Seguidores

Visitantes ONLINE

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Datena e suas ofensas...PREJUIZO INCAUCULÁVEL A IMAGEM DE NOSSA GCM...



ABRAGUARDAS / Entra com pedido de Retratação de informação incorreta no programa Brasil Urgente sobre os Guardas Civis Municipais.
Cara Diretora.


Encaminho o texto abaixo para ser analisado e repassado ao pessoal de jornalismo, conforme conversa telefonico com Vossa Senhoria.

Oficio n° 16/2009/Abraguardas

São Paulo, 03 de Setembro de 2009.

A sua ExcelênciaJoão Carlos Saad Presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Progama “Brasil Urgente”.
Av. Radiantes n° 12 - Bairro Morumbi – Capital – SP.
Assunto: Direito de Resposta.
Senhor Presidente.
Solicitamos Cópia integral da edição do programa televisivo “Brasil Urgente”, do dia 02 de Setembro de 2009, para solicitarmos pedido de Direito de Resposta, pois, tivemos de forma clara a distorção dos fatos ocorridos na Favela Heliópolis, em que houve manifestações violentas, em decorrência de ocorrência policial envolvendo Guardas Civis Municipais de São Caetano, que em situação não esclarecida, quando do acompanhamento de ladrões de carro, a equipe da GCM São Caetano revidando a agressões a tiro por parte dos ladrões, houve a triste morte da Jovem Moradora da Favela Heliópolis, a Adolescente Ana Cristina de Macedo, de 17 anos, a qual lamentamos profundamente a perca de sua vida.

Ocorre que o Nobre e Ilustre apresentador José Luiz Datena, vez comentários pessoais dizendo que a GCM no geral é despreparada e não tem treinamento adequado.

Tratando de maneira genérica fatos ainda não esclarecidos e imputando a toda uma categoria adjetivos não condizentes com a realidade da esmagadora dos Guardas Municipais no Brasil, tais como despreparados, irresponsáveis, e pior diz em rede nacional que não é favorável as instituições Guardas Municipais, desprestigiando um trabalho sério desenvolvido por estas instituições.

Não temos nada contra o Nobre e Ilustre Jornalista, mas a responsabilidade que tem é enorme como formador de opinião, qualquer tendência pessoal que tenha externado, leva a um entendimento distorcido por parte da grande parte dos Brasileiros, assíduos telespectadores do Nobre e Respeitável Jornal “Brasil Urgente”.

Não deve o Nobre Jornalista o qual temos o enorme respeito, externar opiniões pessoais e criticas que são infundadas de maneira genérica que atinge a toda uma categoria que hoje no Brasil somam a mais de 72.000 (setenta e dois mil) guardas municipais de mais de 900 (novecentos) municípios brasileiros.

Informamos a esta nobre Direção que a formação do GCM em todo o Brasil está condicionada a Grade Curricular do Senasp – Secretaria Nacional de Segurança Urbana.

Na qual o GCM é formado com um curso especifico de mais de 600 (seiscentas horas) de formação com mais de 100 (cem) tiros, é a única instituição policial que tem Corregedoria e Ouvidoria Obrigatórias, bem como possui a obrigação de Curso Anual de Capacitação Profissional, com mais de 80 (oitenta) horas de treinamento por ano.

É a instituição policial considerada com menor índice de letalidade, tanto que dificilmente vemos ocorrências em que o GCM é acusado de ser causador de abuso de autoridade ou uso desnecessário da força.

É uma instituição que tem poder de Policia, inclusive já sendo ratificado por diversas decisões judiciais, órgãos e legislação a respeito do assunto as quais descrevo abaixo:

I - Da Comprovação da atividade policial do GCM, tendo como prova acórdãos do Tribunal de Justiça de São Paulo, em casos de prisões em flagrante delito efetuadas pelos Guardas Civis.Tem-se por líquido e certo a obrigatoriedade do atendimento por parte do GCM em ocorrências de cunho policial, principalmente as que ensejam a figura do flagrante delito. Para tanto consignamos alguns Acórdãos da área criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que solidificam esta posição...
_
Veja o texto completo em: http://amigosdaguardacivil.blogspot.com/2009/09/abraguardas-entra-com-pedido-de.html
_________________
Essa é mais uma forma de manifesto de indignação de um cumpridor de suas obrigações, ante às ofensas perpetradas pela mídia ao seu honesto meio de ganhar a vida. Serve também para dizer aos nosso filhos que não somos aquilo que querem fazer pensar que somos!

2 comentários:

  1. Pois é Bueno a coisa é pessoal mesmo, ele não gosta da GCM, segundo informações um filho dele foi preso por uma guarnição da antiga ROMU da GCM São Paulo, e parece que ele queria passar um pano e eles não aceitaram

    ResponderExcluir