Seguidores

Visitantes ONLINE

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mato é usado como banheiro por GCM em parque de São Paulo

Arcoverde do Agora
Obrigados a fazer o patrulhamento de um terreno murado 24 horas por dia em uma base móvel no Jardim Aeroporto (zona sul de SP), guardas-civis utilizam o matagal como banheiro e levam de casa a água que bebem e que usam para lavar as mãos.
Comprada pela gestão Gilberto Kassab (DEM) em agosto do ano passado por R$ 120 mil, a base móvel --um Fiat Ducato branco adaptado-- não tem banheiro. Apesar do nome, segundo guardas-civis, a base não pode deixar o terreno do antigo Clube do Chuvisco, de funcionários da extinta empresa aérea Varig. A prefeitura construirá no local um parque de 23 mil m², ainda sem previsão de entrega. Na área há apenas mato alto, uma quadra desativada e os guardas passam o dia ociosos.
A reportagem esteve ontem em outras duas bases móveis na região central da capital, onde ouviu a mesma reclamação dos funcionários da GCM (Guarda Civil Metropolitana): "Dependemos da boa vontade dos comerciantes para usar o banheiro", diz um guarda, que pediu para não ser identificado por temer, segundo ele, represálias por parte de seus superiores na corporação.
RESPOSTA DA SECRETÁRIA DE SEGURANÇA URBANA DE SÃO PAULO


"Base móvel previne invasões", diz secretaria
Léo Arcoverde
do Agora
A Secretaria Municipal da Segurança Urbana afirmou que a presença da base móvel da GCM no Jardim Arpoador (zona sul de São Paulo), "previne utilizações indevidas". "Dessa forma, além de garantir a segurança do entorno, evita-se o processo de tomado do espaço, com as possíveis invasões", disse a pasta.
A secretaria não se pronunciou sobre as condições de trabalho dos guardas-civis que fazem o patrulhamento na região. A secretaria afirmou que as bases móveis são "um ponto de apoio a serviços públicos". A pasta disse ainda que a reforma da base comunitária fixa da praça da Sé está em processo de licitação, sem dar prazos para o local ser reinaugurado.
Questionada, a secretaria não falou quantas bases fixas foram fechadas nem o motivo. A Secretaria Municipal das Subprefeituras também não respondeu quando a prefeitura pretende começar a obra e se há previsão para a inauguração do futuro parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário