Seguidores

Visitantes ONLINE

quinta-feira, 1 de abril de 2010

GM de Varginha, somente em 2009, foram aplicadas 31 autuações aos proprietários de terrenos que provocaram queimadas


GM de Varginha, somente em 2009, foram aplicadas 31 autuações aos proprietários de terrenos em toda a cidade Bairro Sion é o bairro com maior índice de queimadas em Varginha.

Matheus / Jornal Gazeta de Varginha

Até o momento, o Jardim Sion lidera o ranking dos bairros com o maior índice de queimadas neste ano. Segundo levantamento feito pela Guarda Municipal – GM de Varginha, somente em 2009, foram aplicadas 31 multas aos proprietários de terrenos em toda a cidade.

De acordo com Maurício Maciel, Inspetor da GM, as queimadas em Varginha se intensificaram nos últimos 60 dias. “Nos três primeiros meses do ano a incidência foi pequena, no entanto, com o período de estiagem das últimas semanas, o capim secou e as queimadas aumentaram substancialmente”, afirma.

O Inspetor conta que a região do bairro Sion é a que apresenta maior índice de queimadas em Varginha. “As áreas próximas ao Caic e ao Mercado do Produtor são as mais atingidas”, relata.

Maciel esclarece que a Lei Municipal nº 4.876, de 16 de junho de 2008, dispõe sobre a limpeza de faixa de domínio, de terrenos urbanos baldios e dá outras providências. A referida Lei exige que os proprietários mantenham seus terrenos limpos de entulhos e roçados. “Mesmo assim, há quem descumpra a exigência. O valor mínimo da multa é de 3% sobre o valor do terreno e o máximo de mil reais. No caso de gleba, 38 centavos por metro quadrado”, ressalta.

Maurício explica que na Guarda Municipal existe o agrupamento ambiental que trabalha em parceria com o Corpo de Bombeiros. “Geralmente ao atenderem as ocorrências, os bombeiros já acionam a GM para fazer o boletim de ocorrência e a autuação”, justifica.

Segundo o Inspetor, primeiro o documento da autuação é encaminhado ao órgão competente. Em seguida, o proprietário pode apresentar a sua defesa e somente se ela não for aceita, é que a multa é aplicada. “No caso de incêndios criminosos, o autor pode ser preso. Porém, isto não exclui o proprietário do terreno da multa, visto que o fato de manter o capim alto já é contra a Lei”, observa.

A principal dica da GM para a população é a conscientização sobre o assunto. “É de suma importância manter os terrenos baldios limpos. Além disso, se as pessoas souberem de alguma coisa não devem hesitar em fazer a denúncia”, finaliza Maurício.



O telefone da Guarda Municipal é o 153.
Dicas para evitar queimadas


- Não jogue cigarros acesos nas estradas;
- Mantenha o terreno sempre limpo;
- Mantenha aceiros;
- Nos acampamentos, nunca deixe fogueira acesa ao ir embora.
A prática, aparentemente mais econômica, da queima da vegetação ocasiona danos aos recursos naturais, que se tornarão muito onerosos no futuro. A acumulação dos elementos que resultam da queima da vegetação, associada à dos combustíveis fósseis utilizados nos veículos e na indústria, têm contribuído para a ocorrência do efeito estufa, cujas conseqüências diretas e indiretas sobre a saúde humana e dos animais ainda não foram devidamente avaliadas; seus efeitos sobre as condições climáticas estão sendo analisados, mas as primeiras conclusões são desalentadoras para as produções agrícolas e pecuárias.



CENTRAL DE COMUNICAÇÃO
GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA
Site: gmvarginha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário