORRÊNCIA.






Postado por PREZOTTO às 17:08 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: Guarda Civil de Santo André, ROMU

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dupla presa por tráfico guardava drogas no guarda-volumes da rodoviária da capital


26/04/2010 15h22
ANNA FLÁVIA NUNES
anna@otempo.com.br
Guardas municipais descobriram nesta segunda-feira (26) que uma dupla suspeita de tráfico usava o guarda-volumes do Terminal Rodoviário de Belo Horizonte para guardar drogas. O adolescente, de 14 anos, e uma mulher, de aproximadamente 30 anos, foram detidos com uma caixa de sapato contendo 61 pedras de crack.

Segundo a Guarda Municipal, o casal circulava pela rodoviária em atitude suspeita e foi abordado depois que retirou a caixa do guarda-volumes. Ao serem flagrados com a droga, os suspeitos disseram que o crack era para consumo próprio, mas depois assumiram que iriam vender as pedras no centro da cidade. Eles foram levados juntamente com o material apreendido para o Centro Integrado de Apoio ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA).

Vereador quer CPI para apurar grampolândia na Guarda Municipal



Extraído de: Hoje em Dia - 16 de Abril de 2010
Após confirmação de espionagem na Guarda Municipal, Cabo Júlio decide protocolar pedido na próxima semana


O vereador Cabo Júlio (PMDB) quer protocolar na próxima semana requerimento para abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)para investigar a suposta existência de uma "grampolândia" na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

PBH apura escuta ilegal na Guarda

De acordo com ele, desde que foi confirmada espionagem na Guarda Municipal, conforme o Boletim de Ocorrência (BO) CIAD/P-2010-1098574, onde foi registrada a existência de uma escuta clandestina na Seção de Gerência de Segurança Física, outras denúncias de escuta e grampo telefônico têm chegado à Câmara.

O secretário de Assuntos Institucionais da prefeitura, Marcelo Abi-Saber, afirmou na noite de quinta-feira (15), quando participou da abertura do Orçamento Participativo 2011/2012, que tem conhecimento da espionagem na Guarda Municipal e que se houver outra denúncia de grampo ou escuta dentro da prefeitura ela será devidamente investigada.

"Toda denúncia que chegar até nós e que tiver fundamento será devidamente apurada. Esse é o tipo de coisa que não podemos admitir. Que não pode acontecer", disse. Mas Cabo Júlio está convencido de que a espionagem pode estar sendo praticada, também, em outras órgãos da administração municipal.

"Essa escuta na Guarda Municipal pode ser a ponta de um iceberg. Por isso é preciso a Câmara investigar. Hoje existe na prefeitura uma situação de insegurança. E não dá para acreditar que uma sindicância interna vá fazer uma investigação séria, porque existe todo um corporativismo dos servidores para protegerem os colegas que também são servidores", argumentou Cabo Júlio.

No boletim de ocorrência, ao qual o HOJE EM DIA teve acesso com exclusividade, os guardas municipais Ivan Damasceno Araújo e Autemar de Souza Vilanova relataram que "ao assumirem o serviço (...) observaram que havia um microfone instalado de maneira suspeita na sala. Assim que observaram tal irregularidade, avisaram seu chefe direto, senhor Ivan Heitor, que solicitou que um dos dois retirasse tal escuta, que estava instalada no forro do teto. Assim que tentaram retirar foram impedidos pelo senhor Dirceu Nascimento, gerente de apoio técnico da Guarda Municipal, que segundo os dois retirou a escuta". No BO, os dois denunciantes ainda relatam "que toda ação de retirada da escuta foi filmada e fotografada por eles".

O líder do prefeito na Câmara, vereador Paulo Lamac (PT), descarta a necessidade de uma CPI para investigar o caso, mas Cabo Júlio pretende protocolar o pedido para a investigação até a próxima quarta-feira. "Até lá já terei conseguir o número de assinaturas necessário, que é de 13 vereadores", disse.

Clássico terá forte esquema de segurança com Guarda Municipal de Fortaleza e PM


Dia de clássico não é só dia de festa. Um esquema de segurança forte foi montado para evitar - ou pelo menos minimizar - as confusões no entorno do estádio Castelão.
A Guarda Municipal e a Defesa Civil de Fortaleza vão colocar 200 guardas nos sete terminais de ônibus da cidade. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que colocará mais ônibus nas ruas. Além dos 813 veículos que normalmente circulam aos domingos, carros extras ficarão à disposição do controle operacional dos terminais, de 8 às 19 horas.
A operação nos terminais de ônibus começa às 13 horas e deve terminar apenas uma hora depois que o Clássico-Rei acabar, às 19 horas.
No Castelão e no entorno do estádio, quase 600 policiais militares vão trabalhar. E a assessoria da PM já deixou claro que a Operação Tolerância Zero será aplicada. Os policiais prenderão pessoas que praticarem desde pequenos delitos até crimes mais graves. A ideia é superlotar as delegacias da Capital como forma de protesto pela más condições de trabalho e os baixos salários recebidos pela categoria

Mato é usado como banheiro por GCM em parque de São Paulo

Arcoverde do Agora
Obrigados a fazer o patrulhamento de um terreno murado 24 horas por dia em uma base móvel no Jardim Aeroporto (zona sul de SP), guardas-civis utilizam o matagal como banheiro e levam de casa a água que bebem e que usam para lavar as mãos.
Comprada pela gestão Gilberto Kassab (DEM) em agosto do ano passado por R$ 120 mil, a base móvel --um Fiat Ducato branco adaptado-- não tem banheiro. Apesar do nome, segundo guardas-civis, a base não pode deixar o terreno do antigo Clube do Chuvisco, de funcionários da extinta empresa aérea Varig. A prefeitura construirá no local um parque de 23 mil m², ainda sem previsão de entrega. Na área há apenas mato alto, uma quadra desativada e os guardas passam o dia ociosos.
A reportagem esteve ontem em outras duas bases móveis na região central da capital, onde ouviu a mesma reclamação dos funcionários da GCM (Guarda Civil Metropolitana): "Dependemos da boa vontade dos comerciantes para usar o banheiro", diz um guarda, que pediu para não ser identificado por temer, segundo ele, represálias por parte de seus superiores na corporação.
RESPOSTA DA SECRETÁRIA DE SEGURANÇA URBANA DE SÃO PAULO


"Base móvel previne invasões", diz secretaria
Léo Arcoverde
do Agora
A Secretaria Municipal da Segurança Urbana afirmou que a presença da base móvel da GCM no Jardim Arpoador (zona sul de São Paulo), "previne utilizações indevidas". "Dessa forma, além de garantir a segurança do entorno, evita-se o processo de tomado do espaço, com as possíveis invasões", disse a pasta.
A secretaria não se pronunciou sobre as condições de trabalho dos guardas-civis que fazem o patrulhamento na região. A secretaria afirmou que as bases móveis são "um ponto de apoio a serviços públicos". A pasta disse ainda que a reforma da base comunitária fixa da praça da Sé está em processo de licitação, sem dar prazos para o local ser reinaugurado.
Questionada, a secretaria não falou quantas bases fixas foram fechadas nem o motivo. A Secretaria Municipal das Subprefeituras também não respondeu quando a prefeitura pretende começar a obra e se há previsão para a inauguração do futuro parque.

Guarda Municipal de Itupeva apreende mais um menor traficando drogas no Santa Fé



A Guarda Municipal de Itupeva apreendeu um menor de idade, 16 anos, vendendo drogas no bairro Portal Santa Fé, na tarde de terça-feira, dia 20.
Por solicitação via telefone à sede da Guarda Municipal, as motos da Ronda Escolar, foram até o local, rua Augusto Gonçalves, para averiguar uma possível denúncia de tráfico no local e avistaram o menor com as características informadas. Com ele, foram encontrados 20 trouxas de maconha, 6 pedras de crack e 20 reais em dinheiro.
Junto com o menor, havia um outro rapaz, que aos avistar os guardas municipais, saiu correndo, porém, foi alcançado logo em seguida pela GM e contou que já havia comprado droga do menor e que estava retornando naquele dia para comprar mais uma pedra de crack.
Diante de todos os fatos, os guardas municipais chamaram mais uma guarnição e que conduziu os mesmos para a Delegacia de Polícia Civil de Itupeva, sendo que o menor ficou a disposição ao Juizado da Vara da Infância e da Juventude de Jundiaí.


Gabriela Polli dos Santos
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Itupeva
23/04/2010

domingo, 25 de abril de 2010

Membros da GCM de conselheiro Lafaiete visitam GCM de Varginha


23/04/2010 – SECRETARIO MUNICIPAl, GUARDAS MUNICIPAIS E FUNCIONARIO DO DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE VISITAM A SEDE DA GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA-MG.



Uma comitiva da cidade de Conselheiro Lafaiete visitou a cidade de Varginha nesta quinta-feira, 22 de abril. O objetivo da visita foi conhecer e observar todo o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal e o Departamento de Trânsito.




A comitiva formada por Secretário, Guardas Municipais e funcionario do departamento de trânsito daquela cidade, também conheceu como funciona a questão de municipalização do trânsito na cidade de Varginha, conheceu na prática as dificuldades e as vantagens para o Município que deseja assumir esta grande responsabilidade e também como funciona toda a operacionalidade do setor, onde a parceria Demutran e Guarda Municipal é fundamental. A comitiva conheceu algumas instalações municipais e a sede da Guarda Municipal.


Conselheiro Lafaiete é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na região Sudeste do Brasil. Considerada mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, à 96 km da capital do estado. Sua população estimada em 2009 é de 114.579 habitantes, o que a torna a 22ª cidade mais populosa do estado.


A primeira notícia que se tem da história de Conselheiro Lafaiete, uma das cidades mais antigas de Minas Gerais, é por volta de 1683, dada pela bandeira de Garcia Rodrigues, que fala no arraial de garimpeiros e índios chamado Campo Alegre dos Carijós.


Consta que antes essas paragens já teriam sido visitadas pelo português D. Rodrigo, em 1680/81, e mesmo, anteriormente, pelas bandeiras de Pais Leme (1674) e Lourenço Castanho (1675) que, penetrando no vasto sertão, desbravavam as terras abrindo picadas e caminhos. E na aventura achavam ouro, plantavam roças, criavam arraiais.


Muitos pesquisadores se perderam na selva das hipóteses, para definir os primeiros passos da civilização em Carijós, mas é tido como certo, e a notícia acima é uma confirmação, de que alguns remanescentes da bandeira de Borba Gato, logo após a morte do português D. Rodrigo, vieram minerar na serra de Ouro Branco e, como lá os silvícolas eram ferozes, fizeram sua morada junto aos índios carijós, de boa índole e pacíficos, que tinham sua taba num vasto planalto nos contrafortes da Mantiqueira. Esses carijós, pertencentes ao grupo lingüístico tupi-guarani, tinham vindo do litoral fluminense, fugindo às hostilidades de outras tribos e às maldades dos caçadores de escravos.


De acordo com o arqueólogo Dr. José Vicente César, svd, esses aborígenes já devem ter vindo catequizados, chegando a essa conclusão pelo fato de que “os carijós, desde o início, aceitaram o contato pacífico com os europeus, assimilando o Cristianismo com muito entusiasmo e bons resultados de mútua integração cultural”, chegando a essas plagas antes dos desbravadores das Gerais.

sábado, 24 de abril de 2010

Banda da Guarda Municipal de Contagem, faz apresentação para o Governador de Minas Gerais



No último dia 15, a Banda da Guarda Municipal de Contagem recebeu o convite para relaizar uma apresentação ao governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia, que recebeu o Título de Cidadão Honorário de Contagem no Plenário Vereador José Custódio, na Câmara Municipal de Contagem.




Informativo ASGUM RMBH 11/2010
Postado por Tércio em 24 de abril de 2010

Senhores,

A Associação de Guardas Municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte - ASGUM RMBH, informa a todos, que em 23 (sexta-feira) de abril de 2010, entrou com o mandado de segurança para o porte de arma.

Grato, sds
Tércio Matos Munduruca
2° secretário da Associação de Guardas Municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte - ASGUM RMBH

sexta-feira, 23 de abril de 2010

MARCHA AZUL MARINHO À BRASÍLIA 2010




PROJETO DO EVENTO
Da denominação do evento: “MARCHA AZUL MARINHO À BRASÍLIA 2010” II SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE GUARDAS MUNICIPAIS NO CONGRESSO NACIONAL – Tema: VIOLÊNCIA REQUER PREVENÇÃO! GUARDAS MUNICIPAIS JÁ!
Da data do evento: 27 de Maio de 2010 ( CONFIRMADO )Do Idealizador do evento: ONG SOS SEGURANÇA DÁ VIDA
Do local: Auditório Nereu Ramos/Câmara dos Deputados/Brasília no Distrito Federal. .
Da hora da concentração: a partir das 08h00min
Do local de encerramento: 19h00minDa hora de chegada em Brasília: 07h00minDa hora de encerramento geral: 20h00min Do significado: A Marcha tem como objetivo principal chamar a atenção da sociedade brasileira, dos parlamentares, a fim de aprovarem a PEC 534/02 e da Mídia em geral para um novo modelo de POLICIA MUNICIPAL, pautados na proteção do ser humano, através da prevenção investimento social. Após a concentração e mobilização enfrente ao Congresso Nacional, será realizado o Segundo Seminário Nacional de Guardas Municipais e a Segurança Pública, com o tema VIOLÊNCIA REQUER PREVENÇÃO! GUARDAS MUNICIPAIS JÁ! e a comemoração dos 11 anos do site www.guardasmunicipais.com.br .
Dos participantes: Todos deverão participar, não é um evento especificamente para comandantes, é para a categoria como um todo, envolvendo principalmente os representantes das entidades classistas, das ONGs, partidos políticos, estudiosos do assunto e principalmente toda a sociedade civil.
Do objetivo principal: Anunciar a todos a importância das Guardas Municipais, a conscientização principalmente dos parlamentares e da mídia que a violência no país pode diminuir sensivelmente, interceder em favor das Guardas Municipais e do povo, buscar a união entre as entidades de classe e interagir com toda a comunidade de maneira a oferecer uma nova ferramenta para amenizar a violência no Brasil, através da Prevenção.
Dos outros objetivos: Proporcionar momentos de paz e reflexão a todos, despertar o interesse do povo brasileiro para conhecerem melhor os trabalhos das Guardas Municipais, um novo instrumento na luta contra o alto índice de violência, colaborar com a segurança pública e ser a Policia Municipal Brasileira.
Das estratégias e logística: De acordo com a formação da comissão principal e subcomissões para distribuição das tarefas.
Da Comissão principal: Acompanhar os andamentos dos trabalhos de cada subcomissão, com o intuito de apoiar, fiscalizar, marcar reuniões e tomar quaisquer outras decisões, sempre através de colegiado com a presença dos integrantes das subcomissões.Das Subcomissões: Serão formadas quantas Subcomissões forem necessárias para o desenvolvimento e preparação do evento com o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira sobre uma nova proposta de segurança, através das Guardas Municipais que desenvolvem suas atribuições, utilizando a Prevenção como ferramenta principal.
Cada responsável pela subcomissão deverá: Convidar ONGs, Sindicatos e Associações em geral de outros segmentos para engrossar o movimento, Indicar um Líder local para facilitar a formação da Caravana da respectiva cidade, Fazer contato imediatamente com as cidades que têm GMs para formarem suas caravanas, Organizar e buscar recursos para formação da Caravana, Recrutar outras pessoas para ajudá-lo, Listar os interessados em participar do evento, Divulgar de todas as maneiras o evento e seu objetivo, Conscientizar a sociedade sobre os propósitos das Guardas Municipais, Confeccionar e enviar relatórios semanais a Comissão Principal, Sugerir idéias para implementar a organização do evento, ,
Fazer contato com os senadores e deputados federais de sua região/cidade/estado, estes receberão as respectivas caravanas de cada cidade/estado.
Primeira Subcomissão: Responsável pela listagem das caravanas divididas por regiões do estado de São Paulo.
Primeiro responsável: CRISTINA, GUAIRA, CACHORRÃO, BATISTA E KARINA DA GM DE ARAÇATUBA
Segunda Subcomissão: Responsável pela listagem das caravanas, divididas por regiões do estado de Minas Gerais e Espírito Santo.
Primeiro responsável: CORREA GM DE VITORIA, ARANTES E ALISSON(LIU) DA GM DE MARIANA MG e RENATO DA GM DE CONTAGEM
Terceira Subcomissão: Responsável pela listagem das caravanas, divididas por regiões do estado da Bahia. Primeiro responsável: ANDRÉ GM DE SALVADOR
Quarta Subcomissão: Responsável pela listagem das caravanas, divididas por regiões dos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Responsável pelas relações públicas e marketing, organização da parte burocrática, buscar recursos e parcerias, divulgação nos canais da mídia,... Primeiro responsável: CARLA E CRUZ GM DE NATAL
Quinta Subcomissão: Responsável pela listagem das caravanas, divididas por regiões do Rio Grande do Sul.
Primeiro responsável:
Sexta Subcomissão: Responsável pela listagem das caravanas, divididas por regiões do estado do Paraná.
Primeiro responsável: CAMPOS GM DE TOLEDO
Sétima Subcomissão: Responsável pela listagem das caravanas, divididas por regiões do estado de Santa Catarina.
Primeiro responsável: JADER MARTINS GM DE TUBARÃO
Oitava Subcomissão: Responsável pela listagem das caravanas, divididas por regiões do estado do Rio de Janeiro.
Primeiro responsável: MAICON GM DE PORTO REAL E VIDAL GMF DO (RJ) :
Nona Subcomissão: Responsável pela listagem das caravanas, divididas por regiões dos estados do Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Paraíba
Primeiro responsável: Décima Subcomissão: Responsável pela listagem das caravanas, divididas por regiões dos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Roraima.
Primeiro responsável:Décima primeira Subcomissão: Responsável pela listagem das caravanas, divididas por regiões dos estados do Pará, Maranhão, Tocantins e Goiás
Primeiro responsável: JEIBISON E PASSOS GM DE GOIÂNIADécima segunda Subcomissão: Responsável pela listagem das caravanas, divididas por regiões dos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia.
Primeiro responsável: FABIO AUGUSTO E ALBERTO GM DE DOURADOSObservação: Será entregue ao Presidente da Republica um documento assinado pelos presentes para aprovação da PEC 534/02 e outras solicitações da nação azul marinho.


PROGRAMAÇÃO DA MARCHA
*07h30min horas
Chegada e Mobilização das Caravanas na Catedral
*08h00min horas
Formação dos Grupamentos por cidade/estado.
*08h10min horas
Fala dos lideres
*08h30min horas
Entrega da Carta/Documento a mais alta autoridade
*08h40min horas
Encerramento em direção ao Plenário.
*09h00min Formação das Equipes p/ Vistas às Lideranças Partidárias.
Obs.: Solicitar o Apoio a aprovação do PEC 534/02.

A PB Infor está com uma promoção exclusiva para os integrantes da GMBH!


Amigos GM's, a PB Infor está com uma promoção exclusiva para os integrantes da GMBH!
Parcelamos em até 48x em débito em conta pelo Banco do Brasil com juros super baixo (confira no panfleto a tabela de juros).
Caso precise de qualquer outro equipamento de informática é só entrar em contato pelo telefone e se identificar como Guarda.

Abraço a todos,
GM Alonso!
99165155
25525353

Guarda de Porto Alegre tem novas armas




SEGURANÇA URBANA - 20/04/2010
Secretário Nereu D'Ávila entrega novas armas para Guarda Municipal.


Guarda Municipal de Porto Alegre recebeu, na terça-feira, 30 armamentos novos que serão utilizados pelas patrulhas. Integrante do processo de modernização e reequipamento da equipe, a aquisição contou com recursos próprios e do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).


A secretaria prevê ainda a aquisição, durante este ano, de mais coletes à prova de balas, mais armamentos não-letais do tipo eletrochoque, uniformes diferenciados para setores operacionais e de equipamento para proteção individual.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

PRONASCI

Corpo de jovem, com sinais de violência, é encontrado às margens de córrego em Contagem




O corpo de um jovem, que aparenta ter entre 17 e 19 anos, foi encontrado às margens de um córrego do bairro Tupã, em Contagem, Grande BH, nesta quarta-feira (21).

De acordo com informações do Grupamento de Missões Especiais da Guarda Municipal, acionada por uma denúncia, a vítima estava com a boca desfigurada e um corte na testa. Pedaços de pau foram encontrados em cima do corpo.

Enviado por: GM Renato - Guarda Municipal de Contagem

quarta-feira, 21 de abril de 2010

GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA / OPERAÇÃO APREENDE CENTENAS DE ÓCULOS EM VÁRIOS COMÉRCIOS NA CIDADE !!!

,





Na tarde desta segunda-feira, 19/04, uma equipe da Guarda Municipal de Varginha realizou um trabalhado de apoio a Vigilância Sanitária, que atendendo a uma determinação do Ministério Público, através do ofício 7ªPJ/GAB/PP n.º 196/2010 de 23 de março de 2010, realizou uma fiscalização em vários comércios da cidade, onde foram apreendidos uma grande quantidade de óculos de sol, cuja comercialização está em desacordo com o Decreto Estadual n.º 15177/2004.
Uma equipe de 04 agentes da Vigilância Sanitária com o apoio da Guarda Municipal visitou 08 estabelecimentos comerciais localizados no centro e também na periferia da cidade. Estes comércios, segundo os agentes, já haviam sido visitados, notificados e informados do prazo para regularização em data anterior, porém passado este prazo sem que as irregularidades fossem sanadas, a medida de apreensão de tais mercadorias teve de ser tomada.
A mercadoria apreendida ficará sob custódia da Guarda Municipal por um prazo de 90 dias, tempo previsto em Lei para que os recursos e as providências legais sejam tomadas pelos comerciantes que desejarem reaver as mercadorias. Caso se extingue este prazo todo o material será devidamente destruído.









CENTRAL DE COMUNICAÇÃO
GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA
Site: gmvarginha.com.br

ALERTA VERMELHO!!! ATENTADO CONTRA GCM



Por volta das 20 horas dessa segunda-feira, uma viatura Gol da Guarda Civil estava parada noPosto D+ localizado na Estrada de Caucaia - no Tijuco Preto, quando dois carros com pelo menos oito elementos, chegaram atirando.

Os dois guardas civis - Anisio e Jucinei estavam em pé ao lado da viatura conversando com o amigo PM Toledo, quando foram surpreendidos pelos tiros.






A VIATURA - UM GOL NOVO - FICOU TOTALMENTE DESTRUÍDA.





MARCAS DE BALAS POR TODA A VIATURA. ELES ATIRARAM PARA MATAR.

Segundo nossa reportagem pode comprovar no local, foram disparados mais de 100 tiros de calibre 12, calibre 380 e fuzil.

MAIS DE 100 CÁPSULAS DE VÁRIOS CALIBRES PODIAM SER VISTAS NO CHÃO.

Há marcas de tiros espalhadas por todo o posto de gasolina, inclusive perto das bombas de combustível.


NEM O PAINEL NO ALTO ESCAPOU DOS TIROS. VIATURA FOI ALVEJADA COM TIRO DE 12.

O PM Toledo foi baleado na cabeça com um tiro de fuzil e morreu.

Os dois guardas também foram baleados e socorridos ao Hospital de Cotia. O Portal Viva esteve lá, e soube do Secretário de Saúde - Dr. Claudio Saraiva, que estava no local, que o GC Anisio estava na emergência, mas estava bem, enquanto o GC Jucinei tinha subido para a cirurgia.

O TIROTEIO

A filmagem das câmeras do posto de gasolina, mostram como foi a ação dos bandidos. Uma pick-up Strada prata chega ao posto com 4 homens na caçamba. Eles já chegaram atirando. Um outro carro, não identificado, chega junto. Pelo menos oito pessoas participaram do crime.

Os Guardas ainda tiveram tempo de revidar, mas foram atingidos. Os bandidos fugiram, e segundo os frentistas do Posto do 39, passaram a toda velocidade por ali. As imagens já estão na delegacia de Cotia para análise e investigação.





ATAQUE A GUARDA DE COTIA




,



.

Os Guardas pediram ajuda pelo rádio e foram socorridos pela Guarda e levados ao hospital.

A pick-up Strada foi abandonada no Mirante da Mata. Perto dela, a polícia encontrou dois suspeitos que ao serem abordados, correram. A polícia reagiu e um deles foi morto. Helicópteros da Polícia sobrevoavam a região do Atalaia agora à noite, em busca dos bandidos.O MOTIVO DO ATAQUE

Várias são as suposições para o ataque sofrido hoje. Segundo o inspetor Adelmo - da GCM da Granja Viana, na manhã dessa segunda-feira, uma equipe do Denarc esteve em Cotia para uma operação para prender três traficantes. Um deles teria sido alvejado e preso, o que pode ter gerado a retaliação.

Outra hipótese, e a mais viável segundo os guardas, é uma retaliação por conta da morte do traficante Cabeçinha, morto na semana passada.

A Polícia Militar e Guarda Civil estão em campana a noite toda para tentar capturar os autores dos disparos que mataram o PM e feriram os guardas civis..
Fonte:www.portalviva.com.br

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Prefeitura de Belo Horizonte apura escuta ilegal na Guarda Municipal

Rogério Wagner Mendes - Repórter - 16/04/2010 - 18:44


A vereadora Elaine Matozinhos (PTB) denunciou na quarta-feira, no plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte, a existência de uma escuta clandestina na sede da Guarda Municipal, dentro da sala de Inteligência e Segurança Física.



Com a cópia de um Boletim de Ocorrência nas mãos, Elaine disse que irá recolher assinaturas para abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a irregularidade. O líder do prefeito na Câmara, vereador Paulo Lamac (PT), foi escalado para fazer a defesa oficial da Prefeitura de Belo Horizonte e revelou que, por determinação do secretário de Assuntos Institucionais, Marcelo Abi-Saber, será aberta uma sindicância interna para investigar a denúncia.



“Acredito que não existe necessidade de uma CPI. Essa questão precisa ser investigada internamente. De imediato, o que recebi hoje (ontem) do secretário foi a confirmação de que essa questão não será tolerada pela prefeitura e será devidamente investigada. Neste momento, é preciso saber quem instalou essa escuta e com que objetivos. Não podemos nem mesmo descartar a ação de malfeitores, de pessoas mal-intencionadas”, afirmou Lamac.



O local em que a suposta escuta clandestina teria sido instalada é ocupado, em cada turno, por pelo menos quatro integrantes da Guarda Municipal responsáveis pelo planejamento e acompanhamento das ações desenvolvidas pelo efetivo.



“Além dessa denúncia, queremos investigar outras que têm chegado até nós, vereadores, como processos administrativos irregulares para expulsar do efetivo pessoas que apresentam um posicionamento pessoal e político diferente da administração municipal. Isso é ditadura e também não pode ser aceito”, acusou Elaine.

domingo, 18 de abril de 2010

GCM´S PODEM ADQUIRIR ESPINGARDA 12 GAT GCM MOGI-GUAÇU



Portaria n.º 11-RES de 24 de outubro de 2008

Aprova as Tabelas de Dotação de Armamento, Munição e Colete à Prova de Balas para as Guardas Municipais e dá outras providências.

O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso das suas atribuições que lhe conferem o art. 4º da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, o inciso I do art 20 da Estrutura Regimental do Comando do Exercito, aprovada pelo Decreto nº 5.751, de 12 de abril de 2006, e pelos arts. 4º, 27, incisos XIV e XVII, 145 e 148 do Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados (R-105), aprovado pelo Decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000, considerando o disposto no art. 6º da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003 e no inciso II do art. 50 do Decreto nº 5.123, de 1º de julho de 2004, e de acordo com o que propõe o Estado-Maior do Exército, ouvido o Departamento Logístico, resolve:

Art. 1º Aprovar a tabela de dotação de armamento, munição e colete à prova de balas para as Guardas Municipais, que com esta baixa.

Art. 2º Estabelecer que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogar a Portaria do Comando do Exército nº 005-Reservada, de 1º de março de 2005.

ANEXO

TABELAS DE DOTAÇÃO DE ARMAMENTO, MUNIÇÃO E COLETE À PROVA DE BALAS PARA AS GUARDAS MUNICIPAIS

1. Guarda Municipal das Capitais dos Estados, dos Municípios com mais de cinqüenta mil habitantes e dos Municípios que integram as Regiões Metropolitanas.

PESSOAL OPERACIONAL (1)

ARMAMENTO

USO

INDIVIDUAL

DESTINO

PESSOAL OPERACIONAL

EMPREGO

DE PORTE

PORTÁTIL

TIPO

Pistola ou Revólver

Espingarda

CALIBRE

(2)

(3)

DOTAÇÃO (%)

100 (4)

10 (4)

MUNIÇÃO PARA OPERAÇÕES

(Tiro/Arma)

100

150

MUNIÇÃO PARA TREINAMENTO

(Tiro/Arma/Ano)

200

200

MUNIÇÃO PARA FORMAÇÃO

(Tiro/Arma)

300

100

COLETE À PROVA DE BALAS (%) (5)

100 (4)

Observações:

(1) O Município deverá publicar em Diário Oficial o efetivo de sua Guarda Municipal. O pessoal não-operacional não deve ser considerado para fins de dotação do armamento, munição e coletes à prova de balas.

(2) Nos calibres 38 SPL ou 380.

(3) No calibre 12 ou outro calibre de uso permitido (20, 24, 28, 32, 36, etc)

(4) Percentagem sobre o efetivo previsto.

(5) Os coletes à prova de balas devem ser de uso permitido.

2. Guarda Municipal dos Municípios com menos de cinqüenta mil habitantes.

PESSOAL OPERACIONAL (1)

Colete à Prova de Balas (5%) (2)

100 (3)

(1) O Município deverá publicar em Diário Oficial o efetivo de sua Guarda Municipal. O pessoal não-operacional não deve ser considerado para fins de dotação de colete à prova de balas.

(2) Os coletes à prova de balas devem ser de uso permitido.

(3) Percentagem sobre o efetivo previsto.

Identificação FUNCIONAL da Guarda Municipa de Curitiba vem trazendo sérios transtornos




Segundo o Guarda Municipal Peruchi,
é graças a está funcional feita de modo
errado que os Guardas Municipais de Curitiba
estão sendo presos por porte ilegal de arma de fogo
"a Lei Federal 11.706/08 nos dá o direito e a funcional
nos tira,todos sabem que em qualquer documento vai a
lei e não o teor da lei,aqui é diferente até foi retirado
a filição e já está vencida e até agora não nos derão outra".
Postado por Guarda Municipal Peruchi

Guarda Municipal de São José dos Pinhais comemora cinco anos com resultados positivos



Municipal de São José dos Pinhais: cinco anos garantindo a segurança da população são-joseense
Foto: Sérgio Sabino/PMSJPA
Guarda Municipal de São José dos Pinhais, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança, comemora nesta quarta-feira (14) cinco anos de existência, atuando na segurança patrimonial dos bens do município e protegendo a população são-joseense. A partir das 9 horas, no Ginásio de Esportes Ney Braga, o quinto aniversário da instituição será lembrado com uma cerimônia de entrega, aos guardas municipais, de certificados de reconhecimento pelo último ano trabalhado. O evento, aberto ao público, terá a presença dos cinco grupos operacionais e do grupo de trânsito, e contará com um teatro de bonecos organizado pela Guarda Municipal de Curitiba.
As comemorações alusivas à data tiveram início na segunda-feira (12) à noite, quando foi realizada uma missa de Ação de Graças na Catedral São José, com a participação do Coral Melodia da Secretaria Municipal de Cultura, reunindo autoridades políticas, policiais, além de guardas municipais, familiares e a população em geral. “A Guarda Municipal de São José dos Pinhais rapidamente conquistou o respeito e a admiração da população são-joseense, graças à dedicação dos profissionais. Com os investimentos que estamos realizando na infraestrutura da corporação e na remuneração dos guardas, esperamos que a Guarda Municipal amplie sua atuação e seja protagonista no enfrentamento à violência em nosso município”, destacou o prefeito Ivan Rodrigues.
As atividades festivas prosseguem no dia 21 de abril, com o passeio ciclístico realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com saída a partir das 9 horas no Ginásio Ney Braga. Na tarde de 25 de abril, fechando as comemorações, uma programação cultural será desenvolvida pela Guarda Municipal no Parque da Fonte.



Em março, a GM recebeu novas viaturas para o patrulhamento ostensivo do município
Foto: Silvio Ramos/PMSJP
Criada através da Lei Complementar 12, de 14 de abril de 2005, a Guarda Municipal nasceu como força auxiliar de segurança pública. Cabe a ela executar o policiamento ostensivo, preventivo, uniformizado e armado na proteção à população, além de educar, orientar, fiscalizar, controlar e policiar o trânsito nas vias municipais, garantindo a fluidez e segurança no tráfego. Também são atribuições da guarda a participação nas atividades de defesa civil e a proteção do patrimônio ecológico, cultural, arquitetônico e ambiental de São José dos Pinhais, além de colaborar com as Polícias Civil e Militar para o desenvolvimento e o provimento da segurança pública no município.
“A nossa Guarda Municipal é motivo de orgulho para São José dos Pinhais e serve de referência na segurança pública. Hoje, a população tem buscado respaldo de nosso efetivo nas ações de segurança”, salientou o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend.
No seu quinto ano de existência, a Guarda Municipal, através da determinação do prefeito Ivan Rodrigues, obteve diversos avanços em todos os sentidos. No início do ano o efetivo da guarda foi contemplado com uma lei municipal reenquadrando todos os agentes de segurança municipal, o que representou um reajuste salarial na ordem de 60%. Também foi autorizada a contratação de 36 alunos para iniciar o curso de formação de guarda municipal, reforçando o efetivo, hoje composto de 144 guardas de carreira. “Somos exemplo para outros centros urbanos como uma guarda municipal qualificada, eficiente e que responde aos anseios da comunidade no auxílio às demais forças policiais”, afirmou Ivan Rodrigues.

Além de contratar 36 novos guardas - que estão em curso de formação - a GM de São José preza pela qualificação profissional de seu efetivo
Foto: Divulgação
Entre as conquistas para o setor, está também a regularização do porte de armas, permitindo que o efetivo utilize revólver calibre 38 sete tiros e colete balístico 2A nas suas operações rotineiras. A Guarda ainda teve sua frota reestruturada, com a aquisição de 18 veículos.
A segurança pública municipal de São José dos Pinhais garante, ainda, que os guardas utilizem equipamentos de apoio como decibelímetro, detector de metais, bafômetro e armas não-letais, as teasers. Na sede da Guarda Municipal, funciona ainda a central telefônica de emergência, número 153, atendendo diretamente a população. No local ocorre também o monitoramento de câmeras instaladas em locais estratégicos 24 horas por dia, dando suporte aos guardas municipais na prevenção e no combate às ações criminosas.
Esta estrutura proporciona que a Guarda Municipal de São José dos Pinhais exerça suas funções com o poder de polícia da administração pública municipal, fazendo de cada guarda municipal uma autoridade em defesa do patrimônio público e a serviço da promoção da segurança do município.
Fonte:sjp.rs.gov.br

Ingerência política.GM de Contagem realiza relevante trabalho de fiscalização e coordenação do trânsito, em carros de autarquia municipal.



Ingerência política.GM de Contagem realiza relevante trabalho de fiscalização e coordenação do trânsito da cidade, em carros de autarquia municipal.
Integrantes da GM de Contagem demonstram insatisfação em realizar árdua tarefa de coordenação e fiscalização do tráfego local, carregando a bandeira de autarquia municipal TRANSCON.



Na contramão do caótico emprego das forças, funcionários da TRANSCON são vistos rodando em viaturas da GUARDA CIVIL de Contagem. Utilizando coletes e até tonfas,sendo as vezes equivocadamente acionados por transeuntes que achavam estar acionando agentes de segurança pública para sua demanda.